Verbo FM

Pequenos Missionários

por Socorro Quirino

Fazer missões é um chamado para adultos. Você recebe uma direção de Deus, se prepara para o campo missionário em todas as áreas como a cultura, a língua, entre outras. Segue o seu chamado para a nação ou tribo que você foi comissionado a ir, mas, tudo isso foram decisões que partiram de você, do seu relacionamento com Deus. Isso quando você é solteiro e enfrenta a sua jornada sozinho, porém, quando, nessa mesma situação, está uma família, entra nesse chamado missionário os filhos de idades diferentes ou não, mas como tal, eles não têm opção de escolha, têm somente a de seguir os pais na mesma direção e o que fazer nesse momento? Como fazer para que as crianças recebam bem essa nova estação na vida delas?

Bom, claro que Deus não deixaria uma família que Ele mesmo chamou desamparada, sem a Sua Graça para o trabalho no campo missionário. Cabe, no entanto, aos pais pedir sabedoria a Deus para lidar com o novo na vida de todos eles. É interessante começar a informar sobre a possível mudança, despertar o interesse das crianças sobre esse novo lugar, introduzir aos poucos a cultura em relação a escola, língua, comidas e coisas que com certeza farão parte dessa nova etapa da vida dessa família.

Aos poucos, quando o assunto já estiver introduzido, os pais podem começar a falar sobre como Deus chama algumas pessoas para fazer a Sua obra em outro lugar e, de como será bom ser obediente e servi-Lo no campo missionário e, as palavras devem começar a fazer parte do cotidiano dessa casa para que as crianças se familiarizem com o assunto, a ponto de já estarem tão envolvidos que, quando você disser que eles irão para o campo missionário, isso será motivo de alegria.

E quanto aos amigos e primos e avós que não vão junto? Bom, lá nós teremos novos amigos e, os primos e avós quando estivermos de férias poderemos visitá-los. Assim, a criança poderá ser também um pequeno missionário na companhia dos pais sem sofrimentos. Claro que, dependendo da idade, isso será mais ou menos fácil, porém o princípio deverá ser sempre o mesmo – a obediência a Deus trará os bons resultados. Em Efésios, a Biblia nos diz com clareza o que nós, como pais e, nós filhos devemos fazer e diz também os benefícios dessa obediência.

“Filhos obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor”. (Efésios 6.1-4)

A igreja tem um papel importante na formação e informação dessas crianças. Claro que, como professores não sabemos quem estará nessa situação, porém, cabe a nós estar sempre colocando na nossa programação ensinamentos sobre isso para que elas escutem falar sobre missões e não seja uma novidade quando isso chegar a acontecer.

Procurem apresentar famílias missionárias que têm filhos e incentivem o contato através de cartinhas, orações e contribuições para estas pessoas. Esse relacionamento será bastante saudável para ambos os envolvidos; alegrará o coração da criança que está fora fazendo com que ela se sinta importante e servindo a Deus junto com os seus pais da forma que está ao seu alcance, ou seja, apenas sendo obediente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!