Submissão traz segurança

Postado em
0

por Thiago Borba

No livro Como manter a cabeça no lugar nesse mundo louco, Rick Renner destaca: “Em resultado da imaturidade espiritual, da falta de experiência ou de conhecimento bíblico insuficiente, os líderes cristãos podem misturar influências venenosas a ensinamentos que, do contrário, seriam benéficos aos ouvintes”.

“Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis. Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo escreveu a vocês, com a sabedoria que Deus lhe deu. Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles. Portanto, amados, sabendo disso, guardem-se para que não sejam levados pelo erro dos que não têm princípios morais, nem percam a sua firmeza e caiam. Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém” (II Pedro 3.14-17).

Não sei se você está sabendo, mas Jesus está voltando. Pedro disse que pessoas estavam deturpando e distorcendo a Palavra de Deus. Ele fala em três tipos de pessoas que fizeram isso: 

Pessoas ignorantes, sem conhecimento adequado da Palavra de Deus.

Pessoas instáveis
, e instabilidade de acordo com Paulo é sinal de pessoas imaturas espiritualmente, meninos que são levados de uma lado para outro, por todo vento de doutrina.

Pessoas insubordinadas
, que não se submetiam a ninguém, nem a nenhum princípio ou regra.

Pedro estava alertando sobre essas pessoas, porque a influência delas as fariam cair.

“Pois há muitos insubordinados, que não passam de faladores e enganadores, especialmente os do grupo da circuncisão” (Tito 1. 10).

Paulo fala que existem muitos insubordinados e enganadores. Ele ensina a Tito que essas pessoas são perigosas, pois são pessoas mal intencionadas e chega a dizer que era preciso fazê-las calar. Pois essas pessoas ensinavam o que não deviam, Paulo ainda adverte a Tito, que pessoas faziam comércio com a Palavra, pessoas que não prestavam contas a ninguém, ele ainda disse: “repreende-os severamente. Para que sejam sadios na fé”.

É interessante ver Paulo sendo enfático, com pessoas assim, pois essas pessoas não estavam debaixo de nenhuma liderança, e elas eram tidas como perigosas. Tem gente que conhece o suficiente para se tornar perigoso.

Muitas pessoas se alimentam, espiritualmente, apenas pela internet, e na internet tem muitas coisas boas, mas tem muitas coisas ruins.

Existem pessoas crentes, que ministram coisas que são contrárias ao que cremos e devemos nos afastar delas, porque a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus. Toda convicção é gerada quando a gente se expõe a um conhecimento, esse princípio vale para o bebê espiritual e para o maduro espiritual.

Não dá para saber que alguém está ministrando algo contrário à Palavra e não fazemos nada, porque a convicção certa pode ser eliminada da sua vida.

Tem muita gente boa na internet, mas alguns não têm pastor, não são treinadas, corrigidas, pregam apenas experiências pessoais e não a Palavra. Coisa boa é estarmos submissos a alguém, é ter alguém nos supervisionando. Deus criou essa visão clara com submissão e autoridade, é segurança prestar contas, é segurança atentarmos para o nosso caráter e conduta.

A submissão pode parecer um fator que nos limita, mas quando a tempestade está forte é segurança estarmos protegidos. Tenha cuidado para não sair do lugar de segurança.

Quando você age debaixo de uma submissão ela te traz segurança. É importante você zelar por isso. Não sei de onde você está me ouvindo, mas se submeta ao seu pastor, você que é pastor, se submeta a sua liderança.

Pessoas que não se submetem a ninguém se tornam armas perigosas nas mãos do diabo.

Talvez você não receba pessoas que preguem diferente na sua casa, mas quais canais de Youtube você assiste? Quais livros você lê? Tenha cuidado pelo que tem sido influenciado.

Sobretudo o que deve guardar, guarde o seu coração, a sua vida espiritual.

Fique atento aos livros que recomendamos, às mensagens que temos falado, ouça pessoas cheias da Palavra, se encha dessa visão, se coloque no lugar de segurança, corra a carreira que Deus lhe propôs.

*Trechos da mensagem em 16 de setembro de 2020 na Conferência de Ministros On-line – Segunda Edição

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA