Excelência

Postado em
1
1187

Por: Manasses Guerra

A excelência na vida de uma pessoa, tanto no que ela é quanto no que realiza, não está no que essa pessoa ostenta na forma de status ou valores materiais, mas no nível elevado da natureza que se revela em seu caráter, nas suas motivações e na qualidade das suas realizações.

Uma das definições de excelência é “qualidade daquilo que é bom”, e isso explica a razão pela qual a excelência é uma busca que inspira o nosso coração: somos imagem e semelhança do Criador Excelente! Ao realizar as maravilhas descritas em Gênesis 1, Deus faz questão de comemorar o desempenho máximo da obra a que se propôs: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.” (Gênesis 1.31).

A excelência é algo assim, que atribui às nossas obras a certeza de que nos empenhamos em exteriorizar o que de melhor poderíamos oferecer. De fato, a excelência não está necessariamente nas coisas mais cara, mais complexas ou impossíveis de serem realizadas, mas no empenho em fazermos o que tem que ser feito da melhor maneira que poderíamos fazer.

Trata-se de um compromisso com o aprendizado e com a eficácia. Ser e realizar com excelência significa produzir resultados que vão além das expectativas alheias, significa ser surpreendente.

Contentar-se com o mínimo, colocar a culpa nos outros e arranjar desculpas refletem falta de comprometimento com a excelência. Isso porque percorrer o caminho da excelência exige mentalidade e atitudes diferentes daquelas às quais estamos acostumados.

Você pode entender a excelência como um convite para libertar-se da mediocridade. Na prática, podemos nos deparar com oportunidades simples, mas que se tornam o portal que revelem a nobreza do nosso comprometimento e a grandeza das nossas atitudes e pensamentos elevados. Trata-se de uma atitude nobre e elevada que inspira o melhor que há em nós mesmos e naqueles à nossa volta.

Na esfera dos relacionamentos, John Maxwell, especialista em treinamento de líderes afirma: “Passamos a um nível mais elevado quando tratamos os outros melhor do que eles nos tratam. Os viajantes que tomam o caminho da excelência se mantém fiéis a seus valores fundamentais e tratam as pessoas de acordo com esses valores, e não de acordo com as circunstancias externas. Gente que toma o caminho da excelência reconhece sua humanidade no próximo, sabe que precisa de graça e é mais propensa a fazer o mesmo pelos outros”.

1 COMENTÁRIO

  1. Palavra poderosa… Deus tem tratado comigo que excelêcia é fazermos tudo com intensidade… tudo o que vier às mãos para fazer. Que é algo que ultrapassa a empolgação. A empolgação por sua vez é passageira, e que dependendo da circunstância, logo perde força e deixa de ser feito com a intensidade inicial. Excelência precisa de uma motivação gerada no espirito. Não algo que nasceu na mente. Algo que transcenda o nível sentimental e torne-se questão de honra. Onde tudo que fizermos, tenhamos a consciência que é para Àquele que é digno de Toda Honra e Toda Glória, o Cabeça da Igreja – Cristo!!!! A Ele todo louvor!!! Vivamos uma vida em excelência para o louvor da sua Glória!

DEIXE UMA RESPOSTA