Verbo FM

Analisando a nossa mente

Por: Dione Alexsandra

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2)

O texto de hoje vai nos ajudar a analisar a nossa mente. O que temos pensado sobre nós mesmos e sobre os outros? Vamos analisar o que temos pensado, falado e feito, porque as nossas atitudes são reflexos dos nossos pensamentos.

Gosto de uma frase que ouvi, mas desconheço o autor:

O que quer que você guarde na sua mente tenderá a acontecer em sua vida. Se você continuar a acreditar no que sempre acreditou, continuará a agir como sempre agiu. Se você continuar a agir como sempre agiu, continuará a alcançar o que sempre alcançou. Se você quer resultados diferentes em sua vida ou trabalho, tudo que tem a fazer é mudar a sua maneira de pensar”.

Nossos pensamentos afetam nossos relacionamentos, nossa autoimagem, nossas finanças, nossa saúde (física, emocional e espiritual), nossa produtividade no trabalho e em casa, a maneira como administramos nosso tempo, nossas prioridades e a nossa capacidade de desfrutar a vida.

A relação entre os nossos pensamentos e as circunstâncias da nossa vida, está clara nas Escrituras. Provérbios 23.7 diz: “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é”. Em outras palavras, nós nos tornamos aquilo que pensamos. Se tivermos pensamentos positivos, seremos pessoas positivas e desfrutaremos uma vida frutífera. Ao contrário, se tivermos pensamentos negativos, seremos pessoas negativas, sem alegria e sucesso na vida.

Nossa mente precisa passar por um processo de renovação a fim de experimentarmos o plano de Deus para nós. Os pensamentos dEle estão acima dos nossos pensamentos (ver Isaías 55.8-9), então, para andar com Ele e experimentar seu bom plano para a nossa vida, precisamos aprender a pensar como Ele pensa.

É impossível mudarmos nossa vida até que mudemos os nossos pensamentos. Quando uma pessoa diz que está infeliz ou frustrada, pode observar que é uma pessoa que tem tido uma qualidade baixa de pensamentos. Na maior parte do tempo, essa pessoa não entende a capacidade que têm de fazer escolhas com relação aos seus pensamentos, e que fazer isso fará diferença em sua vida.

Ao receber Jesus como seu salvador, cada pessoa regenerada recebe um novo espírito e um novo coração de Deus, mas não recebe uma nova mente – a mente precisa ser renovada e quem faz isso somos nós. A intenção do coração de uma pessoa pode ser pura, mas, ainda assim, sua mente continua confusa. A Bíblia declara enfaticamente que precisamos ser transformados pela total renovação da nossa mente e da nossa atitude. Isso acontece por meio de um estudo completo, diligente e minucioso da Palavra de Deus.

A batalha na nossa mente continuará até que nossa vida terrena seja concluída. Nunca nos tornaremos tão espirituais a ponto de o inimigo decidir parar de nos assediar, mas podemos nos tornar cada vez mais fortes contra ele à medida que crescermos em nosso relacionamento com Deus e no entendimento da Sua Palavra.

É necessário adquirirmos novos hábitos mentais, o que não acontecerá imediatamente, mas isso pode acontecer se você se comprometer em renovar a sua mente.

Alguns especialistas dizem que são necessários trinta dias para se formar um novo hábito; outros dizem que são necessárias três semanas. Talvez você possa quebrar velhos hábitos e desenvolver novos mais rápido do que isso, ou pode ser que demore mais tempo. Tudo o que peço é que não desista!

Deus não nos controla. Ele nos guia em direção ao que é certo. Ele nos dá o espírito, o fruto do domínio próprio, e a liberdade de termos a nossa própria maneira de pensar. Satanás, que é o inimigo das nossas almas, tentará controlar sua vida controlando seus pensamentos. Infelizmente, grande parte dos nossos pensamentos é instigada pela maneira como fomos criados, pelo mundo que nos cerca, e pelas forças malignas em operação no mundo de hoje, mas a verdade nos liberta. Você pode aprender formas totalmente novas de pensar que transformarão você e sua vida para sempre.

A sua mente pode ser um depósito de lixo ou uma arca do tesouro, mas só você tem a capacidade de escolher o que ela será. Você pode fazer dela uma coisa ou outra decidindo se terá pensamentos negativos ou pensamentos positivos. Deixe-me encorajá-lo a pensar corretamente com a meditação do clássico texto de Filipenses 4.8: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”

Creio e todo coração que você, como pessoa, é um tesouro, e que existem tesouros incríveis dentro de você. Alguns desses tesouros nunca foram desenterrados porque a sua maneira de pensar não permitiu que você percebesse que eles existiam.

Se você deseja sinceramente ser diferente de como é agora, ou quer que algum aspecto de sua vida seja diferente, precisa começar a pensar diferente. Invista o tempo necessário para analisar sua mente, seus pensamentos, as intenções do seu coração.

Deus está disposto a lhe ajudar a remover as minas terrestres da insegurança, do medo, da ansiedade, que foram plantadas pelo inimigo. Eu o encorajo a ser determinado em mudar sua maneira de pensar.

Boa jornada!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!