Descansando na sombra do Baobá

Postado em
1

Nunca vou esquecer quando vi o velho baobá pela primeira vez, era a árvore mais linda que já vi na vida.

O baobá é uma das imagens mais simbólicas da África e são chamados de “árvore da vida”, porque tem uma vida muito longa: vive entre um a seis mil anos. Ela é capaz de fornecer abrigo, comida e água para os animais e muitos que vivem nas savanas africanas. O que é mais extraordinário é que o Baobá pode chegar a 30 metros de altura, seu tronco pode ter até 7 metros de circunferência e, pode armazenar até 120 mil litros de água em seus troncos.

Assim, durante a estação chuvosa os baobás são capazes de produzir frutos e, mais tarde quando tudo à sua volta está seco e estéril ele está cheio de água. Quando viajamos para o litoral os Baobás nos chamam muito a atenção e nos traz a memória do que acontece na sombra do Baobá.

Ali acontecem as reuniões dos anciões, acertos e desacertos, decisões são feitas para a comunidade local, alguns lugares você encontra uma sala de aula embaixo da sombra do baobá, e assim por diante.

Por tudo isto, a sombra do Baobá pode representar nosso ano. Temos muitos projetos, muitas coisas acontecendo e assim como o baobá é testemunha de tudo que acontece na aldeia cremos que este ano será também testemunha de tudo que Deus estará fazendo através de nós. Por outro lado, nós podemos aprender com o baobá e reter muita coisa que Deus tem colocado nas nossas vidas para produzir fruto e ser útil o ano todo. Podemos, como o baobá, estar abastecido dos suprimentos de Deus enquanto ao nosso redor as coisas estão secas, áridas e difíceis, podemos servir de sombra e acolher muita gente, podemos ser benção onde estamos plantados e podemos usar nossa provisão para abençoar aos que estão ao nosso redor.

O baobá por causa de sua longevidade e de todos os benefícios que traz para a comunidade é considerado sagrado para algumas etnias. A diferença conosco é que o Deus que criou o baobá, é o nosso criador. O Deus que colocou o baobá nestes lugares tão difíceis com o propósito de ajudar tantas vidas é o mesmo que nos coloca em lugares estratégicos porque Ele tem um proposito em nossas vidas. O Deus que dá ao baobá até 6 mil anos de vida é o mesmo que dá aos seus filhos a vida eterna.

Que Deus nos ajude neste ano a usar tudo que Ele tem nos dado para servir e glorificar o Seu nome onde Ele tem nos colocado e assim como o baobá possamos ser testemunhas do que Ele mesmo vai fazer este ano não apenas em nossas vidas mais na vida de muitas pessoas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA