Verbo FM

Quem ama corrige


“E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido; Porque o Senhor corrige o que ama,E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.” Hebreus 12.5-8  

A correção é um sinal de amor de zelo do Senhor pela sua vida. A disciplina é para o nosso bem.

Correção é sinal que você é filho, porque todo filho é corrigido. Todos nós já fomos corrigidos em algum momento de nossa vida. Alguns em um grau maior outros em um grau menor, mas todos já  fomos corrigido, porque ninguém é perfeito. Isso é um sinal de que Deus nos ama e nos trata como filhos.

“Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.” Hebreus 12.9-11

É interessante que ele diz que a exortação, a disciplina como uma forma de Deus nos chamar novamente a santidade.

O propósito da disciplina é trazer você de volta a posição de santidade.

Sim, no começo talvez não seja nenhum motivo de alegria, mas depois o propósito é alcançado com o tempo. Pode levar alguns dias, meses, pode levar até anos.

Quanto mais estudamos mais percebemos que não existe um padrão estabelecido para a disciplina. Cada caso foi estabelecido e tratado de maneira particular. E por isso, cheguei à seguinte conclusão. A disciplina é proporcional (de certa forma) ao pecado cometido.

Precisamos ter cuidado com algumas idéias que nos são passadas de que todo pecado é igual. Isso não está na Bíblia. Nós mesmos tratamos pecados de formas diferentes. A gente não considera uma pessoa que matou outra com o mesmo grau de seriedade de alguém que mentiu.

De onde vem essa idéia? Quem plantou essa idéia na sociedade, na humanidade? De que os pecados são tratados de forma diferente? Eu acredito que foi do próprio Deus. Quando lemos o Velho Testamento vemos isso claramente. Vemos por exemplo na lei Deus estabelecendo sacrifícios diferentes para pecados diferentes.

Deus vai mostrando. Tem coisa que é mais séria, deve ser tratada de uma forma e outras devem ser tratadas de outra forma.

Quando vamos para o Novo Testamento vemos, por exemplo, a Bíblia falando de pecados que são perdoáveis e outros que não são. Vemos que existem pecados que são no corpo e outros que são fora do corpo. Vemos que existem pecados que são para a morte e outros que não são para a morte.

Vemos em I Coríntios 5 quando Paulo está tratando com aquele homem que pecou e ele diz: ele fez tal coisa, mostrando assim a seriedade que aquele homem havia feito. Isso nos mostra que Paulo levou muito a sério o que aquele homem havia feito. Mostrando que era um grau diferente do comum.

Existem biblicamente diferenças entre pecados. Na verdade, o próprio Deus chega a dizer que aquilo que a gente considera mais sério e menos sério, Ele também considera.

Se existem graus de pecado, também existem os graus de disciplina aplicada. Mas sempre com amor.

“Compadecei de alguns que estão na dúvida. Salvai-os arrebatando-os do fogo. Quanto a outros sede também compassivos, misericordiosos em temor  detestando até a roupa contaminada pela carne.”   (Judas 1.22)

Ou seja, ame quem errou, seja compassivo, mas com temor. Detestando tudo o que ele fez, até a roupa que ele usou no dia que errou. Sim, eu sei que isso é muito forte, mas reforço: Disciplina começa com misericórdia. Correção começa com amor.

A Bíblia diz em Miquéias capitulo 7 que Deus tem prazer na misericórdia. Deus não tem prazer na exposição e na vergonha. Não é na difamação.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!