Verbo FM

Excelência

blog_dentro_manassesA excelência na vida de uma pessoa, tanto no que ela é quanto no que realiza,  não está no que essa pessoa ostenta na forma de status ou valores materiais, mas no nível elevado da natureza que se revela em seu caráter, nas suas motivações e na qualidade das suas realizações.

Uma das definições de excelência é “qualidade daquilo que é bom”, e isso explica a razão pela qual a excelência é uma busca que inspira o nosso coração: somos imagem e semelhança do Criador Excelente! Ao realizar as maravilhas descritas em Gênesis 1, Deus faz questão de comemorar o desempenho máximo da obra a que se propôs: Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.” (Gênesis 1.31).

A excelência é algo assim, que atribui às nossas obras a certeza de que nos empenhamos em exteriorizar o que de melhor poderíamos oferecer. De fato, a excelência não está necessariamente nas coisas mais caras, complexas ou impossíveis de serem realizadas, mas no empenho em fazermos o que tem que ser feito da melhor maneira que poderíamos fazer.

Trata-se de um compromisso com o aprendizado e com a eficácia. Ser e realizar com excelência significa produzir resultados que vão além das expectativas alheias, significa ser surpreendente.

Contentar-se com o mínimo, colocar a culpa nos outros e arranjar desculpas refletem falta de comprometimento com a excelência. Isso porque percorrer o caminho da excelência exige mentalidade e atitudes diferentes daquelas às quais estamos acostumados.

Você pode entender a excelência como um convite para libertar-se da mediocridade. Na prática, podemos nos deparar com oportunidades simples, mas que se tornam o portal que revelem a nobreza do nosso comprometimento e a grandeza das nossas atitudes e pensamentos elevados. Trata-se de uma atitude nobre e elevada que inspira o melhor que há em nós mesmos e naqueles à nossa volta.

Na esfera dos relacionamentos, John Maxwell, especialista em treinamento de líderes afirma: “Passamos a um nível mais elevado quando tratamos os outros melhor do que eles nos tratam. Os viajantes que tomam o caminho da excelência se mantém fiéis a seus valores fundamentais e tratam as pessoas de acordo com esses valores, e não de acordo com as circunstancias externas. Gente que toma o caminho da excelência reconhece sua humanidade no próximo, sabe que precisa de graça e é mais propensa a fazer o mesmo pelos outros”.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!