Maneje bem a Palavra da Verdade

Postado em
3

O conselho apostólico ao jovem Bispo Timóteo nunca foi tão imperativo. Manejar bem a Palavra de Deus sempre foi uma exigência primária para aquele que professa a Cristo como o Senhor da sua vida. Mas, a demanda de ensinos não tão criteriosos e o surgimento de tantas “verdades” tem se tornado um perigo constante para os cristãos.

Em todas as suas cartas, o apóstolo Paulo alerta para a importância de permanecermos na verdade. Ele fala sobre visões de anjos que ensinam doutrina diferente, alerta sobre a propagação de rituais que não tem Cristo como centro do seu significado e, em minha opinião, a observação mais pertinente: Paulo alerta para o perigo dos crentes serem levados por qualquer “vento de doutrina”.

Ao jovem discípulo, ele profetizou que, nos últimos dias, os homens não suportarão a sã doutrina. Acho que a profecia se cumpriu. Temos a impressão de que muitos homens não suportam mais a sã doutrina. Contemplamos, perplexos, uma gigantesca pressão sobre os ombros dos pregadores, dos quais alguns julgam necessário surpreender os ouvintes com afirmações mirabolantes e complicadas. Mas, os clamores do apóstolo dos gentios continuam ecoando.

Ao falar sobre a Palavra da Verdade, Paulo não só qualifica a palavra que se deve pregar, como nos alerta quanto ao fato de que se existe uma palavra da verdade, existem outras que não são verdadeiras.

Verdade, por definição, é única. A mentira pode ser variada e ilimitada mas, a verdade só existe uma e, em toda a Escritura, ela é o que Deus diz e ponto final.

Qualquer coisa que contrarie a afirmação divina deve ser vista como falsa. Mesmo que confirmado com os olhos, não somos chamados a andar por vista, mas pela fé que se aproxima de Deus, tendo a certeza da sua presença, mesmo sem nunca tê-Lo visto ou sentido.

“Palavra da Verdade” ou “Sã Doutrina” é o valor que o obreiro, que anseia pela aprovação de seu Senhor, não pode negociar. É a exigência número um. Todo o resto é secundário. Ética e caráter exemplares não suplantarão uma doutrina falsa.

Mas por mais incrível que possa parecer, não é difícil se manter na verdade, pois toda a sã doutrina tem um selo:

Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo” (I Coríntios 3.11)

Este é o selo! Toda a doutrina bíblica está baseada em uma única pessoa, e essa pessoa é chamada de: exata expressão de Deus; Deus unigênito; Deus conosco.

Quando andava sobre a terra, afirmou que todo o Velho Testamento apontava para Ele, e mais, Ele mesmo era o cumprimento de tudo o que foi afirmado na Lei e nos Profetas.

Ele é o “descendente de mulher”, prometido à serpente em Gênesis. Era dele que Deus estava falando quando prometeu a Abraão que abençoaria todas as famílias da Terra. Ele é “o outro profeta a ser seguido”, profetizado por Moisés. É também o “descendente de Davi”, que se assentará para sempre no trono de Israel. Daniel o chamou de: Santo dos Santos. Isaías o chamou de: “Raiz de uma terra Seca” e “Maravilhoso Conselheiro”.

Cristo é o fundamento. Não há outro e nunca haverá. O Espírito Santo testifica dEle e, Deus Pai, se revela através dEle. “Quem vê a mim vê o Pai”, foi a solução dada por Ele ao discípulo ansioso por ver o Pai.

O escritor de Hebreus assegurou que até que conheçamos os “princípios elementares da doutrina de Cristo”, nunca sairemos da infância espiritual.

Paulo tinha dores de parto para que Cristo fosse formado nos Gálatas e orava para que os Efésios tivessem Cristo e o seu amor habitando em seu coração.

Pedro afirmou que paz e graça se multiplicam quando O conhecemos plenamente, e João declarou que a vida eterna é conhecê-Lo.

Não será possível “manejar bem a Palavra da Verdade”, até que o mistério de Cristo esteja fundamentado em nossos espíritos. Sua obra como homem, ministro, servo de Deus, Palavra eterna, meio através do qual tudo foi criado e, especialmente, o redentor de toda a criação, precisa ser entendida, antes de qualquer entendimento, e o ângulo pelo qual se ensina qualquer verdade.

Queremos convidar você para, juntos, aprendermos sobre a Palavra da Verdade revelada em Cristo e, assim, descobrirmos o que a Bíblia diz que nós somos, vamos lá?

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito Bom …… Parabens amado irmao Marcos JR ….. E verdade … Nos precisamos ficar firmes na Rocha da Palavra …. Um abraco pra vc e sua familia … Desde Chile nos somos edificados com sus ensinamentos ….

  2. Mensagem maravilhosa, como sempre. Creio que este blog será muito importante, pois infelizmente nem todos os cristãos sabem o que a bíblia diz a seu respeito.

DEIXE UMA RESPOSTA