Mantenha o Foco

Postado em
1

por Pat Hagin Harrison

*Transcrição da mensagem de Pat Hagin Harrison na Conferência Nacional de Mulheres 2017 em Campina Grande-PB.

Foco é o centro de interesse, então nós precisamos ter essa clara definição de quem nós somos em Deus e de quem Ele é. Ele deve ser a definição de tudo o que temos e fazemos.

Eu sempre tive esse dizer: “Eu amo o Espírito Santo e a razão pela qual eu o amo é porque Ele é tudo pra mim que Jesus disse que Ele seria.”

Se o Espírito Santo não é tudo pra você que Jesus disse que Ele seria, é simplesmente porque você não está permitindo que Ele seja.

Meu marido era e, eu ainda sou também, um grande fã de esportes. Há um filme que saiu há muitos anos que retrata uma cidade bem pequena, tinha um time de basquete muito bem sucedido que nunca tinha disputado a final de um campeonato. Eles iriam jogar um campeonato estadual.  Muitos deles nunca tinham saído da cidade pequena e foram para uma cidade maior. Aquilo foi um tempo de muito nervosismo pra eles.

O técnico disse pra eles: “Esqueçam a multidão, o tamanho da escola e os uniformes bonitos que os adversários têm, lembrem o que nos trouxe aqui, mantenham o foco naquilo que é fundamental. Não fiquem ocupados pensando em perder ou ganhar o jogo. Coloquem o foco e a concentração para serem o melhor no que vocês podem ser, e focar no potencial. Vocês precisam estar focados no que é fundamental e concentrar-se em jogar o seu melhor”.

Eles ganharam aquele campeonato e ficaram muito empolgados, correndo, abraçando uns aos outros. Estavam diante de 15 mil pessoas e estavam acostumados a jogar com uma plateia de 800 pessoas. Então foi muito empolgante terem ganhado isso.

Outra coisa que o treinador fez para acalmá-los foi pegar uma trena e fazer um dos jogadores medir de um lado até o outro o campo, isso mostrou que o campo era do mesmo tamanho do campo que eles jogavam normalmente. Ele mediu a marca de onde se faz uma jogada e a medida também era a mesma. Então não importa onde você estiver, quão grande seja o estabelecimento, é tudo igual ao que você está acostumado.

Ele falou isso porque sabia que se os jogadores ficassem distraídos com o tamanho do ginásio e com o barulho da multidão, iriam perder o foco. Mas eles ganharam!

Acredito que isso seja verdade também para nós cristãos, se fizermos aquilo que é fundamental que a Palavra diz, vamos sempre ganhar. O que nós precisamos entender é que a pressão dessa vida vem, de pessoas, circunstâncias, situações, mas, é importante mantermos o nosso foco.

Precisamos ter a Palavra e o Espírito. Portanto, a próxima coisa que precisamos fazer é orar no Espírito. Muitas vezes, para aquietar a mente, eu ando na minha casa e oro no Espírito Santo. E o que acontece? quando eu percebo, não estou prestando atenção à minha mente e ela fica quieta.

Nós precisamos focar na Palavra para mantermos o que nós somos em Deus e orarmos no Espírito para mantermos a nossa mente quieta. Nós precisamos fazer o que a Palavra de Deus diz pra isso ser ativo na nossa vida.

Em Josué 1.6- 9, está escrito que quando observamos para fazer conforme a Palavra, nós fazemos nosso caminho próspero, andamos com sabedoria e temos sucesso.

Pense na posição de Josué, ele está seguindo os passos do primeiro líder de Israel e eu tenho certeza que era um papel difícil a ser seguido. Josué estava com Ele o tempo todo, porque ele sabia como os israelitas eram, tinha muita murmuração e reclamação no meio do povo. Então, Josué teve que fazer o que Deus disse pra ele e Deus mandou Ele meditar no futuro e não meditar no passado para ter sucesso.

Ele não meditou no fato de quão bom líder Moisés foi e nem na inconveniência que Israel era, mas ele tinha que saber que Deus havia falado com ele e ele teve que fazer o que Deus disse e continuava dizendo: “esforça-te e tende bom ânimo.”.

Saiba que não tem nada de errado em você revisar o passado, porque você vai ver de onde Deus te tirou, mas, o que você não deve fazer é meditar e nem viver no passado. Nós temos que ter cuidado para não habitar no passado.  Assim como Josué, que manteve a mente em Deus, ou seja, com outras palavras, ele manteve o foco e entrou na terra prometida.

Quando meu marido faleceu, se eu tivesse parado pensando no que eu iria fazer, eu ainda estaria lá. Eu comecei a falar aquilo que Deus estava me dizendo: a visão que eu dei para você não mudou, eu te agraciei com uma unção na sua visão, e foi isso que eu fiz, porque foi o que Deus disse.

Em que estamos focando? Naquilo que Deus disse? No que ele falou conosco pessoalmente pelo Espírito Santo? São essas coisas que nos ajudam a manter o nosso foco nessa terra, naquilo que precisamos fazer.

Deus prometeu a Josué que estaria com ele e aquela ajuda garantiu o sucesso de Josué. Ele estava na velha aliança e alcançou, quanto mais nós que estamos em uma aliança melhor, com Ele permanecendo ao nosso lado e permanecendo em nós. Deus nunca vai te deixar, então você precisa permanecer focado para você não se afastar.

Como vocês sabem, muitos israelitas chegaram pra Josué dizendo que havia gigantes na terra e eles não conseguiriam, mas Josué ficou focado. O sucesso dele veio por causa da meditação, confessando e praticando a Palavra.

Nós somos o povo da Palavra da Fé. A Palavra de Deus diz que é impossível agradar a Deus se você não tem fé. Tudo o que nós fazemos é pela fé. E foi exatamente isso que Josué fez. Se Deus disse, Ele não é mentiroso, Ele é verdadeiro, então, nós podemos fazer. Nós temos a promessa, agarramos pela fé e, enquanto fazemos, essas promessas acontecem em nossas vidas.

Precisamos de uma mente focada e uma boca falando a Palavra de Deus. Porque só conhecer a Palavra e memorizá-la não é suficiente. Eu conheço muitas pessoas que citam a bíblia e não conhecem Jesus. E tem pessoas que não têm conhecimento da Palavra porque não a  praticam, em outras palavras, é um papel em branco e sem tinta.

Outro ponto essencial é conhecer o Espírito, porque é o que nos mantém e nos traz a plenitude de Deus. Se submeter a Deus é necessário para ter o foco certo. E será a meditação que vai te ajudar a manter o foco.

A MEDITAÇÃO

Precisamos também praticar e meditar, para que no momento que a gente precise, a gente possa apresentar a Palavra para o diabo, mostrar o quão forte, destemidas e estabelecidas somos na Palavra e nada vai nos abalar.

A passagem de João 5.19 pra mim é um esclarecimento poderoso sobre o sucesso de Jesus. Mas eu não posso dizer o que o Pai disse se eu não sei aquilo que Ele está falando. Precisamos ter o manual de como sermos bem sucedidas e prósperos em todas as áreas – a Bíblia.

A leitura constante da Palavra nos deixa familiarizadas com o conteúdo, mas, a meditação nos ajuda a saber as escrituras de forma íntima. Porque estaremos refletindo e falando sobre ela dia e noite. Meditação não é algo que fazemos para ficarmos bem, mas, quando meditamos começamos a enxergar as coisas nitidamente, como imagens, que afetam nosso pensamento e nos capacitam a fazer aquilo que Deus está nos dizendo.

Muitas vezes, o motivo pelo qual não ouvimos é porque não somos consistentes em meditar.

Meditação é uma das coisas mais importantes na nossa vida, porque a Palavra se torna real para você começar a ver e a entender o que a Palavra tem. É simples assim: Ele está nos dizendo: creia e terá.

As coisas de Deus são simples, é nossa mente que complica. porque nossa mente não está renovada em Deus. meditar na palavra vai ajudar a renovar sua mente

se você sabe se preocupar, você sabe meditar. preocupação é meditar no negativo.

Passos para a meditação:

1 – Ler repetidamente os versículos que você tem para a sua situação, até que ele domine seu pensamento;

2 – Olhar o versículo em diferentes versões, porque isso traz mais clareza para o que você deseja;

3 – Peça ao Espírito Santo para revelar a você uma imagem de como esse versículo pode operar diariamente na sua vida;

O Espírito Santo fala conosco de formas diferentes, às vezes através do pastor, às vezes através de um livro, às vezes por outra pessoa, às vezes diretamente com o nosso espírito, mas Ele vai começar a dar para você a imagem de como colocar em prática na sua vida essas palavras para mudar as circunstâncias.

4 – Falar os versículos em voz alta.

Quando essa Palavra se tornar verdade para você, você mal poderá se controlar

O Deus que é mais do que suficiente não lhe deu Espírito de medo, mas de poder. E poder é vencer, é o mesmo poder que ressuscitou a Cristo em abundância, e Ele me deu o amor perfeito que lança fora o medo.

Uma mente sã é uma mente equilibrada, disciplinada pelo Espírito Santos, pura  e pensando apenas pensamento de vitória.

Alguns meses depois que perdi meu marido, eu estava sentada estudando a Palavra e preparando o que Deus queria que eu ministrasse a primeira vez depois que ele se foi. E algo estranho começou a acontecer, e o medo começou a querer me tomar e o espírito do luto também, eu pulei da minha cadeira e disse que me recusava a ficar com medo. Enquanto eu orei com o Espírito, a paz veio e eu fui ministrar. Não temos que permitir isso, precisamos nos manter focados em Deus, o que a Palavra diz a nosso respeito. Quando uma situação vier e você não tiver certeza do que é, Deus vai lhe mostrar, é uma questão de permanecer focada.

Eu tenho um testemunho sobre perder o foco: há muitos anos, o Senhor começou a falar comigo sobre entrar na unção profética e, quando aquilo começou a operar em mim, eu ficava consciente do que as pessoas pensavam e diziam. O Espírito começou a fazer aquilo pra me treinar. Então, chegou uma hora que, de tanto ouvir o que o povo falava, eu parei. Eu só ia para a igreja quando eu queria. A pressão veio sobre mim porque eu não estava fazendo o que Deus queria e eu estava abrindo uma porta para o inimigo me afetar.

Um dia bom pra mim era sair da cama para a cadeira. Eu ainda tinha minha devoção, lendo a Palavra, satanás estava fazendo festa comigo porque eu havia permitido. Era como se eu estivesse em uma caverna profunda  e eu via um flash de luz e isso me dava esperança. Então pessoas começaram a enviar cartas, dizendo que Deus mandou orar por mim mesmo sem eu conhecê-las. Uma amiga me ligava perguntando o que eu estava fazendo e dizia:  “levanta que nós vamos para o mercado, eu me arrumava e ela me levava, a gente saia para as lojas e para comer, mas eu não gostava por causa da nuvem pesada que estava sobre mim”.

Finalmente, um dia eu comecei a orar, Ele disse imediatamente que tudo o que eu tinha que fazer era andar em obediência e, nesse momento, a nuvem pesada saiu de mim. Eu saí daquele lugar cheia o Espírito e da Palavra.

Meu marido costumava dizer que eu saí daquela depressão forte como uma corda bem grossa. Me tornei uma pessoa diferente. Mas eu me permiti sair do foco, começar a meditar no que eu estava ouvindo no natural ao invés de permanecer focada na Palavra para avançar no que Ele desejava para mim. Eu estava em desobediência e o diabo tentou me destruir, mas ele não pôde, porque ele é um inimigo derrotado e nós precisamos lembrá-lo disso.

Quando somos fiéis nisso, nós começamos a reproduzir seu caráter. Renovar nossa mente, nos traz uma grande consciência dEle. Não podemos deixar nosso foco em coisas negativas e erradas, porque a Palavra diz que Jesus é a resposta para tudo. Quando mantemos o nosso foco o tempo todo, nós andamos em vitória o tempo todo.

Precisamos entender que Ele foi nos dado na Terra para andarmos como Jesus. Nós precisamos ser como Ele, andar naquilo que Jesus fez nessa Terra. E nós fazemos isso pela Palavra e pelo Espírito. Tudo o que o senhor prometeu é verdade e nós precisamos andar nas promessas.

CONFISSÃO:

“Eu faço a determinação e eu vou me manter focada na Palavra de Deus. Eu vou meditar na palavra diariamente para manter esse foco. para que eu faça todo o meu caminho próspero, para que eu tenha bom sucesso!”

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA