Filhos sábios

Postado em
0
569

por Perilo Borba

*Trecho do Livro: Sábias Prioridades 

“O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedor não atende à repreensão”. (Provérbios 13.1)

“Grandemente se regozijará o pai do justo, e quem gerar a um sábio nele se alegrará. Alegrem-se teu pai e tua mãe, e regozije-se a que te deu à luz” (Provérbios 23.24-25)

Filhos sábios são a alegria da casa. Eles são troféus para os pais! Isto não quer dizer que os filhos devem ser quem seus pais querem que eles sejam, mas devem ser quem Deus quer que eles sejam. Mesmo que isto contrarie o sonho dos seus pais, o próprio Deus será responsável por conhecê-los. Afinal, contra frutos não há argumentos!

Porém, filhos sábios, acima de tudo, honram os seus pais e os obedecem naquilo que é justo perante Deus, que não contraria a vontade de Deus e a Palavra dEle, mesmo que contrarie as suas próprias vontades (Efésios 6.1-3). Filhos viverão longos e felizes dias sobre a terra!

Honrar os pais é, sem dúvida, uma ação sábia. Honrar significa conceder peso ou maior importância às palavras daquelas pessoas. É buscar fazer de tudo para agradá-los, satisfazê-los, é ser grato, é amar, respeitar, compreender e exaltar as qualidades desconsiderando os defeitos. Enfim, é saber aprender com eles e priorizá-los.

Se os seus amigos estão tomando o lugar dos seus pais, estas amizades não são boas e lhe levarão ao fracasso em alguma (s) área (s) da sua vida. A única pessoa que toma o lugar dos seus pais é o seu cônjuge, porque, para se unir a ele em casamento, ambos, “deixam” pai e mãe. Mas, vale ressaltar: isto é após o casamento. Antes disso, o namoro ou noivado não deve ser uma prioridade acima do relacionamento com os seus pais.

Priorize os seus pais, considere o que eles dizem, seja carinhoso com eles, dê tempo para ter comunhão com eles, obedeça-os seguindo Deus e você verá que vale a pena. Isto é sabedoria, isto lhe fará ter uma família feliz!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA