Verbo FM

Natal do Japão

por Jefter Ferreira

As noites frias e iluminadas anunciam a chegada da estação do ano mais controversa e bela no Japão. É um misto de expectativa e sofrimento para alguns, afinal de contas, as temperaturas atingem níveis baixíssimos em determinadas regiões, causando certo incômodo para aqueles que não apreciam muito o frio. Porém, as cidades ficam repletas de programações interessantes e divertidas, além da beleza das luzes que se espalham por todo canto. Para mim, contudo, eu só vejo lucro, pois eu gosto tanto das programações, quanto do frio.

No Japão, quando se aproxima o Natal, uma característica que marca essa época são as cidades adornadas com o Illumination, como eles gostam de dizer. As iluminações são perceptíveis em vários pontos, que ficam especialmente enfeitados com diversos tipos de luzes, causando grande peregrinação de pessoas que querem contemplá-las, tirar fotos e, em muitos casos, namorar. Isso mesmo! Uma grande característica do Natal no Japão é o seu forte tom romântico. 

Como a religião predominante no Japão é o budismo e o shintoísmo, o conceito de Natal é puramente comercial. Devido a influência americana, passou-se a celebrar a data nas últimas décadas, porém sem referência a Jesus. As pessoas também não se reúnem com sua família no dia em questão, pois o Natal não é nem mesmo um feriado nacional. Por isso, com a cidade enfeitada de luzes e adornos natalinos que fazem referência ao Santa-san (termo em japonês que denomina “Papai Noel”), o Natal acabou se tornando uma data romântica, na qual usualmente casais passeiam, trocam presentes entre si, marcam encontros em restaurantes refinados e comem o bolo natalino. 

Contudo, nem tudo está perdido. Pelo contrário! Para o missionário é uma excelente oportunidade de explicar o motivo por trás dessa celebração. Ao passear pelos mercados e lojas, além dos adornos natalinos, se ouvem os sons das famosas canções cristãs de Natal. Apesar de muitas delas serem em inglês, atualmente, por causa do crescimento da Igreja no Japão, diversas tem traduções em japonês. Tais canções anunciam a vinda de Jesus e seu motivo. 

Quando residia na província de Yamanashi, pudemos nos reunir com uma igreja japonesa e juntos cantar essas canções natalinas em frente a estação de trem, criando uma oportunidade para os transeuntes se interessarem pelo Evangelho. Fico muito feliz por saber que esse trabalho continua florescendo naquela região junto com a igreja Verbo da Vida de Showa e, agora, com outras igrejas japonesas e coreanas. Pretendemos continuar o projeto de forma adaptada em Tóquio, a fim de alcançar, principalmente, os não-crentes. 

Com a pressão social de se ter um par romântico, o Natal se tornou um grande oportunidade para a igreja falar de Jesus no Japão. Muitas igrejas aproveitam as comemorações para realizarem programações especiais, apresentação musical e teatral e promover uma solução para aqueles que se acham sozinhos, deslocados e desolados. Nós podemos apresentar Emanuel, o Deus que está com a gente sempre em todo tempo. 

 

 

Jefter Ferreira

Missionário no Japão
Pastor da Igreja Verbo da Vida em Tókio

1 Comentário

  • Fico feliz por essa oportunidade que Deus tem dado a vcs aí no Japão de multiplicar o seu Reino , Amando pessoas e sendo influencia para muitos , sejam abençoados na prática
    da Palavra de Deus !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!