Arrume a sua cama

Postado em
0

por Dione Alexsandra

Recentemente tive a oportunidade de ler um livro com título bem sugestivo: “Arrume a sua cama” de William H. McHaven. Pequenas atitudes que podem mudar a sua vida…e talvez o mundo.

Pode soar pretencioso um título desses, mas fui pesquisar um pouco sobre o autor e, claro, ler o livro e quero comentar sobre ele destacando alguns trechos no post de hoje.

Esse livro me impactou com uma lição simples, porém profunda.

Quero destacar uma aula dada por ele na Universidade do Texas e que faz parte de um dos capítulos do livro.

“O slogan da universidade é: “O que começa aqui muda o mundo”. Segundo o Ask.com, esse grande paradigma de rigor analítico, um americano médio vai conhecer 10 mil pessoas ao longo da vida. É muita gente. Mas, se cada um de vocês mudar a vida de dez pessoas apenas, e cada uma delas mudar a vida de outras dez,  teremos mudado a vida de milhões de pessoas.

Se vocês pensam que é difícil mudar a vida de dez pessoas, muda-las para sempre, estão errados. Não importa o gênero, a etnia, a formação religiosa ou a condição social. Nossas lutas neste mundo são semelhantes, e as lições para vencê-las e andar para a frente- para mudar a nós mesmos e ao mundo que nos cerca – se aplicam igualmente a todos.

Eis uma lição que aprendi no treinamento básico do SEAL e que espero que seja valiosa para vocês em sua vida futura.

Todas as manhãs, meus instrutores, que naquela época eram todos veteranos do Vietnã, apareciam no nosso alojamento, e a primeira coisa que faziam era inspecionar nossas camas, verificar se tínhamos arrumado a cama corretamente, com os lençóis bem esticados nos cantos, o travesseiro centralizado logo abaixo da cabeceira e o cobertor perfeitamente dobrado aos pés da cama.

Se você arrumar a cama todas as manhãs, terá realizado a primeira tarefa do dia. Isso lhe dará um sentimento de orgulho, mesmo que pequeno, e irá encorajá-lo a assumir outra tarefa, e mais outra. No fim do dia, essa primeira tarefa realizada terá se transformado em muitas outras tarefas realizadas. Além disso, arrumar a cama reforça a ideia de que as pequenas coisas da vida são importantes.

Se alguém não consegue realizar as pequenas coisas, nunca fará direito as grandes coisas. E, se por acaso você tiver um dia infeliz, voltará para casa e encontrará a cama arrumada – que você arrumou – e ela lhe dará o incentivo de que o amanhã será melhor.

Se você quer mudar o mundo, comece arrumando a sua cama.”

O autor segue no livro dando pequenas, mas preciosas lições para melhorar e mudar a nossa vida e alguns tão preciosas como:

Comecem cada dia com uma tarefa concluída. Encontrem alguém que os ajude a atravessar a vida. Respeitem todas as pessoas. Saibam que a vida não é justa e que às vezes o fracasso é inevitável. Mas, mesmo correndo alguns riscos, sigam em frente quando os tempos forem difíceis, enfrentem os tiranos, ajudem os oprimidos e nunca, jamais, desistam. Se fizerem tudo isso, as próximas gerações viverão num mundo melhor. E o que começou aqui irá, de fato, mudar o mundo para melhor.

Recomendo a leitura desse livro.

Ah, e se você quer mudar o mundo, tenho uma dica simples, mas valiosa: comece arrumando a sua cama.

Abraço!

 

Sobre o Autor: O almirante William H. McHaven serviu a Marinha dos Estados Unidos com grande distinção. Em seus 37 anos como SEAL, exerceu o comando em vários níveis.

Como almirante  de quatro estrelas, seu último cargo foi de comandante de todas as Forças de Operações Especiais. Hoje é reitor da Universidade do Texas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA