Verbo FM

Conhecendo as terras bíblicas!

25 de Janeiro de 2017,

A 1ª Caravana Verbo da Vida à Cidade Santa iniciou nesta quarta-feira as visitas às chamadas “terras bíblicas”.

JOPE
A primeira parada foi Jope, conhecida também como Jafa (nome árabe).
A primeira referência que temos à Jope na Bíblia foi por ocasião da construção do Templo. O Rei Salomão mandou que viessem madeiras do Líbano e estas chegaram justamente pelo Porto de Jope.
Mais tarde, o mesmo Porto serviu para fuga de Jonas quando este profeta se recusou a pregar em Nínive.

WhatsApp Image 2017-01-25 at 19.10.55“Deus faz convites e temos a opção de aceitar ou não, mas Ele também dá ordens e essas são inegociáveis. O fato de Jonas ter sido engolido pelo peixe não foi castigo, mas livramento do Senhor para que Jonas não morresse no mar, mas tivesse uma nova oportunidade. A mudança de atitude de Jonas foi coroada com o maior sucesso Evangelístico da história, uma cidade inteira se arrependeu e pode ser salva. Precisamos aprender a confiar no Senhor e obedecer. Os planos dEle são sempre os melhores”, Ministrou Pr. Carlos Alberto

WhatsApp Image 2017-01-25 at 19.27.45“Ainda que não pudesse entender Jonas profetizou a morte e ressurreição de Jesus, havia um significado grandioso nos três dias que Jonas passou no interior daquele peixe. Esse foi um prenuncio de que Jesus passaria três dias morto mas que ao final ressuscitaria. Este foi um importante sinal para os judeus, o sinal do profeta Jonas”, lembrou Manoel Dias.

Em homenagem a este episódio, existe uma bela escultura de um grande peixe em uma das praças da cidade.

Outro episódio acontecido em Jope foi a ressurreição de Dorcas pelas mãos de Pedro. Após esse grande acontecimento, Pedro permaneceu ainda na cidade na casa de Simão o curtidor. Local visitado pela Caravana.

WhatsApp Image 2017-01-25 at 19.11.55
Atrás do grupo é possível ver a casa de Simão curtidor.

Pr. Carlos lembrou que as casas de curtidores de couro não eram desejáveis por causa do mal cheiro desse processo. Mas, ainda assim, Pedro não se importou e permaneceu ali. Foi no telhado dessa casa que Pedro teve a visão do lençol com os animais impuros que a partir daquele momento ele não deveria mais recusar. Pedro recebeu a ordem de ir até Cornélio, um gentio, para pregar o evangelho. Inaugurando um novo entendimento sobre missões, pois, naquela época, nós mesmos, não judeus, seríamos vistos como impuros.

Não podemos hoje descriminar ninguém. Não podemos desistir das pessoas por quem Cristo deu sua vida.

Suellen Emery ressaltou a importância de atendermos ao chamado missionário. “Não foi um anjo que pregou a Cornélio, não serão anjos que pregarão em nossos dias. Essa é uma responsabilidade nossa, responsabilidade da Igreja”, disse ela.

CESARÉIA MARÍTMA

A próxima parada foi Cesaréia Marítima, cidade onde Pedro encontrou Cornélio.

Logo no início da visita, o grupo assistiu a um filme sobre a construção da cidade e sua História através dos tempos.

A Cidade foi fundada por Herodes , o Grande, por volta 25-13 a. c. e recebeu este nome em homenagem a Cesar, Imperador Romano que o havia coroado. Herodes projetou a cidade para que fosse uma verdadeira cidade romana, com um palácio, belas casas, um anfiteatro, hipódromo, um moderno sistema de esgoto para época. Hoje, a área que compunha esse complexo, tornou-se um admirável parque arqueológico.

Cesaréia Maríma é citada várias vezes no livro de Atos. De Cesaréia Paulo partiu para viagens missionárias. Em Cesaréia também permaneceu preso no Palácio de Herodes. Dali foi levado em uma viagem de navio que naufragou, tendo sido todos os passageiros e tripulantes salvos por sua ousadia.

Em 1961, foi encontrada no interior do anfiteatro, uma pedra com uma inscrição em Latim citando Pilatos. Essa foi uma importante descoberta arqueológica para o Cristianismo.

Cesaréia foi palco também de perseguições e morte de cristãos e judeus. Dela, sobraram ruínas. O Cristianismo sobrevive como a maior revolução da face da Terra.

“Algumas pessoas pensam que a Bíblia contém histórias criadas por homens, mas aqui em Cesaréia Marítima temos a comprovação arqueológica que esses personagens realmente viveram como a Bíblia descreve. Pedro, Paulo, Pilatos todos passaram por aqui. A Bíblia é real”, comentou Dafne Breuer.

MONTE CARMELO

Após o almoço, o grupo visitou o Monte Carmelo; local onde o Profeta Elias teve seu confronto com os profetas de Baal. No Monte Carmelo, o fogo de Deus desceu consumindo o holocausto como prova de que só o Senhor é Deus.
Do Monte Carmelo temos a visão mais privilegiada do Vale do Armagedon, local onde será a última batalha descrita no Apocalipse.
Passado e futuro se encontram convidando a todos a uma decisão.

CANÁ DA GALILEIA

E a última visita do dia foi à Cidade de Caná da Galiléia. Local do primeiro milagre do ministério de Jesus, a transformação de água em vinho em um casamento.

A Caravana foi recebida na Igreja Batista de Caná da Galiléia. Nesta igreja, Pr. Carlos Alberto ministrou especialmente aos casais.

“Talvez seu casamento necessite do milagre do reacender da paixão. Talvez ele precise do renascimento da amizade, do perdão, da fidelidade no seu sentido maior – do cumprimento dos votos que um dia vocês realizaram. Mas Jesus está aqui para realizar o milagre que vocês necessitam desde que vocês coloquem Deus no centro de seu relacionamento”, exortou ele.

WhatsApp Image 2017-01-25 at 19.14.55Em seguida, os casais presentes foram convidados a uma renovação dos seus votos conjugais. Um momento único que dificilmente será esquecido pelos presentes.

Dafne Breur trouxe uma palavra a respeito das dificuldades e perseguições sofridas pela Igreja em Caná da Galiléia, uma cidade atualmente de maioria muçulmana.

Houve um período de oração e o Espírito Santo então pode operar livremente. Houve ministrações de cura com imposição de mãos. E Suellen Emery conduziu um clamor pela chegada da primeira Escola Rhema em Israel.

A Caravana levantou ainda uma oferta para a Igreja em Caná. Todos semearam com alegria selando desta forma uma aliança de amor com estes irmãos.

Em seguida, a Caravana partiu para o hotel onde passa a noite, em Tiberíades, antiga Galiléia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!