É correto chamar os músicos da igreja de levitas?

Postado em
0

por Eliezer Rodrigues

Durante muitos anos eu fui intitulado dentro das igrejas por onde passei e servi de “levita”, por ser músico. Confesso que naquele tempo eu nem sabia o que era um levita! Mas, ao passar dos anos e, principalmente, depois que estudei no Centro de Treinamento Bíblico Rhema, foi quando realmente soube que não faz sentido, nenhum, chamar um músico cristão de levita. E já vou explicar o porquê.

Os levitas, da tribo de Levi, eram aqueles que foram levantados por Deus para cuidarem do santuário, do tabernáculo ou templo, organizando, colocando tudo ordem para os cultos, ritos etc. Não eram apenas músicos! Os músicos faziam parte da equipe dos levitas, mas os levitas eram como o ministério de socorros hoje (porteiros, escrivães, tesoureiros, músicos e etc).

De fato, se pararmos para pensar bem, não sabemos quem foi o abençoado que inventou de chamar os músicos cristãos de levitas! Acredito que, por causa do nome músico, alguns líderes ou pastores antigos, preferiram chamá-los levitas para soar mais “espiritual” já que “músico” soaria muito “mundano”. Porém, quando a Bíblia fala, no antigo testamento, sobre os levitas que serviam cantando e tocando, sempre os chama de CANTORES E INSTRUMENTISTAS! (MÚSICOS) e não louvadores ou adoradores, como se fosse pecado chamar MÚSICO.

Agora, que somos cristãos, nascidos de novo em Cristo Jesus, aí é que a coisa complica! Porque Jesus não foi da linhagem da tribo de Levi e sim de Davi. Ou seja, NO MÍNIMO, os músicos da Nova Aliança deveriam ser chamados de DAVITAS e não LEVITAS. É claro que estou brincando! Não faz sentido nenhum.

Por isso, líderes, pastores e igreja: os músicos da sua congregação são músicos cristãos, chamados para adorar a Deus, em espírito e em verdade, como qualquer cristão, mas separados, exclusivamente, para o ministério de música na igreja local (ou trabalhos evangelísticos).

Agora, você sabe a diferença do ministério de música para o ministério de louvor e adoração? Aguardem o lançamento do meu mais novo livro e você ficará de boca aberta com essa revelação!
Até a próxima!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA