As mulheres e a moda

Postado em
2

por Claudio Alexandre
(Profissional da Moda há mais de 30 anos, publicitário e pastor do Verbo da Vida em Campo Grande, Rio de Janeiro-RJ)

*Trechos da mensagem de Claudio Alexandre na Conferência Nacional de Mulheres Verbo da Vida 2017 em Campina Grande-PB.

Nós temos alguns assuntos para tratar aqui sobre o que nós somos.

Você mulher é muito preciosa para Deus. Nós costumamos dizer o que somos, podemos e temos aquilo que a Bíblia diz, mas se você não souber quem você é, você não saberá o que pode ou tem.

Quem você é?

As vestes de alguém que cuida das coisas sagradas, são vestes distintas dos outros. Você foi chamada para cuidar das coisas sagradas do reino, do Rei da Glória.

Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão”. (Gálatas 5.1)

Que coisa boa é a liberdade, mas no verso 13 deste texto de Gálatas, ele diz que essa liberdade não pode ser motivo para darmos ocasião a carne. A nossa liberdade é um presente de Cristo para a nossa vida, mas junto com a liberdade veio a autoridade. Mas, quando a autoridade chega, o uso da nossa liberdade fica restrito.

Muitas aqui são mães.Lembra que você não gostava de espinafre, couve, mas quando você se tornou mãe você começou a comer e a dizer até que era bom. Você mudou o seu comportamento porque sabia que existiam pessoas que dependiam do seu exemplo.

Há uma diferença entre Embaixadora e Embaixatriz. Embaixatriz é a mulher do Embaixador, a Embaixadora é a mulher vestida de autoridade. Como Deus não tem neto, Ele também não tem nora! Você não é deste reino porque é casada com alguém que é autoridade. Você é filha dEle, filha do rei! Uma embaixadora representa uma nação, uma visão.

Você é embaixadora de Cristo, você representa o reino! Um cargo de confiança, de elegância, um cargo que a sua posição expressa a visão que Cristo tem. Alguém que representa uma nação, precisa representá-la com hábitos, costumes, roupas.

As embaixadoras e embaixadores são a grande maioria no nosso meio. Mas, temos uma exceção, que eu chamo de infiltrados. Quem eles são? São pessoas que têm um chamado específico para alcançar um determinado povo, então ele precisa, meio que, se fantasiar para se identificar com aquele povo e conquistá-los para o reino. Mas, alguns cuidados precisam ser observados para os infiltrados. Eles precisam negociar algumas coisas para serem aceitos. Um infiltrado, precisa comunicar o líder que é um, ele também precisa não perder o contato com a base, porque senão ele pode ver tanta coisa que, ao invés de influenciar ele é influenciado. Exige menos esforço para alguém me puxar para baixo do que eu o puxar para cima, por isso é importante o infiltrado estar ligado a base, estar firme.

Uma embaixadora deve obedecer e perceber algumas coisas para a sua vida. Hoje, eu quero tratar com você sobre como se veste uma embaixadora. Eu não estou falando com qualquer platéia, estou falando para uma elite.

A forma como você se veste comunica algo. Na era primitiva, quando tinham dois homens: um com pelo de urso e o outro com pelo de coelho, qual deles você iria respeitar?

A gente não precisa orar para entender o que uma mulher quer comunicar quando está vestida de vestido preto, meia arrastão e batom vermelho.

A gente sabe o que significa, às vezes, fingimos que não entendemos. Nós nos vestimos de acordo com aquilo que queremos comunicar, nos vestimos de acordo com aquilo que esperamos receber.

Um cuidado que devemos ter com a moda.

A moda tem um objetivo principal: distinguir você socialmente, culturalmente e economicamente. Aquele que tem mais condição, usa os recursos melhores. Mas, quando chegou a revolução francesa, os nobres tiveram um problema com a burguesia. O burguês começou a usar a moda dos nobres, assim tivemos a primeira reforma da moda. Toda vez que a burguesia conseguiu usar o que os nobres usavam, eles mudavam. E é assim até hoje. O ser humano fica lutando para fechar esse ciclo. O que nós precisamos é não ser escravos disso.

Inspiração é resultado de uma influência e, influência é resultado de uma associação. Se eu me associo a algo, aquilo me influencia a ponto de me inspirar.

Muitas vezes, as pessoas que fazem as roupas, viviam algum tipo de questão na sua sexualidade. Ou você acha que saia balonê foi criada por um homem que gosta de mulher?

Uma vez um jovem me perguntou se poderia assistir ao show da Beyoncé, aí eu perguntei a ele: “Coloca aí na internet ‘fãs da Beyoncé’. Pronto, viu? Você combina com eles?”, ele disse, “não”. Então, a influência que está sobre ela não é o que você quer sobre você. Tem coisa na vida que é só colocar no microondas e apertar o botão, já está pronto! E a gente fica querendo cozinhar. Tem coisas na vida, que são óbvias, são claras!

Quando você entra em um lugar, é o Rei da Glória entrando, então se vista como tal! Eu estou falando de excelência. Jesus era excelente em tudo o que Ele fazia.

A rainha de sabá entrou em êxtase quando viu a excelência do reino de Salomão. Ela já tinha ouvido falar, mas foi quando ela viu que a impressionou. Aquilo que você veste vai manifestar a excelência na sua vida.

Sobre as vestes de uma embaixadora. Alguns questionamentos:

Não pode roupa curta: O curto é relativo. O que é curto para uma não é curto para outra. Então o que é curto? Curto é tudo aquilo que você precisa segurar para subir a escada, ou puxar para sentar. Se não está curto, está o suficiente para cobrir o necessário.

Se não está curto, você pode levantar os braços para adorar sem problemas.

A Pérola está dentro da ostra no fundo do mar. Diamante está no fundo das cavernas. Ouro não está no meio da rua. O que vale mais: o que está na banca, na vitrine, ou na caixa de veludo? Mulher não precisa de jóia, ela só precisa só da caixinha de veludo, porque só a caixa já a encanta. Então, porque que a gente quer expor na banca o que é precioso?

Roupas justas.

Quando a bíblia diz que somos lavados no sangue de Jesus, não é justo e esticado é Justificado.

Mulher precisa de dois espelhos em casa, um pra ver de frente e outro de costas.

Dobrinha só é bonita em criança, ninguém precisa ver as suas dobrinhas.

Faça em casa os movimentos que você fará no lugar que estará. Sabe qual a roupa que está justa? Aquela que você não consegue vestir de pé!

Precisamos deixar a hipocrisia de dizermos que não sabemos a nossa anatomia, nós sabemos o nosso tipo de corpo e sabemos o que chama atenção.

Uma oração de consagração maravilhosa que você deve fazer ao olhar no espelho é: “Senhor, é para a Sua honra e Sua glória”, se você ficar tranquila, vai. Não fica esperando a liderança falar para você o que vai ser honroso na sua vida ou não. Roupa justa demais, em determinado tipo de corpo, vai acentuar alguma anuência sua.

Se quando você sentar ou levantar tem que esticar? Tá justa!

Tem gente que coloca uma roupa toda justa e não faz diferença nenhuma, mas tem outra que vai chamar atenção. O que é bom pra uma não é bom para outra.

Uma dica: Roupa clara com elastano faz celulite que você não tem.

Precisamos honrar o nosso corpo. O nosso corpo é digno de honra. O que honramos multiplica, o que não honramos, o que acontece? Esterilidade.

Quando honramos algo, isso significa que tratamos-o com distinção, como algo que tem valor. Desonrar é tratar como comum o que é especial.

Decotes: Onde é o decote?

A sua junção entre os seios é um convite para os homens. Quando a gente vê a junção dos seios, pensamos que somos mergulhadores. A junção dos seios é o limite do seu decote. Então, se você não quer que o seu irmão peque ou caia, cubra-os, por favor.

Insinuações: as roupas falam.

Uma blusa de ombro caído significa: eu estou pronta para me despir pra você. “Tomara que cai” diz o que? Tomara que caia! Você acha que o homem não entende isso? Nós entendemos!

São coisas que estão implícitas, a gente só não pensa sobre elas.

Lingerie: ela tem que ser cor da pele, preta ou branca. A vermelha, é para o seu marido. Vou lhe dizer, a pontinha do sutiã vermelho aparecendo já chama a atenção do homem. Sutiã de oncinha não é para adorar a Deus, é para deixar o marido feliz.

Sutiã, precisa ser da cor da roupa, para não chamar a atenção.

Roupas de banho.

Como eu sei que a roupa de banho está na media certa? Quando eu saio da água e eu não preciso ajeitar. Essa é a roupa de banho ideal.

Mostrar ou não o ventre? Ventre é lugar sagrado. Lugar de intimidade. Então, o seu ventre não é público.

Coerência com roupa e acessório.

Se eu estou de casaco, por que estou de sandália?
Ou está frio ou está quente. Tem que ser coerente!

Bolsas, são uma extensão do corpo.

Você é crente, você é excelente, então você não vai dizer que bolsa de mulher é uma bagunça. Porém, o que você faz? Usa uma necessaire grande, que possa colocar todas as coisas dentro e, assim, sempre que trocar de bolsa, apenas tirar a necessaire.

Considere o tamanho da galeria para saber quantos quadros você vai expor. O que significa isso? Divida o seu corpo em: cabeça, tronco e membros. E veja os acessórios e roupas que harmonizem e sejam coerentes. Não precisa expor tudo de uma vez. Por exemplo, veja o que pulseiras irá colocar, para que combine com o relógio e o cinto, porque ao baixar os braços eles ficarão na altura da cintura. Não coloque brincos, colar e tiara, é coisa demais só para a cabeça!

Transparência, às vezes, é mais sério do que mostrar tudo, porque insinua. Transparência é muito bonito, mas precisa ser bem trabalhado, precisa ser usado com algo por baixo que esteja composto.

Calça jeans tem determinados tipos de lavagem. Aquelas partes mais claras são feitas para aparentar um desgaste natural. Só que esse desgaste ilumina também. Uma mulher que tem perna fina, pode colocar uma calça com esse tipo de lavagem, com desgaste, que vai aparentar ter a perna mais grossa. Agora, uma lavagem que fica perto da virilha, vai estar clareando uma parte que deveria passar despercebida.

Calça jeans com lavagem no bumbum. Você quer que o seu bumbum pareça desgastado? E ela ainda ilumina. Então, evidencia.

Existe um equilíbrio no vestir e devemos ter boa aparência, mas com moderação. A boa aparência coloca para fora o que você tem por dentro, mas não devemos andar de qualquer jeito.

Aquele texto que diz que a mulher não deve usar adornos é para as casadas, as solteiras têm que se arrumar sim. Porque os homens de Deus estão dentro da igreja, não lá fora. Qual a expectativa de vida você tem? Quer casar com um executivo? Sendo assim, quantas línguas você fala? Sabe usar os talheres? Sabe se portar? Quer ser vergonha para ele? Então, se prepare para aquilo que você quer.

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA