Verbo FM

Desconecte para se conectar

por Perilo Borba

Hoje, concluí mais uma temporada de aulas na Escola de Ministros Rhema, sobre “Comunicação no Ministério”, na EMR em Salvador-BA, com uma turma maravilhosa e bem animada, assim como também eram as turmas em Maceió, Brasília e na querida Campina Grande.

Concluo essa matéria falando acerca do nosso uso da internet, não só como ministros, mas como cristãos. E, é sobre um dos cuidados sobre os quais advirto os alunos que desejei publicar este post: qual o tempo que temos gasto com o uso da internet e de suas “ferramentas”, como as mídias sociais, por exemplo?

Nosso tempo é muito precioso e temos que utilizá-lo da melhor maneira possível, sempre com um fim proveitoso. É bem verdade que devemos sim ter momentos de descanso e desopilar ou desparecer, bem como nos divertir também.  Mas, precisamos vigiar para não exagerarmos.

Se estamos precisando nos esforçar muito para desligar um computador, guardar um tablet ou smartphone, desconectando-nos do “mundo virtual”, é possível que possamos já está até viciados. Vamos remir o nosso tempo e exercer domínio próprio, usando esse meio precioso e poderoso de comunicação, fonte de pesquisa e interação de maneira equilibrada e saudável.

Certa vez, fui almoçar com minha esposa, os meus pais e o meu irmão e cunhada em um restaurante na nossa cidade. Ao chegarmos, sentamos ao lado de uma mesa na qual havia cerca de 10 estudantes, adolescentes ainda fardados, pois possivelmente tinham acabado de sair da escola. Por incrível que pareça (e deve parecer, não podemos deixar se tornar normal), os 10 estavam com o celular na mão. Havia um silêncio absoluto na mesa, ninguém falava e nem olhava para ninguém, apenas os dedos se moviam rapidamente nas telas touchscreen daqueles aparelhos.  Eu até pensei: “Tomara que, pelo menos, eles estejam online de bate-papo entre si”.

Aquela cena nos chamou a atenção e me marcou bastante. Percebi que, muitas vezes, eu mesmo estava caindo neste erro, priorizando a comunicação interpessoal pelo meio mais impróprio para a ocasião, o virtual. Quanto tempo nós desperdiçamos de comunhão pessoal com as pessoas, muitas vezes dentro da nossa própria casa com familiares, porque não conseguimos nos desgrudar do whatsapp, facebook, instagram, etc.?

Essas são ferramentas maravilhosas e muito benéficas, mas podem se tornar uma prisão ou um vício que nos impedirá de ter comunhão pessoal com nosso próximo e, muitas vezes, até com Deus, em oração.

Vou encerrar este post citando o seguinte versículo:

“…não quero escrever-te com tinta e pena. Espero, porém, VER-TE brevemente, e FALAREMOS FACE A FACE” (III João 1.13-14) – Obs.: FACE aqui é em português mesmo, e não a abreviatura de Facebook (risos)

Talvez, se João tivesse escrito esta carta hoje, possivelmente seria um e-mail ou uma “mensagem em off”, e ele teria substituído os termos “tinta e pena” por algo bem mais “moderno”.

Graças a Deus pela internet e pelos demais avanços tecnológicos que nos permitem manter contatos e relacionamentos distantes. Mas, NADA SE COMPARA AO FACE A FACE. O estar junto, inclusive fisicamente, para conversar, sorrir, fazer uma refeição, olhar nos olhos, abraçar quando chega e quando se despede, é o melhor para qualquer relacionamento, seja ele conjugal, de amizade, trabalho, etc.

Ontem desfrutei disto. Há muitos anos que não via um grande amigo de infância. Nos falávamos apenas pela internet. Ao vim para a cidade onde ele está morando, marcamos de nos encontrar. Jantamos juntos, compartilhamos das bênçãos de Deus, relembramos histórias, colocamos os papos em dia e aprendemos bastante um com o outro. E só lembrei de que eu tinha um celular quando pedi para o garçom nos fotografar com ele. O “face a face” é incomparável!!!

Que o Whatsapp e as mídias sociais, mesmo sendo bons demais, nunca substituam a convivência pessoal. Por fim, indico a todos que assistam e compartilhem o vídeo abaixo, de uma campanha lançada nos EUA com o tema: “Desconecte para se conectar”. Te muita gente que precisa se desconectar, agora mesmo (assista ao vídeo antes) para aproveitar a companhia de quem mora debaixo do mesmo teto.

1 Comentário

  • Bom demais o texto, e esse vídeo que mostra dois fatos muito sérios.
    Que não venhamos perder a essência e a importância da comunhão.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!