Avaliar, Treinar e Confiar

Postado em
0
564

Por: Manasses Guerra

Amplie as habilidades das pessoas pela orientação. O treinamento formal é importante, mas a orientação do líder (mentor) também é um fator essencial para o amadurecimento da equipe. A experiência deve ser usada como diferencial de desenvolvimento.

Orientar é uma das atividades mais importantes do líder, e aquele que foge desta responsabilidade levará sua equipe ao fracasso. Um ótimo mentor é alguém que anima e desafia em proporções iguais.

Algumas vezes, trazer um talento de fora parece ser a melhor solução. Porém, com muita frequência, essa é a única solução porque a organização deixou de desenvolver os líderes de que precisa.

Da mesma forma, promover líderes baseado somente no conhecimento teórico que possam ter é também um investimento arriscado. Eles podem até ser promovidos por brilharem em suas funções individuais ou como recompensa pelos resultados obtido particularmente, mas precisam ser submetidos a uma avaliação de sua aptidão básica para liderança. E isso inclui a sua capacidade para trabalhar em equipe e reconhecer o mérito alheio.

Jack Welch ensina: “Você precisa investir quase todo o seu tempo e energia como líder em três atividades:

• Você precisa avaliar – certificando-se de que as pessoas certas estão nas funções certas, apoiando e promovendo as que estão e afastando as que não estão.
• Você precisa treinar – orientando, criticando e ajudando cada um a melhorar seu desempenho os todos os aspectos.
• E, finalmente, você precisa construir a autoconfiança – derramando encorajamento, solicitude e reconhecimento.

Tom Peters, considerado por muitos um guru na liderança diz: “Treinamento, treinamento, treinamento e mais um pouco de treinamento, e, se eu tiver de repetir isso novamente, então você não entendeu nada”

Quanto a autoconfiança, ela energiza, dando ao pessoal a coragem para ousar, para assumir riscos e para superar os próprios sonhos. É o combustível das equipes vencedoras. Aproveite todas as oportunidades para injetar autoconfiança em quem merece. Abuse dos elogios, quanto mais específicos, melhor.

Na verdade, veja-se como um jardineiro, com um regador numa das mãos e uma lata de fertilizante na outra. Vez por outra, você precisa lançar novas sementes, mas quase todo o tempo basta cultivar. E então observe o florescimento!

Do livro “Líder Para Voar” – Manassés Guerra

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA