Desafio dos 10 anos é coisa séria

Postado em
0
37

por Dione Alexsandra

Quero trazer a memória aquilo que me dá esperança” (Lamentações 3.21)

Acredito que muitos viram o #Desafio10Anos nas redes sociais recentemente. Nele as pessoas postaram fotos suas atuais e de 10 anos atrás comparando assim suas mudanças.

Existe a suspeita de que essa modinha seja para coletar imagens de como éramos 10 anos atrás e como somos agora para bancos de dados, para estudos do envelhecimento, para plataformas de reconhecimento facial e para desenvolvimento de softwares de simulação de envelhecimento.

Seja verdade ou não, fui desafiada a escrever sobre o assunto e resolvi colocar em palavras o tema com uma visão diferente. Acredito que comparações são sempre detestáveis, pois normalmente nos colocam na régua do bem melhor ou bem pior. Então, preferi fazer constatações.

Assim, fiz algumas constatações sobre os últimos 10 anos e vi que melhorei nessa última década, não me refiro apenas à melhora estética, física e aparente, não me refiro apenas sobre melhorar nas fotos para as redes sociais, falo de melhorar como pessoa, como mulher, como ser humano. Deus me fez uma pessoa melhor.

Existem coisas melhores hoje na nossa vida e graças a Deus por isso, mas existiam coisas boas que não voltam mais. Por isso, devemos ser gratos pela vida e viver cada dia intensamente… Porque definitivamente, só se vive uma vez! O que temos feito com as únicas oportunidades que temos tido em nossa vida?

Esse post é reflexivo sim e vou te ajudar a fazer essa reflexão na sua própria vida.

PERGUNTAS

Quando vi o desafio nas redes sociais, rapidamente vi a superficialidade de se observar apenas o exterior, as pessoas atentam muito para quem envelheceu demais, quem está “bem na fita” nesses 10 anos, mas a grande questão não é essa.

Eu penso que o #Desafio10Anos é responder para si mesmo essas perguntas:

Estou melhor por dentro?

Sou um ser humano melhor hoje?

Deus se alegra do cristão que me tornei nos últimos 10 anos?

Realizei meus sonhos ou pelo menos parte deles?

Realizei os planos que Deus tinha para mim na Terra nesses 10 anos?

Quantas pessoas eu influenciei e ajudei nesses 10 anos?

Quantos livros eu li nesses 10 anos?

Quantos livros eu dei nesses 10 anos?

CONSTATAÇÕES

Incentivo cada leitor a fazer seu próprio desafio dos 10 anos e, não por moda de redes sociais, mas por constatação de gratidão a Deus pelo favor do Senhor na sua vida durante todo esse tempo. Essa reflexão te fará um bem tão grande.

Recomendo que pare, faça anotações assim como fiz durante esse texto.

Pense em coisas importantes, fatos de sua vida de 2009 até 2019 que marcaram a sua vida. Conquistas, perdas, aprendizados, vitórias, metas alcanças, outras ainda a alcançar, mas não desista de si mesmo e de seus sonhos. Veja tudo o que melhorou nesses dez anos. Olhe para dentro de si mesmo, faça uma autoanálise e procure ver onde cresceu.

ALGUMAS CONQUISTAS

Nesses 10 anos, eu conclui junto com a minha mãe a tão sonhada reforma da nossa casa.

Nesses dez anos, eu entrei na Faculdade mesmo já com 40 anos de idade, mostrando a mim mesma que não existe idade para realizar os nossos sonhos. Em 2016, concluí o curso de Publicidade e de cara fiz logo uma pós-graduação em mídias digitais.

Após a conclusão da faculdade, realizei mais um grande sonho: escrevi meu primeiro livro e o lancei em 2017.

Nesses dez anos eu troquei meu carro e, graças a Deus, hoje tenho um carro melhor e consegui quitá-lo. Isso é uma conquista, e quando trabalhamos e conseguimos algo e vemos o resultado do nosso trabalho é uma bênção.

Conheci amigos, muitos, nesses 10 anos, Deus me presenteou com tantas lindas associações divinas que me permitiram tanto crescimento e maturidade.

ALGUMAS PERDAS

A vida não é feita apenas de ganhos, mas de perdas também e precisamos saber lidar com as duas coisas. Seguindo em frente com sabedoria, sabendo lidar com a dor e com resiliência.

Assim, infelizmente nessa década, perdi pessoas importantes que são inesquecíveis e preciosas para mim.

Perdi meu pai, em 2012, e, com isso, minha responsabilidade em casa aumentou um pouco, pois me vi precisando cuidar um pouco mais da minha mãe.

Perdi amigos como Gilson Lima, em 2011, e nunca vou esquecer a humanidade desse homem no ministério. Acho que nunca mais vou conhecer um profeta como ele…

Perdi meu líder, Bud Wright, em 2013, e não sei se conhecerei um homem de fé como aquele…

As perdas nos ensinam mais do que as coisas que conquistamos. Elas nos ensinam a dependência de Deus e a certeza de que não somos super!

O MELHOR DO DESAFIO DOS 10 ANOS

“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3.13-14)

Devemos viver sendo desfiados a ser melhores a cada dia. Existe um caminho adiante a prosseguir.

O melhor desse desafio é que para fazê-lo nós devemos nos comparar a nós mesmos, apenas. Nossa comparação ou constatação de mudanças nunca é com outra pessoa. Isso é maravilhoso! Uma das maiores desgraças é comparar sua vida com a dos outros.

Que a nossa vida e nossos desafios vencidos inspirem outros!

DESAFIO É COISA SÉRIA

Eu queria poder mostrar minha mudança depois de 10 anos, mas não sei fotografar meu interior.

Viu que desafiar-se a si mesmo é coisa séria? Quando nos deparamos com a nossa vida em autoanálise vemos o que conquistamos, o que falhamos, o que ainda precisamos melhorar, onde estamos falhando, áreas da nossa vida nas quais estamos “empurrando com a barriga”, ou seja, procrastinando e não há mais tempo a perder.

Talvez seu maior desafio seja a sua independência financeira, seu emprego, seu casamento, seu ministério, ter seu filhos, enfim, cada um tem seu próprio desafio.

Ouse acreditar nos sonhos e metas que estão na gaveta. Aquela faculdade que você sempre desejou fazer, aquele curso de inglês, aquela viagem. Ainda deseja algo que ninguém sabe e você está parado aí, levanta! Você pode! Você consegue! Acredite! Deus acredita em você.

Desafie-se a si mesmo!

Que seus próximos 10 anos sejam animadores, cheios de sonhos realizados, conquistas, maturidade ainda maior. Que você se torne uma pessoa melhor e que Deus seja louvado através da sua vida sempre!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA