Verbo FM

Amizades

por Perilo Borba

“Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau” (Provérbios 13.20)

Amigos são importantes e necessários, mas também são poderosos. Tal poder, o da influência, pode ser para o bem ou para o mal. Jesus selecionou os seus amigos: “Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando” (Jo. 15.14). Se Ele seleciona as suas amizades, acho que eu preciso também selecionar as minhas.

Sempre devemos amar e tratar bem todas as pessoas, estar prontos a ajudá-las, se as mesmas quiserem a nossa ajuda, orar por elas, aconselhá-las, etc. Seja sempre um bom colega, aja cordialmente com todos, sendo educado. Evangelize, discipule e também, claro, aprenda com cada pessoa… Mas, para permitir que alguém seja seu amigo, para estar na sua casa, na sua intimidade, para saber da sua vida, para ter preciosos momentos de comunhão… cuidado! Faça escolhas sábias.

Nunca confunda amar com “ser amigo”. Amar alguém não significa dizer que farei dele um amigo.

Renunciar amizades também pode fazer parte do seu processo de crescimento espiritual. Pessoas mudam. Mudanças podem ser para melhor (e devem ser), mas também podem ser para pior. Se alguém escolheu um caminho distante de Deus, significa que escolheu um caminho diferente do que eu escolhi. Como poderemos caminhar juntos? (Amós 3.3)

Não estou me referindo a destratar pessoas, julgando-as, condenando-as, não amando-as e tampouco acreditando no pior delas. Também não estou falando de “esquecê-las”, abandoná-las ou, sequer, não está disposto a dar uma “nova chance” caso mostrem frutos de arrependimento. Estou falando de amizade, de intimidade, de abrir o coração, de gastar tempo conversando, de compartilhar seus segredos, de investir tempo de comunhão juntos.

A associação que você tem certamente lhe influencia. Cuidado com o que você conversa, com o que você ouve, com o que você vê, com o que você lê, assiste, acessa. Enfim, cuidado com quem você anda! Como dizia minha vó: “Diga com quem andas e eu te direi quem tu és”.

Abaixo, um maravilhoso conselho do Dr. Fred Price no livro: Integridade – A Garantia do Sucesso:

“Se uma pessoa, em sã consciência, decide andar desordenadamente, afaste-se dela. Esse é um remédio amargo. Isso não significa que nós não devemos amar as pessoas ou que devemos ser rudes para com elas. Significa apenas que devemos manter delas uma distância suficiente para que elas não possam nos influenciar de forma negativa. Ainda podemos amá-las e orar por elas à distância. Esse é um preço que deve ser pago. E, de fato, esse é o verdadeiro amor, pois estaremos propondo um padrão moral e justo diante dessas pessoas, ao mesmo tempo em que nos recusamos a nos comprometer. Se a sua comunhão tem algum significado para elas, quando não se abaixar ao nível em que estão, irá força-las a subir ao seu nível (se quiserem sua amizade). O mundo precisa ver exemplos de bom comportamento, e precisa vê-los sendo vividos sem que sejam comprometidos”.

Para concluir, mais alguns versículos para a sua meditação sobre este tema:

 “Caso alguém não preste obediência à nossa palavra dada por esta epístola, notai-o; NEM VOS ASSOCIEIS COM ELE, para que fique envergonhado. Todavia, não o considereis por inimigo, mas adverti-o como irmão” (II Tessalonicenses 3.14-15)

“Não se deixem levar por esse papo de religiosidade. Deus fica furioso com pessoas que transpiram religião, mas não querem nada com ele. NÃO SEJAM NEM MESMO AMIGOS de pessoas assim” (Efésios 5.6-7 – A MENSAGEM)

“Não te associeis com o iracundo, NEM ANDES COM o homem colérico, para que não aprendas as suas veredas e, assim, enlaces a tua alma” (Provérbios 22.24-25)

“Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos APARTEIS de todo irmão que ande desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebestes” (II Tessalonicenses 3.6)

“Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros; refiro-me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo. Mas, agora, vos escrevo que NÃO VOS ASSOCIEIS com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais. Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgais vós os de dentro? Os de fora, porém, Deus os julgará. Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor” (I Coríntios 5.9-13)

“Bem-aventurado… o que não se assenta na roda dos escarnecedores” (Salmos 1.1)

“Não vos enganeis, as más conversações corrompem os bons costumes” (I Coríntios 15.33)

“Fuja dos desejos malignos e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, COM AQUELES QUE, de coração puro, invocam ao Senhor” (II Timóteo 2.22 – NVI)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!