Verbo FM

Analisando as nossas atitudes

Por: Dione Alexsandra

“Viste o homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não permanecerá entre os de posição inferior” (Provérbios 22.29)

Precisamos analisar as nossas atitudes e o post de hoje, é resultado de algumas autoanálises que tenho feito. Atitude é um comportamento ditado por uma disposição interior que nos leva a agir. Ou seja, atitude é ação.

As atitudes que tomamos podem mudar o nosso mundo. Existem elementos que vão determinar se tomaremos atitudes certas em nossa vida espiritual, emocional, material e física.

Às vezes, o nosso estado emocional desequilibrado nos impede de tomar atitudes certas, porque eles podem produzir em alguns momentos medo ou pavor. “Mas Deus não nos deu espírito de medo, mas de poder, amor e equilíbrio” (II Timóteo 1.7)

De vez em quando, pode bater um desânimo e talvez por isso, Provérbios 24.10 nos adverte: “se te mostrares fraco no dia da angústia a tua força é pequena”.

Se nos entregarmos a tristeza, angústia, ao dia mau, teremos dificuldades em tomar atitudes. Então, não vamos nos entregar as emoções. Eu sei que exige esforço, mas, em Deus, nós conseguimos.

Quero encorajá-lo a fazer uma autoanálise das suas atitudes. Se você continuar tomando as mesmas atitudes não espere resultados diferentes, porque não terá.

Sabe por que as pessoas não gostam de autoanálise? Porque dói. É fácil analisar a vida dos outros, porque não nos machuca em nada, mas analisar a nossa própria vida nos faz enxergar os nossos próprios erros. Isso machuca e tem gente que não suporta… Você nunca vai mudar se não mergulhar para dentro de si mesmo. Pare de ficar arrumando “bode expiatório” para os seus fracassos. Pare de culpar os outros.

Quais são as atitudes que você vai tomar e que mudarão a história da tua vida e da tua família?

Mas, afinal, quando vamos mudar?

Pare de ficar dizendo que não tem sorte. Na vida de um cristão, não tem sorte e azar, existe propósito de Deus e, quando não tem propósito de Deus, têm minhas atitudes erradas.

Queremos que o mundo mude, mas na verdade somos nós que temos que mudar.

Queremos que todos a nossa volta mudem, mas, muitas vezes, o problema somos nós, está em nós, mas não enxergamos. Projetamos nas pessoas o que nós somos, achamos todos chatos, mas na verdade, muitas vezes nós, é que somos chatos.

Acusamos todo mundo, porque é duro acusar a si mesmo.

A Palavra de Deus muda o nosso mundo, se quisermos. Mas ela nos confronta, nos impulsiona a mudanças.

Alguns falam em línguas, dão glória a Deus, dizem que andam no poder, mas a vida é mentirosa e cheia de ilusão. Fachada de espiritualidade, quando lá dentro está tudo destruído. A nossa vida não é seriado, nós decidimos o que vamos fazer com ela.

Você não tem ideia de onde é que Deus pode te levar baseado nas suas atitudes. Mas, elas precisam mudar.

Você pode contrariar tudo o que falaram de você. Pode calar críticos e inimigos com as suas atitudes. Gente que ri da sua cara, um dia vai ter que te “engolir”. Gente que debocha de você pela sua situação e que vai ver a virada na tua vida.

Não fique choramingando, faça a sua parte e deixa o milagre com Deus. A maioria dos milagres que Jesus realizou as pessoas tiveram que tomar atitudes e chegar até o lugar do milagre: a mulher do fluxo de sangue, Zaqueu, o centurião; todos tiveram que ter uma atitude de ir ao encontro do milagre.

A maioria dos milagres, tem um lugar para você chegar e eles acontecerem. Mas, sabe o que a maioria de nós quer? Que o milagre chegue de bandeja nas nossas mãos e Deus não opera assim.

Sabe qual é o problema? É que queremos que Deus nos trate como bebês a vida toda. O começo acontece, isso mesmo, mas chega um momento que é conosco. Temos que exercer a nossa fé e ter atitudes correspondentes e, isso não é confortável.

Você já cresceu! Tome as tuas atitudes e Deus vai te ajudar.

“Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo” (Isaías 41.13)

Existem algumas atitudes minhas que têm me deixado indignada e esse é um bom sinal de mudanças. Quando nos indignamos com algo, nos movemos em busca de mudanças. Quais as suas atitudes que tem provocado indignação em você? Deus está disponível para lhe ajudar, não temas, Ele ajuda, em coisas simples ou complexas.

Abra seu coração para Ele, converse com Deus, Ele é seu Pai, te conhece profundamente (mais que você mesmo) e quer lhe ouvir…

Deus lhe ama do jeito que é, mas Ele se recusa a lhe deixar como está. Tem esperança para você. Acredite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!