Verbo FM

ESPECIAL: Três conselhos às esposas de pastores

Por: Dione Alexsandra

Em Provérbios 15.22 encontramos: “Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito. ”

Seguindo a série especial Três conselhos às esposas de pastores, o nosso post é direcionado às esposas de pastores. Com conselhos dados por algumas esposas de pastores do nosso Ministério Verbo da Vida. Diferentes pontos foram abordados e cremos que servirão como pérolas de sabedoria para muitas mulheres no Brasil. Fui em busca de conselhos preciosos de mulheres que possuem muita experiência no ministério e no auxílio ao seu esposo e no chamado. Eu fui enriquecida por cada um deles, que sejas edificada também.

DSC_0010 (53)Suellen Emery (Campina Grande-PB)

Uma esposa de pastor não tem que ter um chamado nos cinco dons ministeriais. Ela não tem necessariamente que ter chamado para o púlpito, mas ela precisa ter o coração na obra do ministério. Ela precisa entender o chamado pastoral do esposo e acompanhá-lo. A esposa do pastor deve estar envolvida na igreja local, aconselhar com seu esposo, entender como os departamentos funcionam, e, em muitas situações, ela precisa estar na liderança de departamentos. Com isso, ela estará auxiliando seu marido a pastorear a igreja.

Uma esposa de pastor deve ter maturidade. Maturidade tem a ver com ser confiável e ter responsabilidade. As pessoas não confiarão em alguém que não sabe lidar com suas responsabilidades, em quem não podem confiar. Uma esposa madura pensa nas consequências dos seus atos. Alguém maduro deixa de agir ou falar movido por impulsos ou emoções momentâneas. Pensa nos problemas que suas ações podem acarretar.

Uma esposa de pastor não exige que seja respeitada por ser esposa do pastor da igreja, ela precisa conquistar esse respeito das pessoas. Faça algo bom pelas pessoas, e terá o respeito, o amor, fidelidade e honra delas. Por que o Senhor Jesus recebe tudo isso da nossa parte? Porque Ele fez algo por nós que ninguém poderia fazer: se deu. Então, faça como Jesus, se dê pelas pessoas da sua igreja, e você terá o coração delas.

18620361_1203621366427772_2582148827814125573_nZuleica Messias (Aracaju-SE)

“O que te vier às mãos para fazer, faça conforme tuas forças” (Ec. 9.10). Ninguém é capaz de dar o melhor de si, se o seu coração não estiver envolvido. Lembre que, quando nos casamos com um homem, casamos com a família dele e também com a missão dele. Deus nos deu a honra de casarmos com alguém que trabalha por coisas eternas. Então se mantenha animada ao lado do seu marido, lembrando que o mesmo Deus que renova as forças dele renova as suas também. E assim, a excelência será sempre uma marca deixada em tudo que vocês fizerem.

Nunca confunda sua posição de ovelha com a de esposa de pastor Você é a única na igreja que possui este status: ovelha, mas ao mesmo tempo esposa. Nesta posição, você deve tomar cuidado para que a intimidade que você tem com ele como esposa, não lhe roube a submissão da ovelha. Seja a primeira a cumprir as instruções dadas por ele ao rebanho. Você pode estar a par de tudo que acontece; Como companheira pode opinar sobre tudo, mas não fique chateada se sua opinião não for acatada. Lembre: ele ainda é o pastor e você a ovelha.

Não confie na sua experiência. Uma igreja não é uma empresa. E, por isso, ela precisa ser conduzida com a sabedoria do céu; com uma liderança guiada pelo Espírito. Por isso, nunca deixe de depender do Senhor para cada situação que precisa ser resolvida; Para cada conselho que precisa ser dado.

_MG_0061Cristiane Albuquerque (Recife-PE)

Celebrando as diferenças

Deus nos deu dons específicos para atuarmos no corpo Cristo. Como esposas de pastores, temos grande atuação no igreja! Em Romanos 12.8 fala que “o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria”. Acredito que é bem importante cada mulher – tanto as esposas dos pastores presidentes, quanto as esposas dos pastores auxiliares – entenderem o seu papel no corpo de Cristo. As esposas dos pastores presidentes entenderem que ela é como uma mãe, incentivando na vida pessoal, na área ministerial, acolhendo nos momentos que precisa, exortando com zelo para o crescimento. Também, as esposas dos pastores auxiliares entenderem sua posição de suporte, proteção, apoio, honra para com a sua liderança. Sabendo que se os portadores da visão estão bem, a igreja vai bem! Como ouvi de um grande homem de Deus: “Quando sonharmos os sonhos dos nossos pastores, Deus sonha o nosso sonho”. Desta forma, quem ganharia seria o corpo de Cristo.

Discrição

Provérbios 11.22 diz que “Como joia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição”. Um sinônimo da palavra discreta é ser prudente, distinta, com privacidade.
Uma esposa de pastor deve ter essa qualidade. Ser prudente em seu falar, em seu vestir, em seu procedimento! Observar para não expor coisas desnecessárias em redes sociais, como fotos e textos que acabam desprotegendo sua vida e de sua família. Sempre cuidadosa para não expor seu marido. Como mulheres, sabemos de que maneira discreta podemos auxiliar nosso cônjuge em quaisquer situações! Nossa vida deve ser como uma vitrine, por nossas posições, vistas muitas pessoas, e assim, devemos ser exemplos para aqueles que estão crescendo.
Exemplo
Por fim, devemos ser exemplo no andar em amor, nas vestimentas, na maneira de conduzirmos as finanças e na criação dos filhos. O reagir em amor, quando em situações de pressões, o refletir a glória do senhor, nas nossas maneiras de vestir, temendo ao Senhor na criação dos  filhos. Estes são exemplos que vão alcançar vidas! Bem como, sermos as primeiras a dizimar e ofertar, não só nos momentos dos cultos, mas nas nossas vidas pessoais!

0935cb76-b037-4113-8d61-c5e6c9adcba0Eliane Araújo – São Paulo

Ser uma encorajadora

Todos nós sabemos o que é encorajar. Frequentemente, encorajamos as pessoas que trabalham conosco, sejam funcionários ou não, pessoas que estão com baixa autoestima, aqueles que se sentem solitários, aqueles sem perspectiva de vida,  pessoas doentes e hospitalizada, ou uma amiga. Nossas palavras são como um estimulante para alguém. Sabemos fazer isto muito bem, e porque não fazemos com os que estão mais próximos de nós? Os da nossa própria casa, a nossa família.

A Bíblia nos dá, em Hebreus 3.13, uma ordenança para encorajarmos uns aos outros. Através de palavras de confiança, fé, esperança, coragem e conforto, pois no pastoreio enfrentamos adversidades. Nós mesmos seremos aquela encorajadora. Assim nos manteremos firmes e constantes. Pois todas nós sabemos o que é estar desencorajada.

Ser misericordiosa

Não podemos deixar de exercer a misericórdia quando alguém erra. Devemos nos compadecer e não sermos aquela apenas a julgar. Quando praticamos esse princípio, alcançaremos misericórdia, se precisarmos em alguma ocasião. Jesus disse em Mateus 5.7 Bem-aventurado os misericordiosos, pois alcançarão misericórdia.

Ser Discreta

Quando falo em ser discreta, não estou dizendo que não podemos expressar nossa opinião sobre algo. Mas, saber o momento de falar. A mulher que é discreta alcança admiração de todos ao seu redor. Não podemos confundir discrição com timidez. Há um versículo em Provérbios 13.3 que diz:. “Quem guarda a sua boca, guarda sua vida, mas quem fala demais acaba arruinado”. Desde modo, seremos bem sucedidas, se  procedermos segundo o padrão da Bíblia para nós.

40231910-8428-4923-9ef9-44daacd146cdMarizete Garcia (Guarulhos-SP)

Ser cheia da Palavra e do Espírito.

Uma mulher da Palavra! Quando seu coração permite a  junção da Palavra e do Espírito você andará favorecida e isto a possibilita vencer obstáculos, viver em meio a graça e os favores de Deus, sobre e por meio de você. Viver uma vida galardoada. Com um olhar diferenciado, focado na vida de fé e amor; dependente das razões espirituais, subjugando seus sentimentos a maneira de Deus pensar. Por todo o contexto em que você está inserida, como esposa de pastor, não será capaz de projetar sua influência sem a cooperação amistosa da Palavra de Deus a inspirando.

Por maior que seja seu potencial, por maior que seja sua mente brilhante, por maior que seja sua inteligência, por maior que seja sua visão, se estiver fechada e centrada em si mesma, dependendo do seu ego e das suas razões externas, sem contudo, ousar abrir-se para a inspiração, interpretação, percepção e revelação do Espírito Santo; nunca conhecerá, na prática, o que seja sucesso contínuo. Levantar-se por dentro deve ser um hábito que a ajudará a fluir na pro-atividade, a vencer sua alma, podendo ser útil a pessoa mais simples, quanto a mais pomposa, ambas desfrutando de benefícios que advém dela. Este estilo de vida, inclusive no ambiente pastoral, fornecerá uma base forte, ampla e plena para que você faça decisões qualificadas, constantes e permanentes. Seja um referencial para outras a seguirem, podendo ademais multiplicar-se saudavelmente.

Conselhos práticos: ter consciência de justiça, chamado, posição e eleição

A compreensão da grandeza de ser filha amada, vocacionada, sendo um braço forte e estendido para suportar, ajudar e assistir o ministério de seu esposo, é  tremendo. Descartando, completamente, a sugestão do diabo quanto a inferioridade, competição, intimidação, medo ou vergonha, assumindo a posição de adjutora capaz e fiel para com seu esposo. Com liberdade de expressão para ser exatamente quem você fora criada. Fluindo de acordo com o sopro de Deus, com a habilidade depositado em seu coração para demonstrar seu chamado e vocação. Andando ao seu lado, porque juntos são mais fortes.

Ser equilibrada

Por fim, é tão relevante a vida na dependência da sabedoria divina, ela produz frutos poderosos. Saber equilibrar a mulher que é (a filha, a esposa, a mãe, a profissional e ministra). É fundamental e sem dúvida precisa de muita sabedoria mesmo. Saber colocar o chapéu de cada função no seu tempo devido com equilíbrio, é essencial. A esposa de um pastor deve equilibrar a vida familiar com a vida do gabinete pastoral. Sabendo ouvir coisas, segredos particularidades que devem ficar no gabinete, porque a vida de pessoas foram expostas e devem ser preservadas. O equilíbrio aponta para uma vida salutar onde se desfrutará de tudo um pouco sem cauterização da mente, permitindo que pessoas passem a vê-las, não como vitrine, mulher sem nome ou apenas a esposa do pastor. Mas, acima de tudo, como uma mulher interessante, inteligente, digna de ser honrada, simplesmente por quem ela é, e a vida que resulta de quem ela serve.

13315425_1187387154645972_318188602933434509_nAurinha Chianca (Rio de Janeiro-RJ)

Ter a consciência que, independente de ter ou não um chamado, nos cinco dons ministeriais, ou ser muito envolvida com a igreja;  seu primeiro chamado é em casa. Sendo sua prioridade ser uma auxiliadora e mãe ativa. Um pastor sofre por muitas pressões e precisa, mais do que ninguém, do suporte de sua esposa em todas as áreas. Os filhos de pastores acabam sendo muito visados, mas ,um bom suporte dos pais, dissipa toda essa pressão. É sempre importante lembrá-los das bênçãos que eles desfrutam por causa do chamado dos pais.

Não fazer de sua casa uma filial da igreja. Ainda que precise tratar de questões que envolvem a igreja, que são, acima de tudo, pessoas, e que a igreja seja a nossa vida;  ter horários para isso e não levar as demandas para as refeições, para os momentos de lazer e muito menos para o leito.

Ter a consciência que somos mães espirituais de nossas ovelhas, e que existe uma graça para isso. Amando cada uma com um olhar de compaixão, tendo paciência e sempre pronta a ensinar. Confiando na sabedoria que vem de Deus, através de uma vida de comunhão com Ele. Uma palavra nossa, movida de compaixão, amor, generosidade, tem um peso que não temos a dimensão. Um abraço nosso impregnado de amor e cuidado, pode mudar a autoestima de pessoas, que chegam muitas vezes tão feridas e desacreditadas de si mesmas.

15439976_1179190302134812_1101862176967671025_nRita Borba  (Campina Grande-PB)

Auxiliar o marido na administração da igreja. Sendo uma mulher presente mais atuante; observando as necessidades existentes na igreja. Falo das necessidades as mais simples, seja como anda a limpeza dos banheiros, a manutenção da igreja em si….

Desejar servir mais nos bastidores do que no púlpito. Isso não quer dizer que a mulher do pastor não é para estar ministrando, claro que ela pode ministrar, mas, existem mulheres que dão mais preferência a estar em púlpito pregando e deixam e as coisas carentes dentro da igreja.

Ser dada com a membresia e com as lideranças que auxiliam na igreja. Ser mais próxima às pessoas, buscando saber se precisam de ajuda em algo, inclusive aquelas que auxiliam o pastor diretamente, desenvolvendo amizades com essas pessoas.

Conhecemos, quando colocamos o pé na igreja, pela organização, limpeza, etc;  sabemos se a mulher do pastor é uma mulher presente. A esposa de pastor reflete na igreja o que ela é em casa, se há excelência na igreja é porque existe em casa.

37 Comentários

  • A paz amada! Meu esposo tem pouco tempo de pastor eu não sei pregar mais ajudo em tudo na igreja . As vezes eu fico preocupada parece que por ser mulher de pastor é obrigada a saber pregar a está na frente de um pubito. Eu sofri muito por causa disso mais suas palavras me ajudou muito.

    Resposta
  • Deus seja louvado e exaltado em todo nosso viver…
    Amém pelos conselhos
    Muito obrigada…

    Resposta
  • Tremendo os conselhos ,casei com meu esposo ele já era consagrado a pastor ,casei com 22 anos e pra mim tem sido muito difícil , a obra não é fácil . quero e vou colocar em prática esses conselhos.

    Resposta
  • Boa noite amei estes ensinamentos li todos parabéns a todas as esposas de pastores recentemente fui ungida à pastora só que meu esposo ainda é um diácono e isto me deixa um pouco inibida o que devo fazer ?

    Resposta
    • Olá minha irmã! Que bom que você foi edificada com os ensinamentos. Sua ousadia vem de Deus independente da posição ministerial que ocupa. Aproveite cada oportunidade e seja uma benção no lugar que Deus te plantar para frutificar!

      um abraço

      Resposta
  • Shalom, sou convertida a quase um ano, então e tudo muito novo pra mim, porém em breve me casarei com um pastor.
    Confesso que as coisas estão acontecendo muito rápido pra mim, e quando penso que serei esposa de um pastor, já me estremesse as pernas pois não sei não faço ideia de como e ser esposa de pastor.

    Resposta
  • A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO , PRA TODAS VCS / EU GOSTEI MUITO DE TUDO QUE LI. EU VOU ME CASAR COM UM PASTOR , E PRECISO APRENDER ..SER PRUDENTE E DESCRETA ..VCS PODE ME DA DICAS ..

    Resposta
  • A paz sou esposa de pastor desde dos meu 23 anos hj tô com 30 eu só preguei 02 vezes mais eu amo cuida do grupo das irmãs eu sou líder eu acompanho elas nas visitas nos lares das irmãs eu prefiro fica nos bastidores ajudando e aconselhando as minhas princesinhas assim que a chamo cada uma mais cada uma de nos Deus nos deu um dom

    Resposta
  • Meu esposo foi consagrado a pastor hoje, mas nunca ministrei a palavra não me sinto segura ainda.
    Sei que o senhor que capacita mais me sinto despreparada.

    Resposta
  • Exelente. Muito me ensinou edificando minha vida, pois tenho dificuldade comigo mesmo, mas quero crescer e servir com amor e fidelidade auxiliando o meu esposo que é pastor. Glória Deus pelos conselhos dessas esposas e mulheres de Deus.

    Resposta
  • Dione, muito obrigada por essa postagem! Fui muito edificada!
    Essas mulheres são referências no ministério…vou atentar para cada orientação pois são extraídas da Palavra.
    Precisamos mesmo de um “lugar” onde possamos aprender, trocar experiências, expor dúvidas, ouvir conselhos, pedir ajuda…
    Glória a Deus pelo Espírito Santo Maravilhoso que não nos deixa em nenhum momento.

    Um abraço

    Resposta
  • Paz gloriosa do Senhor Jesus esteja em nossos corações… Sou esposa de pastor há um bom tempo… kkk
    Glória à Deus por esse chamado… Amei todos os conselhos!! Mas minha palavra é: Sede firmes e constantes,pois é grande o vosso galardão…
    Estou trabalhando em um Projeto de Conselhos para Liderança Pastoral Feminina… Orem por mim e me envia conselhos enriquecedores…

    Resposta
  • Não sou esposa de Pastor, e muito menos casada😆 ainda sou jovem; porém, amo este negócio de ser “esposa de Pastor”. Sempre leio algo a respeito, pra eu ir já aprendendo😎 sei que na prática as coisas são diferentes do que podemos pensar; acredito não ser fácil, mas é o que eu almejo.
    Amei os conselhos!

    Resposta
  • Amei essas sábias palavras. Todas esposas de Pastores deveriam ler esse blog, pois muitas ainda são descomprometidas com a obra de Deus. Precisamos fazer com excelência o que o Senhor confiou em nossas mãos.

    Resposta
  • Oi boa tarde, quero um conselho, estou nessa jornada como esposa de pastor, mais não sei ministrar, isso me deixa muito angustiada

    Resposta
    • Oi, boa noite. Sou esposa de pastor já tem um tempo, quero lhe dizer que o fato de não ministrar a palavra no púlpito não quer dizer que você não é uma boa pastora. talvez você não tem esse dom de ministrar no púlpito, mas tem o dom de aconselhamento, você ajude seu esposo na parte organizacional da igreja, auxilia seu esposo no ministério, ensina seus filhos o caminho reto em Jesus, acompanha as mulheres da igreja, apoiando as, orientando as, compreendendo as, amando as e cuidando das ovelhas do Senhor. Querida isso não tem preço, Jesus se agrada com o que você tem dedicado a Ele com fidelidade e um coração sincero de Deus. Nos como esposas de pastores somos exigentes conosco mesma, talvez seja por causa da cobrança que recebemos do povo, querida dê o seu melhor para o Senhor e descanse nEle.

      Resposta
  • Muito bom! Eu amei essas palavras não terminei de ler, tudo mais prometo voltar a ler estou a caminho dessa nova jornada e preciso me Apefeiçoa bastatnte a cada dia. Deus Abençoe as mulheres de Deus ai grandemente Em nome de Jesus.!

    Resposta
  • Ótimos conselhos ..
    A experiência dessas mulheres são riquezas passada a nós que estamos recentemente vivênciando essa posição ministerial Deus abençoe sempre a cada uma ..

    Resposta
  • Excelentes aconselhamentos, nestes momentos era o que eu precisava ler, eu sou esposa de pastor há 11 anos, e confesso que cada vez mais a luta aumenta e não diminui, a gente vê aquelas ovelhas rebeldes e desobedientes, da até tristeza, e si eu vos contar, pq causa de tais e tantas lutas, qtas vezes eu me desanimei e quiz parar de carregar a cruz ao lado do meu amado! Acho que precisamos tanto sã proteção divina do Espírito Santo de Deus, como eles os líderes, pastores, evangelistas, diáconos etc. Nós as mulheres sendo sábias sempre edificando a nossa casa, educando nossos filhos no caminho em que devem andar, para não se desviarem dele. Que Deus nos ajude e ampare, que Jeová dos exércitos nos dê forças para carregar o fardo ao lado e mutuamente com nossos leais esposos, pastores do rebanho de Jesus Cristo, AMÉM. Shalom desde Londres.

    Resposta
    • Vamos orar pra Deus continuar nos dando sabedoria na tua obra!!
      Descansa no Senhor Jesus!
      Vai dar tudo certo.
      A paz de Cristo
      Renata Pires (Brasil )

      Resposta
  • Sejamos instrumentos de Deus para nosso esposo ,filhos e para todos que se aproximar de nós

    Resposta
  • Gostei muito das orientações e conselhos. Me sentir ainda mais encorajada e aberta para seguir com a missão que Deus me chamou.
    Realmente precisamos nos permitir que a vontade de Deus seja sempre estabelecida na nossa vida , ministério e família e isso SÓ será possível se buscarmos em Deus as orientações e respostas que precisamos, jamais permitir que as circunstâncias e principalmente as nossas emoções atrapalhem o que Deus tem a realizar na nossa vida , na vida do nosso esposo , na família e na igreja.
    Deixo uma palavra : QUE o senhor nos ajude sempre , nos dando equilíbrio e moderação em tudo.
    AMÉM

    Resposta
  • O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria! Sou recente no ministério pastoral, más é algo que arde em meu coração desde pequena. Amei os conselhos das guerreiras do Senhor! Creio que devemos primeiramente servir ao Senhor em amor, que é puro e que não deseja nada em troca. Somos representantes do Reino de Deus. Façamos com verdade e excelência. Não é uma tarefa facil, mas devemos apresentar bom ânimo! Nada melhor que o colo do Pai.

    Resposta
  • Glória a Deus por estas palavras.
    Elas nos deixam mais fortes. Preparadas pelo que há de vir.
    A receita foi completa.
    Se não colocar em prática de nada adianta.

    Resposta
  • O Conselho que te dou é não se cobrar tanto, e orar estabeleça um horari o para você falar com Deus de preferência de madrugada, você vai ver como Deus vai agir na sua vida. Muito Oração muito poder pouca Oração pouco poder. Só depende de você. Fica aqui a dica!

    Resposta
  • Maravilhoso esses concelhos que Deus abençoe vcs mulheres valentes, sabemos que não é fácil mais a graça do senhor nos sustenta.

    Resposta
  • Gostei muito desses aconselhamentos, mas preciso de ajuda, pois tenho me sentindo muito fraca..

    Resposta
  • Gostei muito desses conselhos das esposas de pastores que vivem um dia a dia como auxiliadora, meu conselho sempre é, nunca espere recompensa de homens e da igreja, devemos fazer pra Jesus e cumprir nosso chamado ao lado de nosso esposo, sendo ele pastor ou qualquer outra profissão devemos ser sabia e auxiliadora idônea.

    Resposta
  • Pra mim está sendo muito difícil ultimamente. Tô carregando fardos, perdendo a vontade de estar lá e ajudar.

    Resposta
    • Olá Rayssa, o único conselho que posso te dar é dizer o que a Bíblia diz: Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
      Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.
      Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve. (Mateus 11:28-30). E como fazemos isso? Lançando sobre Jesus todo nosso cuidado, porque Ele tem cuidado de nós!

      abraço e fica na paz

      Resposta
  • Eu gostei muito de tudo que li as vezes e melhor ouvir do que fala a mulher sábia edifica sua casa

    Resposta
  • Sábias palavras. Amém! Ser prudente e discreta é algo qua admiro em uma mulher! Se temos o conhecimento da palavra e colocamos em prática, com certeza essas virtudes aparecerão em nosso dia a dia! Amém. Edificou minha vida!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!