Desenvolva bons hábitos

Postado em
0
527

por Dione Alexsandra

Olá pessoal, hoje compartilho um trecho de um dos capítulos do meu  livro “Jornada para a Liberdade” lançado pela Editora Reinar. O livro está disponível para venda no VerboShop.

Alguns especialistas dizem que são necessários trinta dias para se formar um novo hábito; outros dizem que são necessários três semanas. Talvez você possa quebrar velhos hábitos e desenvolver novos mais rápido que isso, ou pode ser que demore mais tempo. Hábitos são coisas que fazemos sem nem percebermos que estamos fazendo, e temos alguns maus hábitos e a primeira coisa que devemos fazer é pedir a Deus para nos tornar conscientes desses maus hábitos, pedindo em seguida para Ele nos ajudar a fazer do jeito certo.

Lembro logo no primeiro ano do Rhema que os professores nos incentivavam a colocar lembretes de versículos nos lugares que transitávamos. Achei muito interessante e comecei a fazer. Anotava os meus versículos favoritos e os deixava pelo caminho e, com isso, estava sempre lendo, meditando. Não demorou para eles ficarem enraizados em meu coração. Depois comecei a colocar confissões, declarações de fé, e eram coisas que pareciam inatingíveis, mas ao longo do tempo fui percebendo como isso me fortalecia. Quando estava na faculdade e chegava a época de provas finais eu saía anotando o tempo todo tudo o que precisava aprender. Funciona, acredite!

Para meditação e confissão da Palavra de Deus funciona também. Recomendo que você anote versículos, promessas de Deus, confissões de si mesmo e cole na geladeira, no computador, no guarda roupa, enfim, nos lugares que passa ou permanece com frequência. Leia, releia, fale em voz alta, deixe você se ouvir falando, sua voz precisa ser ouvida por você falando para si mesmo. Tem poder nisso.

Desenvolva o hábito de escrever. Liste as coisas que precisam melhorar, encontre versículos que lhe fortaleçam nessas áreas, anote-o e confesse diariamente. Estes hábitos que descrevo têm funcionado na minha vida de maneira surpreendente. Costumo dizer que dá trabalho colocar as verdades da Palavra para dentro de você (seu espírito), leva tempo e requer disciplina e esforço, mas vale a pena, porque uma vez estando dentro, sairá de você mais facilmente no dia mau ou no dia da adversidade. Dias assim, por vezes, você pode não ter a Bíblia nas mãos, mas a Palavra está dentro de você e sairá, de repente, um: “Está escrito” E essas palavras “está escrito” têm um poder tremendo. Jesus venceu as tentações porque Ele sabia o que estava escrito e pode citar cada parte da palavra na hora de maior tentação e agonia. E o final, sabemos que Ele venceu!

Vivemos em um tempo no qual essa geração imediatista tem se enchido de redes sociais, vídeos, aplicativos de mensagens instantâneas, e nesses veículos tem pouco conteúdo que produz edificação e fortalecimento. Então, quando pessoas vazias da Palavra e cheias de tecnologia se veem diante de problemas, se desesperam de forma tal que não tem um versículo sequer saindo dos seus lábios.

Não gastaram tempo colocando a Palavra dentro do seu espírito. E no dia mau, uma alma angustiada não tem alimento em si para sustentar a sua vida. Existem situações enfrentadas por nós na vida que nem o pastor, nem o marido, esposa, pai, mãe, irmãos ou amigo podem nos ajudar. Só Deus. E é no nosso quarto, em secreto que nos fechamos, desconectados de tudo e de todos que encontramos socorro, resposta, consolo, saída e esperança. Quantas situações já vivi nas quais era eu e Deus. Ninguém sabia. Apenas eu e Ele. E era suficiente. Pois eu sabia que só Ele poderia fazer algo por mim.

Costumo dizer que, erroneamente, muitos de nós por vezes comparamos os nossos bastidores (vida interna) com o palco (vida externa) das outras pessoas e achamos que estamos em total desvantagem. Primeiro de tudo, comparação é algo terrível e diabólico. Segundo, a comparação nunca é justa, porque o palco sempre tem beleza, holofotes, cor, luz, mas essas pessoas também têm bastidores (vida interna) que você não vê e, às vezes, os bastidores delas estão bem pior que o nosso.

Portanto, o ideal é cuidarmos da nossa vida interna e vamos exteriorizar coisas boas e quando tivermos que lidar com os nossos bastidores, que façamos isso com o Senhor. Ele sabe como consertar as coisas que precisam de conserto. Nunca se compare a ninguém. Ninguém vive só de palco. Se as cortinas se fecharem e você der uma volta nesses bastidores verá aquela cadeira quebrada encostada na parede, o mofo nas roupas será percebido, a sujeira do carpete será vista, as dores, os traumas, as revoltas, só dilemas e desafios que as pessoas não expõe, porque é feio. Não se publica fracassos, o mundo virtual de alguns é perfeito demais para caber uma perda.

Cada um sabe as lutas e os desafios que precisam vencer diariamente. Descanse seu coração, viva com Deus seu melhor, seja feliz na vida real, festeje suas conquistas no quarto antes de vê-las manifestas. Ande de cabeça erguida, porque Cristo já venceu por você o seu maior desafio, a sua maior batalha. Alegre-se na salvação e levante-se todos os dias crendo que Deus fará algo na sua vida.

Desenvolva o hábito da gratidão: Como a gratidão pode mudar a sua vida

“Entrem por suas portas com ações de graças e em seus átrios com louvor; deem-lhe graças e bendigam o seu nome.” (Salmos 100.4)

Existem vários relatos na Bíblia de pessoas que foram gratas a Deus por serem salvas, restauradas, curadas, mas o salmista Davi é um dos meus preferidos para falar sobre gratidão. Por diversas vezes em seus Salmos o vemos sendo grato ao Senhor. Ele é uma das minhas maiores referências de humanidade na Bíblia que conheço. Desde criança teve experiências com Deus em ver o Senhor agir em seu favor, quem não conhece a história de Davi e Golias? Mas esse mesmo Davi errou muito e errou feio, contudo, ele tinha uma qualidade que Deus admirava: era humilde para reconhecer seus erros e fracassos. Eu acredito que quem tem sabedoria nunca dá desculpas. Deus te levanta dos teus fracassos, mas nunca das tuas desculpas. Davi, ao ser corrigido pelo profeta Natan quando adulterou, rasgou a sua roupa e clamou arrependido por misericórdia.

Esse mesmo Davi teve crises de identidade terríveis, ele era um homem de uma alma sensível e talvez por isso, teve que por tantas vezes falar com a sua alma. O que o sustentou, muitas vezes, foi a gratidão.

“Retorne ao seu descanso, ó minha alma, porque o Senhor tem sido bom para você!” (Salmos 116.7)

Essa declaração de Davi me mostra que podemos e devemos falar com a nossa alma. Mostrá-la os benefícios do Senhor, fazê-la retornar ao descanso, porque um coração grato enxerga as bênçãos de Deus mesmo em meio ao caos. Deus não está no caos, mas Ele pode restaurá-lo em meio a ele. Tenha um diário de gratidão e ao final do dia anote pelo menos três coisas que você é grato naquele dia. Existe um poder na gratidão inexplicável e a ciência tem descoberto esse poder que já é evidenciado na Bíblia há mais de 2 mil anos.

Todos nós queremos ser felizes, mas o que a felicidade tem a ver com a gratidão? Alguns diriam que quando está feliz se sente grato, é isso? Mas será que realmente as pessoas que são felizes são gratas? Tenho certeza que, tanto eu quanto você, conhecemos pessoas que têm tudo e teriam todos os motivos para serem felizes e ainda assim não são. Também conhecemos pessoas que tiveram uma série de problemas na vida, coisas que certamente nem eu e nem você gostaríamos de viver e ainda assim, são felizes. Elas irradiam felicidade e por que isso acontece? Porque elas são gratas.

Não é a felicidade que faz alguém se sentir grato, é a gratidão que nos faz sermos felizes. A neurociência afirma que o fator que mais prediz a felicidade na nossa vida é a gratidão. Não existe a possibilidade do ser humano atingir altos níveis de felicidade, sem antes desenvolver a gratidão. Talvez, você pense: o que significa essa gratidão e como ela funciona? Se você olhar para a sua experiência com a gratidão já vai ter as respostas que precisa. Quando ganhamos algo que é realmente valioso para nós e essa coisa é dada a você, não é algo que você comprou, não teve que trabalhar para conseguir, algo que você realmente ganhou, sem pedir ou esperar, e esse algo é muito valioso para você, então, a gratidão surge espontaneamente em seu coração e, por consequência, felicidade. É assim, que a gratidão funciona.

Como fazer para viver em estado de gratidão constantemente?

Certa vez li algo que dizia que o escritor David Stein relatava que uma das melhores maneiras que temos para viver a gratidão é pela experiência. Tornando-nos conscientes de que cada momento da nossa vida, que nos é dado, é um presente. Você não trabalha por nenhum momento da sua vida. Então, o presente é cheio de oportunidades, e elas nos são dadas com todos os componentes deles. O que você é grato é pela oportunidade e não pelo que lhe é dado. Aproveitar cada oportunidade é a chance de ser feliz.

Mesmo quando somos confrontados com algo terrível e difícil podemos levantar dessa situação e aproveitar essa oportunidade, pela experiência que estamos vivendo, e ela nos fará uma pessoa melhor; seja algo positivo ou negativo, temos a oportunidade de crescimento. A vida nos dá a oportunidade de aprender com cada coisa vivida.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA