Respire, isso vai passar!

Postado em
0

por Dione Alexsandra

“Aquietai-vos e sabei que o Senhor é Deus” (Salmos 46.10).

O que dizer desta situação na qual nós estamos vivendo no Brasil? Os dias atuais estão nos privando de sair de casa por segurança. Enquanto estamos em casa existe algumas coisas simples que podemos fazer e nos ajudarão a passar esse tempo de maneira mais sadia possível.

Primeiro, respire, isso vai passar! Aquiete a sua alma sabendo que Deus continua sendo Deus e continua no trono. Enquanto não passa, busque aproveitar esses dias com atividades que lhe assegurarão bons resultados.

Adquira um novo hábito

Sabemos que para adquirir um novo hábito é necessário pelo menos 21 dias executando uma ação. Por isso, devemos buscar desenvolver atitudes como: meditar, ler algumas páginas de um bom livro todos os dias, fazer alguma atividade para mexer o nosso corpo, ir para a cozinha e fazer algum prato novo, evitar ficar muito tempo no celular. Agora é a hora! Crie estratégias para incluir a nova prática na rotina e não desista. Sem tantos compromissos na rua, sobram menos desculpas para continuar adiando a decisão de começar e persistir. Quando a rotina voltar ao normal, são grandes as chances de seus novos hábitos se tornarem práticas comuns.

Desfrute da sua companhia e da sua família

Esse é um bom momento para aquela boa conversa com a família sem olhar para o relógio. As redes sociais nos ajudam a ter contato com os que amamos e não podemos estar perto nesse momento. Usufrua da internet da forma correta. Mas, lembre-se de que estar sozinha e bem, ter sua a própria companhia é um aprendizado que vale a pena treinar. Separe momentos no dia para explorar seu universo particular: escute música, silencie o celular e faça nada ou apenas o que deseja.

Filtre as informações que recebe

Estar informado das notícias é importante, mas precisamos filtrar o que é realmente útil em meio à avalanche de notícias (muitas fake news!), não gaste muito tempo ouvindo e vendo manchetes que não edificarão sua vida, é hora de gastar tempo com mensagens positivas.  Evite ler notícias que podem deixá-la ansiosa.  Insisto. Silencie as notificações dos grupos de WhatsApp e outras redes e aproveite para fazer uma limpeza nos seus contatos. Assim você se poupa de receber conteúdo que não acrescenta nada neste momento. Desenvolva a meditação, e se alimente de forma saudável aumentando assim a sua imunidade

Viva um dia de cada vez

Ficar se preocupando com o dia de amanhã não é bíblico e  nem saudável. Pensar em quantas semanas ou meses a pandemia vai durar, ficar ansioso como a economia vai reagir vai te deixar ansiosa. Tente não fazer desse seu principal assunto e foque-se em estar bem no dia de hoje. A situação é inédita para todos, estamos aprendendo a lidar com ela enquanto tudo acontece.

Aproveite esse tempo para aprender algo novo

É  a hora de aprender algo novo. Aquele curso on-line está esperando você, a execução daquela receita, ou qualquer outra coisa que estava desejando fazer de novo e não tinha tempo para isso.

Desfrute do autoconhecimento

Uma coisa é fato. Estávamos vivendo até poucos dias atrás uma correria louca e desenfreada que não nos permitia parar e no autoavaliar. De repente, a vida nos apresenta um PARE obrigatório no qual não esperávamos e, com isso, nos vimos diante de nós mesmos no espelho e com tempo para desenvolver o autoconhecimento. Sim, é hora de parar e olhar para dentro de nós mesmos. É tempo de respondermos perguntas a nós mesmos. Por exemplo: o que temos feito com o nosso tempo? Qual valor temos dado a nossa família? Temos cuidado devidamente dos nossos pais como deveríamos? Estamos trabalhando na coisa certa? Existe algo que podemos melhorar? Mudar? O que pode ser revisto? Talvez você pense: não estou bem para fazer essas reflexões… Tudo bem. Mas não se permita ser governado pelas suas emoções, porque elas oscilam demais e não são confiáveis para nos guiar. 

Lembrar de que somos seres espirituais, que possuímos uma alma e habitamos em um corpo é imprescindível nesse momento, pois mesmo oscilando durante esses dias em nossas emoções, somos um espírito e nele temos segurança dada por Deus para permanecermos firmes diante das adversidades que a vida está nos apresentando.  

Quando esses dias passarem e as coisas retornarem ao seu ritmo normal, talvez até seja um novo normal, precisamos ser melhores do que éramos antes. Mais humanos, com mais humanidade e compaixão pelo próximo.  

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA