Verbo FM

Ceia do Senhor para criança

Por: Socorro Quirino

A ceia do Senhor também é para as criança?

A criança bem pequena nasce sem pecado, por isso pode participar da ceia do Senhor. Nessa idade ela ainda não tem consciência do significado dos elementos da ceia, mas sua participação não traz condenação e pode ser uma oportunidade para ensiná-los o amor que Jesus demonstrou por nós e a necessária reverencia desse momento, também lembrá-los de como Cristo se importa conosco e ir despertando esses sentimentos em relação ao sacrifício de Jesus.

No caso de crianças maiores, que não nasceram de novo, mas já tem entendimento para participar com consciência, é importante fazer o apelo antes para que ela tenha oportunidade de receber a Cristo como Senhor da sua vida. Essas crianças precisam ser orientadas a só participar se realmente sentirem que são nascidas de novo. Se caso elas ainda estiverem em dúvida, peça para que converse com alguém sobre isso e deixe para participar na próxima ceia. Quanto às crianças que já nasceram de novo, elas estão aptas a participar de tudo que o Reino de Deus disponibiliza para elas, inclusive a comunhão da ceia.
No antigo testamento os meninos e meninas participavam ativamente da vida religiosa junto com os adultos. Em varias passagens na Bíblia podemos observar esse fato. Em Deuteronômio 31:12 está escrito:“Congregai o povo, homens, mulheres e crianças e os estrangeiros, que estão dentro de vossas portas, para que ouçam e aprendam e temam ao senhor vosso Deus, e tenha cuidado de cumprir todas as palavras desta lei”.

A Bíblia também ensina as crianças a aprenderem através da atenção que lhes é dada nas respostas as suas perguntas, em Êxodo 12. 26 e 27 a Palavra ensina sobre a páscoa dizendo: “E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: que culto é este? Então direis: este é o sacrifício da páscoa ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou”.

O próprio Jesus em Lucas 18:16 disse: “Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus.” Baseado na importância que o próprio Deus deu as crianças e de como elas foram tratadas como pessoas que precisam, tanto quanto o adulto, dos benefícios da vida cristã, pode incluí-las também em atividades do culto como a ceia do Senhor. O cuidado será trazer para criança o verdadeiro sentido do que ela está participando, trazer o conhecimento, a consciência e compreensão chegará com a maturidade do seu crescimento físico emocional e espiritual.

Agora vamos conversar sobre como preparar lições para o domingo de ceia. É interessante que você tenha, como na congregação dos adultos, todos os materiais que compõem a mesa da ceia e que no dia da cerimônia a sala esteja bem caracterizada. Não deixe de organizar tudo para a ceia com antecedência para que as crianças cheguem e já esteja pronto. Use a sua imaginação, procure conteúdo na internet, inove, capriche!

A ministração do culto de ceia deve ter a ver com esse assunto. No currículo você tem uma lição sobre isso, mas, você pode criar outras lições a partir dela para não repetir o mesmo roteiro todo mês. As crianças, com certeza, perderiam o interesse quando você precisa do exato contrário.

Quanto ao material especifico o currículo pode te orientar bem e tem todas as informações necessárias. Porém você pode preparar a aula a partir de temas relacionados como, por exemplo, a morte e ressurreição de Jesus, sobre fé, salvação, comunhão, as ministrações para ceia podem e devem ser bem evangelísticas, pois, elas são a anunciação da morte e ressurreição de Jesus, mas seja criterioso na avaliação do conteúdo a ser ensinado, ok.

Faça sempre o apelo para novo nascimento, antes da cerimônia da ceia, não deixe esse momento para o final do culto para que todas as crianças participem da ceia, só peça que haja reverencia por esse momento, ensine-as a discernir o corpo de cristo para que ela conheça e tenha consciência do seu sacrifício. E finalmente se prepare para celebrar o seu culto de ceia com muita propriedade trazendo para a criança o sentimento e a seriedade que o momento pede, não deixe que haja brincadeiras e nem conversas paralelas para que o seu momento com as crianças seja especial.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!