Verbo FM

Comunicação não é o que você diz…

por Manassés Guerra

Para liderar e delegar poder às pessoas, você terá de se comunicar com eficiência. Isso significa lhes fazer perguntas e ouvir respostas, da mesma forma que lhes dar informações. Fica realmente difícil liderar e delegar poder a menos que as pessoas na sua equipe ou organização saibam com o que estão envolvidas.

Quando falta comunicação eficiente, é como se as pessoas estivessem no escuro. Alguém já disse que, “Comunicação não é o que você diz. É o que os outros entendem”. Portanto, enviar mensagens confusas é um bom meio de pôr em risco a sua posição de liderança e se encaminhar para o fracasso.

Por outro lado, apresentar informações de alta qualidade às pessoas é uma das atitudes fundamentais para ajudá-las a se desenvolver e a tomar decisões, elevando ao máximo o potencial individual e coletivo.

Ao investir em pessoas para que elas sejam independentes no que realizam você perceberá que a boa comunicação é vital, por ser crucial para que seja mantida a interdependência da visão central.

Quando você fornece informação às pessoas, você as inspira a assumir responsabilidade. Um líder não pode esperar que alguém assuma responsabilidade sem que tenha informações para tomar decisões.

A boa comunicação em liderança inclui buscar informações, ouvindo cuidadosamente, permitir que as pessoas deem ideias umas às outras e também prestar atenção às mensagens não verbais.

Por meio da comunicação, você inspira pessoas a crerem em si mesmas, no propósito para o qual nasceram e nos dons que faz de cada uma delas líderes singulares.

Porém, você comunica também qual a sua expectativa a respeito do que elas estão fazendo e o estágio que ocupam no caminho rumo a excelência almejada. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!