Verbo FM

Esticando os elásticos

Algumas vezes nos pegamos pensando sobre o nosso trabalho no ministério com crianças e fazemos avaliações sobre o assunto com muita severidade ou talvez com demasiada leveza. Então, precisamos encontrar um ponto para servir de termômetro, de base para que possamos perceber,  estamos ou não  no caminho certo? O que eu preciso melhorar para atingir meus objetivos? Faço alguma diferença na vida das crianças a quem sirvo?São pequenos questionamentos que podem trazer crescimento para o trabalho que você desempenha na igreja junto às crianças.

Gostaria de trazer pontos para que você possa refletir e verificar se você está realmente trabalhando com todo seu coração ou se precisa afinar  mais e “esticar os elásticos” um pouco porque você percebeu que eles estão começando a afrouxar e o trabalho já não esta mais satisfazendo nem a você e nem  ao Senhor.

1 – Pessoas são importantes.

O trabalho precisa ser feito com parceria, eu faço junto com você, eu preciso de você, é importante no servir. Divisão de tarefas traz crescimento e autoconfiança para os que estão perto de você, crianças e adultos. Sinta empatia pelo seu irmão e companheiro de trabalho na obra que Deus confiou a você.

2 – Trabalhe pensando em passar o bastão

Você está preparando crianças para a vida espiritual, ela está crescendo e com certeza irá para outras salas e departamento na igreja, faça isso parecer algo bom e suave, não deixe transparecer que a sua sala é a melhor de todas, que a criança só irá aprender tudo sobre BÍblia na sua sala, não se isole, esteja junto do trabalho das turmas de adolescentes de jovens. Envolva-os nos eventos nas suas aulas, deixe que as crianças percebam que não existe uma competição e sim a subida de mais um degrau

3 – As crianças precisam de um amigo e mestre

As crianças aprendem naturalmente com mais facilidade se elas confiarem e sentirem afeto pelo seu professor, elas recebem com liberalidade, por isso, antes de ser o PROFESSOR seja o amigo, companheiro, aquele que escuta, que dá opinião, elogia, mas também que repreende quando precisa, que não faz acepção de crianças. Elas não precisam se sentir nem mais, nem menos importantes na sala por causa da situação financeira ou ministerial da sua família. Ela é única e deve ser tratada como tal.

4 – Criança precisa de doutrina, de comunhão e diversão

É característica da criança a necessidade de estar junto de outras crianças, de brincar e tudo que desperta o prazer de estar na sua sala ou em outro lugar da igreja. Quer seja um evento ou culto normal trará para ela aprendizagem em todos os sentidos. Para nós junto de tudo isso deve estar incluído o ensino da doutrina cristã e ela será muito bem assimilada se o professor juntar a característica da faixa etária da sua sala, uma aula bem preparada, momentos de diversão e de  comunhão. Elas saírão não com uma pregação sem sentido, mas sim com um ensino para sua vida cristã.

5 – Cuide para que sua criança não seja um analfabeto bíblico.

Hoje podemos ver analfabetismo em varias situações, tanto o que se refere à aprendizagem formal como virtual, mas podemos incluir também o bíblico que é aquele que mesmo que a criança esteja frequentando a igreja não está aprendendo nada ou não sabe de nada sobre bíblia. Isso pode acontecer com as crianças? Pode sim. Em salas que elas entram e saem e nada é ensinado sobre o assunto para ela o momento que seria de aprendizagem não passou de passatempo puro e simples.

Não é isso que queremos para nossas crianças, queremos que elas tenham um conhecimento básico para que possa ajudá-las no seu dia a dia de vida cristã e que ela possa ser um referencial onde esteja pelo conhecimento que possa ter mesmo que seja pouco, de acordo com a sua idade.

São poucos os pontos, claro quer teríamos uma lista enorme como critérios para avaliarmos o nosso trabalho, porém vamos começar somente nos preocupando com o que, a principio, irá nos ajudar a desenvolver o nosso chamado com mais diligencia e vá sempre cuidando para que os elásticos não afrouxem demais.

Seja abençoado no seu ministério com crianças

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!