A palavra de fé que pregamos

Postado em
1
19349

BANNER-MARCELO-SARAIVA_4-580x1571Uma das grandes verdades ensinadas pelo apostolo Paulo refere-se à Integridade da Palavra de Deus, e em toda a Bíblia esse fato é propagado por aqueles que tinham comunhão com Deus.

Existem inúmeros textos tanto no Antigo bem como no Novo Testamento nos exortando e/ou estimulando a aceitarmos e acreditarmos em Sua Palavra observe:

“Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei “-  (Isaías 55.11.)

Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação “- 1 Timóteo 4.9

“Prostrar-me-ei para o teu santo templo e louvarei o teu nome, por causa da tua misericórdia e da tua verdade, pois magnificaste acima de tudo o teu nome e a tua palavra” – (Salmos 138.2)

A grande verdade é que a Palavra de Deus é integra,poiso Deus que a falou é Integro, portanto Ele está compromissado com Sua Palavra.

A Bíblia diz: …. Eu velo sobre minha Palavra para a cumprir…

Outra grande verdade referente a Palavra de Deus é que ela é chamada de Palavra da Fé.Isso mesmo, ela é classificada, intitulada de PALAVRA DA FÉ, observe no texto abaixo:

Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.  Romanos 10.8-11

Porque Paulo classificou a Palavra de Deus como Palavra da Fé?

Por que a Sua Palavra gera fé, convicção, certeza como o texto de Romanos capítulo dez, versículo dezessete diz claramente que: …a fé vem…

“Portanto, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo”.Romanos 10.17 – Almeida 21

Perceba a expressão no texto de Romanos capitulo dez: …a palavra da fé que pregamos.

Observe também que fé é o resultado de termos comunhão com a Palavra de Deus. Paulo não pregava qualquer palavra, não era qualquer mensagem, mas uma mensagem que gerava Fé nos ouvintes. As pessoas ficavam convictas sobre as coisas de Deus.

Veja um texto de Atos dos Apóstolos:

“Em Listra, costumava estar assentado certo homem aleijado, paralítico desde o seu nascimento, o qual jamais pudera andar. Esse homem ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos e vendo que possuía fé para ser curado, Disse-lhe em alta voz: Apruma-te direito sobre os pés! Ele saltou e andava”.  (Atos 14.8-10)

Paulo Fez Três Coisas:

  1. 1.    Pregou a Palavra
  2. 2.    Viu que o homem tinha fé para ser cura
  3. 3.    Disse ao homem para levantar-se

O Homem Fez Três Coisas:

  1. 1.    Ouvi Paulo pregar
  2. 2.    Recebeu a fé por meio da Palavra
  3. 3.    Levantou-se curado pela Fé

Esse homem não ouviu qualquer mensagem, mas a Palavra de Deus que é Viva e Poderosa, ele ouviu “A Palavra da Fé”. Esse é um dos motivos das pessoas não receberem cura ou qualquer outro benefício de Deus, pois não estão ouvindo uma mensagem que gera fé e sim dúvida.

Outro texto que nos mostra o tipo de mensagem pregado por Paulo é o de Gálatas, vejamos:

Pregação da Fé

“Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado? Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne? Terá sido em vão que tantas coisas sofrestes? Se, na verdade, foram em vão. Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?”   (Gálatas 3.1-5 )

Paulo fez as seguintes perguntas:

  • Recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
  • Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?

Observamos que existem uma mensagem que gera fé, isso mesmo quando a mensagem é ministrada de forma correta gera fé para que as pessoas recebam algo da parte de Deus. Se a fé vem pelo ouvir então dúvida também vem pelo ouvir. Dúvida, incerteza, descrença, desconfiança e muitas outras coisas vem pelo ouvir.

“Crentes Incrédulos”

É por isso que existem “Crentes Incrédulos”.

Essa afirmação pode parecer “paradoxal”, como pode um crente incrédulo? Pelo seguinte fato:

  • É possível crer que Jesus salva, mas não crer que o mesmo Jesus cura os salvos.
  • É possível crer que Jesus arrebatará a Igreja, mas não crer que é desejo Dele suprir todas as nossas necessidades.
  • É possível acreditar no perdão dos pecados, mas não acreditar que Aquele que perdoou é poderoso para nos livrar.

Então existe“crentes incrédulos”, pois creem em uma parte do evangelho, mas não creem na sua totalidade.

Quando olhamos para o ministério do Senhor Jesus era isso que acontecia, seus ouvintes ficavam confiantes em Deus.

Somente um tipo de pessoa (atitude) não conseguiu ser alcançado pelo poder da Palavrada Deus, que foram os religiosos. Todo aquele que se aproximava de Cristo desejoso das coisas de Deus e com o coração sincero e aberto era alcançado por Ele.

Não devemos acreditar parcialmente na Palavra de Deus. Devemos aceitar a totalidade do poder de sua Palavra, para desfrutarmos de uma caminha bem-sucedida agora.

Glória a Deus! Podemos confiar em Sua Palavra e receber todos os benefícios que Deus tem para nós.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA