Verbo FM

Tenha mentores

por Dione Alexsandra

Olá pessoal, hoje compartilho um trecho de um dos capítulos do meu  livro “Jornada para a Liberdade” lançado pela Editora Reinar. O livro está disponível para venda no VerboShop.

É importante você encontrar alguém que possa lhe mentorear. Um mentor que possa lhe guiar pelas estradas esburacadas dessa vida. Alguém que já tenha chegado aonde você ainda sonha em chegar, que lhe ajude no processo dia a dia e lhe impulsione no cumprimento do seu propósito.

Sempre que você encontrar uma pessoa bem sucedida, pode procurar que vai descobrir que ela tem pelo menos um mentor. Mas, afinal, o que é um mentor? É alguém que já passou por algum tipo de experiência na qual você esteja passando e, por isso, é uma pessoa que pode lhe aconselhar a respeito do que você for fazer ou pode já estar fazendo. Não espere do seu mentor aquele tapinha nas costas dizendo que está tudo ok, porque essa não é a função do mentor.

Eu, ao longo dos últimos anos, fui em busca de mentores e tenho alguns que atuam em diferentes aspectos e áreas na minha vida. Alguns nem sabem que são meus mentores, porque foram se tornando naturalmente à medida que o tempo foi passando, e fui aprendendo com cada um. Por exemplo, a minha mãe é minha mentora desde sempre; meu chefe é meu mentor em outra área; tenho pastores que mentoreiam a minha vida, tenho líderes, como Canrobert Guimarães, que mentoria a minha vida. Existe prestação de contas com essas pessoas e, isso é segurança para mim.

O mentor é a pessoa que lhe tira da zona de conforto, lhe desafia.

Você precisa prestar contas da sua vida para alguém. O mentor é a pessoa que lhe tira da zona de conforto, lhe desafia. É a pessoa que, quando vê que você não está apto, aponta o dedo lhe mostrando que você está fazendo algo errado.

Para tudo nessa vida precisamos de sabedoria, até mesmo para decidirmos quem serão nossos mentores, porque sem sabedoria podemos tomar as decisões erradas.

Gosto de algo que ouvi do jovem pastor Tiago Brunet: “Vivemos em uma geração de tanta aparência, de tanto Facebook que, quando estamos do lado de uma pessoa influente, sábia que poderia dar uma direção para a nossa vida, nós perdemos aqueles preciosos 30 segundos que temos com ela e tiramos uma selfie, em vez de fazer uma pergunta estratégica”.

Observo que, às vezes, você tem uma única oportunidade de estar com alguém que influenciará a sua vida, mas não aproveita a oportunidade corretamente. Não busca sabedoria nem sabe o valor da mentoria na sua vida.  Imagine você aos 20 anos com a maturidade de 40… Sabemos que nós aprendemos inconscientemente com quem mais convivemos. Aprendemos com quem caminhamos. Deus vai lhe dar sabedoria e, na sua vida só vai entrar quem Ele der sinal verde. Na sua vida vai sair quem Ele der sinal vermelho. A sabedoria seleciona quem anda com a gente.

Busque sabedoria, ela lhe ajuda na tomada de decisões. Um dia me disseram: “O seu futuro não é determinado pelas orações de domingo, mas pelas decisões de segunda-feira”. Lembre-se que emoções são passageiras e decisões são permanentes. Cuidado para que uma “raivinha de três minutos” não faça você tomar uma decisão que mudará o seu futuro. Com quem você vai andar nos próximos anos determinará o seu futuro. Os seus próximos 10/15 anos, estão sendo desenhados agora.

Grande abraço!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!