Diligência: Uma Chave para a Abundância

Postado em
0

por Humberto Albuquerque

“Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza”. (Provérbios 21.5)

Uma das melhores definições da palavra diligência que já encontrei é a seguinte:

“É uma habilidade adquirida que combina persistência criativa, esforço inteligente, planejado e executado de forma honesta e sem atrasos, com competência e eficácia, de modo a alcançar um resultado puro e dentro do mais alto nível de excelência”.

Creio que esta definição nos leva para muitos princípios da Palavra de Deus, que nos farão desfrutar de abundância em nossos empreendimentos. Encontramos:

  1. Persistência criativa

Às vezes, seremos tendenciosos a persistir em situações nas quais nosso Deus colocou um ponto final. Por outro lado, mesmo que estejamos com o coração aberto para instruções vindas do Espírito Santo, e que Ele esteja liberando criatividade através da sabedoria, é possível que desistamos facilmente de algo que geraria produtividade e lucratividade, por nos faltar persistência criativa. A criatividade manifesta em nós refrigério e traz de volta a esperança.

 

2. Esforço inteligente

Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.

(Hebreus 4.11)

De acordo com a Palavra de Deus (Hebreus 4.11), há algo em que devemos aplicar nosso esforço de forma precisa. Devemos nos esforçar para permanecer na Palavra que o Senhor nos deu. Esse é um tipo de esforço que manifesta a total confiança no que Deus já fez e fará, através de nós ou apesar de nós. Dessa forma, a manifestação da promessa será visível a muitos, pois os feitos do Senhor serão estabelecidos na sua vida mediante a sua fé na Palavra.

Invista tempo em oração e aprenda com o Espírito Santo a desfrutar de inspiração para não ser pego de surpresa. Cubra o telhado antes da chuva chegar.

3. Planejamento e execução de forma honesta e sem atraso

A maioria das pessoas leva a vida sem qualquer noção real de planejamento.

“Não existe futuro sem planejamento”. (Myles Munroe)

 

“Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?” (Lucas 14.8)

 

 

“Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar” (I Coríntios 9.26)

 

Planejamento é: “O ato de projetar um trabalho, serviço ou empreendimento. Determinação dos objetivos ou metas de um empreendimento, como também da coordenação de meios e recursos para atingi-los; planificação de serviços”.

Sem planejamento em sua vida, você ficará sem equilíbrio e sem nenhuma confiabilidade, o que o fará sentir-se insatisfeito e frustrado.

4. Competência e eficácia

Competência é: “A aptidão que um indivíduo tem de opinar sobre um assunto e sobre o qual é versado” (Dicionário Michaelis)

Precisamos somar nossas habilidades com pessoas que tenham a competência específica naquilo que estamos empreendendo. Com essas pessoas, precisaremos da Sabedoria de Deus, para ouvir e reter o que é bom, ou seja, para saber “comer a carne e cuspir o osso”.

Ser eficiente não garante a eficácia.

Ser eficaz, ou seja, produzir o efeito desejado, será um resultado de conhecimento aplicado no tempo certo e da maneira certa.

“O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta”. (Provérbios 13.4)

“O que trabalha com mão remissa empobrece, mas a mão dos diligentes vem a enriquecer-se”. (Provérbios 10.4)

“A mão diligente dominará, mas a remissa será sujeita a trabalhos forçados”.        (Provérbios 12.24)

A diligência é a atenção imediata a uma tarefa atribuída.

Creio que a diligência lhe dará um resultado dentro do mais alto nível de excelência que você já experimentou.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA