O espírito de liderança

Postado em
0

Quanto mais longe você quer chegar e quanto mais eficácia deseja conseguir, mais precisa desenvolver a liderança na sua própria vida.

O próprio potencial divino depositado em cada ser humano, bem como os atributos supremos que o Criador compartilhou com cada um de nós – amor, fé, intuição, autoconsciência– necessitam do espírito de liderança para que sejam transformados de potencial à experiência prática.

O apóstolo Paulo disse certa vez: Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei.” (2 Coríntios 4.13). Ou seja, crer exige atitudes correspondentes que põem a própria fé para funcionar. Falar, portanto, é uma maneira de colocar a fé para governar, para exercer liderança.

O espírito de liderança desperta inIciativa e transforma radicalmente o comportamento reativo que muitas pessoas adquire diante das circunstância. Mesmo que alguém possa dizer: “mas, não sou um líder”, Deus sempre fala conosco e nos inspira pela ótica da liderança.

Tenho a seguinte percepção acerca do espírito de liderança: “Quando Deus me criou, Ele olhou nos meus olhos e disse: ‘você é a cara do Papai!’. Aí, Ele ficou sério, e ainda me olhando profundamente disse: “governe, domine” .

Desde Adão e Eva, passando por Noé, Abraão, Moisés, Davi, até chegar em Jesus, os seus discípulos e o apóstolo Paulo, Deus sempre inspirou nos seres humanos o espírito de liderança. Ele fala com os homens como líderes e não como filhos superprotegidos: “Governe e Domine”; “Seja forte e corajoso”; “Porque você está falando comigo sobre isso? Diga ao povo que marche”; “Assim como vejo meu Pai fazer, eu faço também”; “Estou enviando você para os gentios”.O próprio Jesus olhava para os homens como líderes, por isso ele os provocava: “Porque sois assim, tão tímidos?” ou, “Vocês farão obras maiores”. E Deus continua nos inspirando para uma mudança de atitude e um comportamento pró-ativo: “Encha-se do Espírito”;“Renove a sua mente”; “Regozije-se”; “Amai-vos uns aos outros”. De fato, enquanto muitas pessoas estão esperando em Deus, Deus está esperando por elas.

Quando você não desenvolve liderança, limita, ao mesmo tempo, o seu próprio potencial. É melhor você trabalhar duro para aumentar sua eficácia em liderança, do que despender essa mesma energia para aumentar o seu sucesso. O sucesso sem liderança abrange um curto limite de influencia e transformação de circunstâncias e pessoas. É como um poderoso avião sendo comandado por alguém que não tem idéia do potencial da máquina que está pilotando. Liderança é você elevar ao máximo o seu potencial e o potencial de outros.

Muitas pessoas têm grandes sonhos, ideias fantásticas e um potencial incrível, mas não agem como líderes. Por isso, podemos encontrar pessoas inteligentes, criativas, talentosas e muitas delas de sucesso, que não conseguem ir mais longe por causa dos limites de sua liderança. Um grande líder disse certa vez que “a eficácia pessoal ou de uma organização é proporcional à força da liderança”.

Alguém já disse: “Quando equipes talentosas não vencem, estude a liderança”. Pessoas talentosas que não desenvolvem liderança ou não são mentoradas por um líderes eficazes, ficam limitadas em si mesmas, com medo de serem superadas, criando obstáculos para outras pessoas também talentosas que possam surgir.

(Leia o livro “Liderar é Preciso” de Manassés Guerra)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA