Verbo FM

Jesus Cristo, o retorno

por Thiago Borba

Quando estudamos a Bíblia, é bem fácil entendermos que foi a morte e a ressurreição de Jesus que nos proporcionou a salvação. Mas acredito que nem sempre percebemos que o plano da salvação é algo bem mais complexo e elaborado do que aquilo que aprendemos quando fomos evangelizados.

Ao tentarmos desvendar a estratégia divina, compreendemos que Deus dividiu o processo da salvação da humanidade em duas etapas bem definidas. Cada uma delas seria marcada pela manifestação física do seu filho primogênito.

Sabemos que a primeira etapa já aconteceu há quase dois mil anos. O interessante de observamos por esta ótica é que nos deparamos com uma verdade intrigante. Se o plano só foi cumprido pela metade, até o momento nós podemos nos considerar apenas meio salvos.

Claro que esta é uma afirmação que faço para chamar a sua atenção. Não estou falando sobre nossos direitos em Cristo, nossa eternidade com Deus ou nossa natureza como filhos. Tudo isto é fato. No capítulo 3 de 1ª João, o apóstolo também reconhecia estas coisas, mas fazia questão de lembrar que era só o começo do que Deus tinha planejado e que muito mais está por vir.

Deixe-me dar um exemplo simples. Já temos por certo que somos um espírito, possuímos uma alma e habitamos em um corpo. Mas, algumas vezes, tenho a impressão de que enfatizamos tanto a nossa essência espiritual que chegamos a ignorar que a nossa alma e o nosso corpo também fazem parte de nós e definem quem nós somos.

Certas pessoas mais desinformadas chegam até a pensar que seremos como espíritos desencarnados (ou almas penadas, como se fala por aí) na eternidade, ignorando o ensino mais fundamental do Novo Testamento, nossa natureza tridimensional.

Após a primeira etapa da salvação, a Palavra ensina que, ao nascermos de novo, nosso espírito é recriado, ele é completamente salvo. Ensina também que a nossa alma está em um processo constante de salvação através da sua renovação e que isto se estenderá até a manifestação de Jesus Cristo (I Pedro 1). E é justamente neste dia que se dará a segunda etapa da nossa salvação: a redenção do nosso corpo.

Nosso espírito já está salvo, mas a parte de nós que nos liga à toda criação natural de Deus ainda não. E, acredite ou não, esta é tão importante como a primeira. Fomos projetados assim, criados assim e seremos eternamente assim – espírito, alma e corpo.

Acredito que é justamente esta característica que faz de nós especiais e nos diferencia de qualquer outro ser criado por Deus. Somos Sua imagem e semelhança por dentro, mas, ao mesmo tempo, trazemos em nosso corpo uma natureza exclusivamente humana.

E é esta natureza que ainda irá alcançar a salvação no retorno de Jesus. Tão certo como Ele já veio, Ele irá voltar. E tão importante como foi sua primeira vinda, será a sua segunda. Ele veio como um cordeiro, mas voltará como um leão. Apareceu montado num jumento, mas reaparecerá em um cavalo branco. Veio como um homem do povo, mas voltará como o Rei dos reis e o Senhor dos senhores… quem sabe até cantando como o grande Filipi Rodrigues em sua mais nova música: “Avisa que eu voltei!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!