Verbo FM

Rumo a Fortaleza de Massada

16406713_1614855915207815_5297191405643975514_n

Segunda, 30 de Janeiro de 2017,

A Fortaleza de Massada foi o primeiro destino da 1ª Caravana Verbo da Vida à Terra Santa neste dia.

Massada em hebraico significa Fortaleza. Construída no topo de alta uma colina, possui cerca de 520 metros acima do Mar Morto, foi  construída  por Herodes, o Grande como um local de refúgio.

De difícil acesso e fortemente fechada, só entraria em Massada quem fosse convidado. Esta fortaleza serviu de abrigo para resistência judaica contra perseguição de Roma. Cerca de mil  judeus habitaram em Massada entre os aposse 66 d.c até 73. Quando foi invadida pelos romanos que tentavam capturar os judeus, no entanto, ao entrarem; encontraram estes judeus mortos, pois preferiram matar-se a entregar-se.

16463303_1614431301916943_3589092511961667504_oA subida à Fortaleza pode ser através de uma trilha que leva cerca de 1h e 30 min, ou através de um moderno teleférico. Ambas oferecem uma vista espetacular – de um lado o Mar Morto, de outro, a paisagem desértica.

O grupo subiu pelo teleférico, guiados por Dafn Breuer que explicou a importância histórica e aspectos referentes à engenharia e construção do local.

A manutenção do local tinha sempre que estar impecável. Na verdade, Herodes vinha raramente à Massada, talvez dez vezes em toda vida. Porém, todos os dias do ano tudo tinha de estar pronto ao seu gosto. A limpeza, decoração, a dispensa, a cozinha tinha que estar preparada com seus pratos preferidos como se ele fosse chegar a qualquer momento.

16299757_1614431565250250_7259078316208095593_oIsso nos faz pensar que é da mesma forma que devemos estar preparados para receber a Jesus. Não sabemos o dia da sua volta. Nestes últimos dias temos tido a consciência que está cada vez mais próximo, porém devemos viver como se Ele fosse voltar hoje.

Nas ruínas da antiga sinagoga nosso grupo pode encontrar um escriba fazendo cópias à mão da Torá da forma que era nos tempos bíblicos e ainda acontece em várias sinagogas.

Neste local Dafne relatou um dos momentos mais dramáticos de Massada.

“Foi uma decisão difícil para aqueles que estavam ali. E os homens se reuniram e perguntaram o que seria melhor serem presos e levados à Roma como escravos servindo de escárnio para o povo, ver suas mulheres violentadas e seus filhos serem vendidos ou morrerem como homens livres.

No judaísmo o suicídio não é algo aceito, pois o homem é criação de Deus e não se pode destruir a criação de Deus. Pessoas que tiram suas vidas não podem nem ser sepultadas junto com os demais, são sepultadas em um lugar à parte.

Os homens decidiram então que tirariam suas próprias vidas. Muitos veem isso como um ato de bravura e resistência. Mas podemos pensar que eles poderiam ter orado e esperado no Senhor. Não poderemos saber, mas talvez se eles tivessem crido no último minuto o Senhor poderia intervir, como fez tantas vezes na História de Israel. É o que penso. Mas de fato quando os soldados entraram encontraram estes judeus mortos.

MAR MORTO

16387933_1614854178541322_8673754584956463475_nA parte da tarde foi separada para além do almoço, uma visita à paia do Mar Morto. O sol deu sinais, a temperatura da água subiu um pouco favorecendo os corajosos que não perderam a oportunidade de tomar banho nesta maravilha da natureza.

O mar morto encontra-se na região onde estão assinaladas as cidades de Sodoma e Gomorra, destruídas por um juízo divino.

“O pecado em Sodoma e Gomorra havia ultrapassado os limites. Eram muitos, o povo era rebelde e sem temor. Deus então retira Abraão e sua família, bem como a família de seu sobrinho Ló. Mas a mulher deste desobedeceu a ordem de Deus e olhou para trás convertendo-se em uma estátua de sal. Quando recebemos o chamado de Deus, não podemos olhar para trás. A desobediência nos traz dano e juízo. “Ministrou Pr. Carlos Alberto.

O Mar Morto tem um percentual de 30% de salinidade o que impede que haja qualquer tipo de vida em suas águas. Em nenhum outro local do mundo isso acontece. Além do sal o mar possui outros minerais como enxofre, magnésio, lítio que tornam as águas medicinais. O banho não deve durar mais que 15 minutos e pessoas com pele sensível devem evitar. Não se deve também mergulhar no mar porque a água causa irritação nos olhos.

Mas o Mar Morto oferece a oportunidade única de não afundar nas águas. Pois devido à densidade, o corpo boia. Também é possível ter a sensação de “sentar” no mar. Andar sobre as águas como Jesus e Pedro fizeram não é possível, a menos que a pessoa tenha fé para isso.

“Se você tiver fé o suficiente, nós garantimos todos os milagres em Israel.” Afirmou Dafne descontraidamente.

16388095_1614854231874650_1596961911391894881_nO Mar Morto também oferece um cosmético natural que é a sua lama. É costume os banhistas cobrirem o corpo com essa lama e posteriormente tirarem apenas com água doce. A lama deixa a pele hidratada de uma forma muito especial. Dessa lama são retirados os princípios ativos dos famosos cosméticos do Mar Morto.

Nosso grupo se divertiu muito brincando com essa lama. Como é saudável quando os irmãos estão unidos e a diversão é nos princípios do Senhor! Que dia alegre!

Existe uma profecia de restauração para o Mar Morto. Em Ezequiel  47:8

“Então me disse: Estas águas saem para a região oriental e, descendo pela Arabá, entrarão no Mar Morto, e ao entrarem nas águas salgadas, estas se tornarão saudáveis.”

SHOW DE LUZES

À noite o grupo assistiu ao Show de Luzes na Torre de Davi. Projetado nas paredes da torre com um sistema inovador e ultramoderno,  o espetáculo conta a História da cidade de Jerusalém. Uma experiência única!

Não são permitidas fotos ou filmagens durante a apresentação.

Uma curiosidade: Foi neste local que  o DVD Tetelestai do Ministério Diante do Trono foi gravado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!