Comparação: livre-se dessa desgraça!

Postado em
9
1302

por Dione Alexsandra

De acordo com o dicionário, comparação é a ação de comparar, de analisar o que se difere ou se assemelha.

A comparação sempre nos mostrará superioridade ou inferioridade em algo, e isso é um tormento. Não precisamos viver assim. Olhar os relatos bíblicos nos ensina a nos livrarmos dessa desgraça chamada comparação.

Caim e Abel é um clássico descrito em Gênesis, e mostra a tragédia que a comparação causou entre dois irmãos. Teria inúmeros exemplos para citar, mas quero tratar do tema de forma diferente.

Sabemos que Deus tem um plano individual para cada um de nós. Por isso, precisamos parar de ter ciúmes do que as pessoas têm e da maneira como Deus trabalha com elas. Observe que a comparação está ligada a dois sentimentos terríveis: ciúme e inveja. A Bíblia diz que o ciúme e a inveja apodrecem os ossos. (ver Provérbios 14.30). Acredito que você já tenha ouvido essa frase: “Eles estão roendo-se de inveja!”. Quando você consegue ter ciúmes de uma pessoa e não consegue ser feliz por vê-la abençoada, conquistando seus sonhos e avançando, você acaba se devorando por dentro.

Às vezes vemos alguém no ministério tendo mais sucesso do que nós em uma determinada área e, por vezes, precisamos lutar contra sentimentos de inveja ou ciúmes. (Tudo bem, só eu já senti isso…), mas há alguns anos, decidi que eu não quero ter esse veneno em minha vida.  

“Pare de sentar passivamente e de deixar o diabo dominar você com sentimentos de inveja, ciúmes que o leva a comparação. De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.” (Tiago 4:1-3)

Você sabia que pode ser perturbador olharmos para os lados, ver o que Deus está fazendo com as pessoas e comparar ao que Ele está fazendo com a gente? Mas Deus tem um plano único e exclusivo, impressionante e maravilhoso para Você!

Talvez você pense: bem, se Ele tem um plano para mim, por que não está acontecendo nada??? Provavelmente por causa do que estou tratando nesse texto. Talvez você precise ter uma nova atitude daqui pra frente. Talvez você precise ser feliz pelo que Deus está fazendo na vida de outras pessoas antes de poder liberá-lo para fazer em sua própria vida. Existem tantas coisas na vida que são testes e depois de termos passado no teste, a recompensa vem. Nunca fique com ciúmes do que outra pessoa tem. Há pessoas que veem outras obtendo o que elas queriam e, como ainda não conseguiram, começam a odiar essas pessoas. Isso é um assassinato no que tange ao seu coração. Sabemos que aquele que odeia seu irmão é semelhante a um assassino. É duro ouvir isso, mas é verdade.

O texto acima diz: “você não tem porque você não pede”. Sabe o que eu aprendi com isso? Nunca tenha inveja de ninguém. Apenas ore, creia e confie em Deus que Ele lhe dará no momento certo e do jeito certo. Mas também confie que, se Ele não lhe der aquilo, é porque não é o melhor de Deus para você. Existem coisas na Bíblia que Deus quer que todos nós tenhamos, elas estão ali, claras como preto no branco, são as suas promessas, mas há muitas outras coisas que a Bíblia não diz pra você.

Se você acha que o ciúme e a inveja são coisas apenas do mundo e que não estão no meio cristão, está enganado. Nós trazemos a nossa bagagem quando nascemos de novo para a cadeira na qual sentamos semana após semana na igreja. Alguns pensam: “eu gostaria de cantar como fulano”, “Na verdade, eu acho que canto melhor que ela, eu quem deveria estar ministrando o louvor”. Tem muita gente insegura, que não sabe quem é em Cristo e precisa de um púlpito para mostrar seus valores para as pessoas. Mas elas não querem começar pelos pequenos começos, querem algo grande.

Há pessoas com problemas de insegurança, baixa autoestima e precisam de algo para se afirmar diante das pessoas. Mas Deus não dará essas coisas a nós até que consertemos as coisas por dentro de nós. Porque se Ele nos dá um monte de coisas fora e nós não temos nada dentro, então, a primeira tempestade que vem nos manda pra longe. As coisas que fazemos, por maiores que sejam, não nos tornam mais e nem menos valiosos do que já somos para Deus. Lembre-se: o nosso valor está no que somos em Cristo e não no que nós fazemos.

Não importa o que você faz, chegará o tempo que virá outra pessoa e fará melhor do que você faz. Mas o que você é ninguém pode ser por você. Não importa quão rápido um corredor corre, alguém vai quebrar o seu recorde. Não importa quantos CDs um cantor vende, alguém sempre vem e quebra o seu recorde. Eu pergunto: e você, como lidará com isso?

Precisamos perceber que somos valiosos para Deus. Se formos confiantes nEle, seremos livres do ciúme e da inveja que nos levam à comparação. Não precisamos viver nesse tormento. Eu creio que isso nos liberta da necessidade de se comparar, de competir e tentar ser como todo mundo é. Saber quem você é em Cristo te liberta para descobrir a pessoa maravilhosa que Deus te criou para ser.

Particularmente, eu sou diferente! E gosto disso. Eu pensava que era estranha, mas descobri que sou única e ser único é valioso. Quando não sabemos quem somos em Cristo, nos sentimos pressionados a ser quem as pessoas querem que sejamos.

A Bíblia fala sobre os diferentes dons que Deus dá. Ponha algo em sua cabeça: você é diferente! Você não deveria olhar para o púlpito querendo fazer tudo aquilo que os pregadores fazem. Deus colocou aquele dom neles para a sua apreciação e, se você está com ciúmes disso, não pode apreciá-los.  Deus não nos dá os dons para o nosso próprio prazer. O dom que Ele me deu me faz trabalhar e muito, mas consigo me divertir também. Tenho aprendido a apreciar os dons nas outras pessoas, o dom da música, amo ver as pessoas tocarem e cantarem, mas eu não toco e nem canto nada (risos). Eu não vou inventar de tocar guitarra, porque o outro pregador, prega, canta e toca muito bem. Sinceramente, eu ainda estou descobrindo o que sou no corpo de Cristo. Vou a lugares e algumas pessoas perguntam: “Como gostaria de ser chamada “professora, escritora ou publicitaria”. Aí, carinhosamente, respondo: “me chame de Dione Alexsandra, porque é isso que eu sou”.

Vejo algumas questões e discussões sobre títulos como:  “Sou graduado do Rhema”, “ah eu sou graduado da Escola de Ministros”, “eu sou graduado de todas até missões”. “Eu sou professor do Rhema”, “Eu sou pastor”… E logo penso: é incrível quão ridículos nós somos muitas vezes.

Eu acredito que a confiança em Deus nos liberta de tudo isso. Da comparação, do ciúme, da inveja e da competição. Eu não tenho que ter o que você tem, eu posso ser feliz sem isso. Eu não tenho que fazer o que você faz. A minha alegria não pode ser baseada no que as pessoas pensam de mim, mas no que Deus pensa.

Uma das maiores armas do diabo é a comparação. Ele ataca a nossa mente nos fazendo nos comparar com outras pessoas, mas lembre-se: Deus tem um plano maravilhoso para você. Um plano único, original. Seja a melhor versão de si mesmo e seja feliz sendo quem você é.

9 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite minha irmã querida e muito obrigado por essa palavra poderosa que você escreveu pra todos nós. É uma grande benção desfrutar de quem somos nós.Sou filho de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA