Batismo no Espírito Santo

Postado em
0

por Bud Wright

Trechos do Livro Oração Eficaz

A oração em línguas, ou no espírito, é a evidência inicial do batismo no Espírito Santo. Quando a gente nasce de novo, o Espírito Santo passa a habitar em nós. Mas existe outra experiência, que é o Espírito sobre nós. Nós ficamos cheios dele, imersos e batizados nele.

Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. — Atos 2:1-4

Essa passagem relata a chegada do Espírito Santo na Terra, como havia sido prometido por Jesus. Mas como os discípulos saberiam que Ele havia chegado? Eles precisaram ouvir e ver alguma coisa. Algo aconteceu com eles, que acontece até hoje, quando pessoas recebem o Espírito Santo sobre elas ou quando são batizadas no Espírito Santo. Elas passam a falar em outras línguas.

Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João; os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo; porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus. Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo. — Atos 8:14-16

Na continuação dessa passagem em Atos 8, a Bíblia diz que um homem chamado Simão viu que as pessoas recebiam o Espírito Santo. Ora, o que ele viu?

Certamente as pessoas estavam demonstrando algo externamente. Elas estavam orando em outras línguas. Posso lhe mostrar outros textos da Bíblia sobre isso:
E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo; pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus. — Atos 10:45-46

E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam. — Atos 19:6

Sei que existem vários testemunhos diferentes que muitas pessoas poderiam dar sobre a experiência que tiveram quando receberam o batismo. Mas nós nunca podemos transformar experiências em doutrinas. Temos de nos basear e crer no que está escrito na Palavra de Deus. 

É necessário fé para receber o batismo e para falar em outras línguas também. Já vi pessoas receberem o batismo e começarem a falar em línguas de maneira incontrolável, quase que sem conseguir parar de falar, por horas. Vi pessoas ficarem como se estivessem embriagadas. Mas também já orei por pessoas que não sentiram nada, mas, pela fé, começaram a falar em línguas. Às vezes, a unção vai afetar as emoções, mas não se recebe pela emoção, e sim pela fé.

É certo que não podemos colocar Deus em uma caixa, pois Ele pode agir de diversas maneiras para alcançar as pessoas no nível de fé em que estão, mas podemos dizer que a regra bíblica é esta: você precisa crer para receber o batismo no Espírito Santo, que pode ser pela imposição de mãos de alguém, e você precisa exercer sua fé para dar voz àquilo que está dentro de você.

Não é preciso estar emocionado para falar em línguas. É preciso fé, e isso vai além do que você está sentindo. Também não é preciso sentir vontade de falar, pois você pode exercer sua fé independentemente do sentimento e falar. Sua carne não vai querer orar em línguas. Se for à noite, você vai ficar com sono rapidamente. Mas você precisa dominar a si mesmo, pela fé, e continuar orando. Então você ficará cheio do Espírito e edificará a si mesmo. Nas passagens registradas na Bíblia, o poder veio, mas quem falou foram as pessoas. Deus não vai fazer com que sua boca se mexa. A boca é sua, é você quem precisa falar. Quando oramos para que as pessoas sejam batizadas no Espírito Santo, uma das maiores dificuldades para elas receberem é quando tentam entender com a mente o que irão dizer.

É preciso ensinar, antes, mostrando na Palavra de Deus, isso que Paulo disse aos coríntios: “…ninguém o entende” (1 Coríntios 14:2). Nem você mesmo entende ou sabe o que está dizendo. É mistério para a nossa mente natural. O diabo também não entende. Mas Deus sabe, pois é com Ele que estamos falando. Se você ainda não recebeu o batismo no Espírito Santo, creia que ele é para você também.

Deus não escolhe algumas pessoas especiais para isso. Esse privilégio é para todos os Seus filhos, para todos os que creem. Ele não iria querer que apenas algumas pessoas pudessem edificar a si mesmas e outras não. Ele é Justo e não faz acepção de pessoas, irmão. Deseje e receba pela fé. Se precisar de ajuda e de mais conhecimento da Palavra para crer e receber, procure uma das nossas igrejas Verbo da Vida. Nós cremos e ensinamos o que está na Bíblia.

O batismo no Espírito Santo é para cada um de nós, filhos de Deus. É um direito nosso, irmão! Se você já é batizado, quero motivá-lo a orar cada vez mais. Edifique a si mesmo, todos os dias, todos os momentos que puder. Tenha uma vida de oração forte e você será forte. O apóstolo Paulo suportou muitas coisas, conseguiu completar a carreira e cumprir a vontade de Deus para a vida dele. Também recebeu a inspiração para escrever as epístolas do Novo Testamento e foi um homem cheio de sabedoria de Deus, sabe por quê? Ele mesmo disse: “…falo em outras línguas mais do que todos vós” (1 Coríntios 14:18).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA