A verdadeira religião

Postado em
0

Por: Armando Sena

O termo Religião vem do latim ¨religare¨, tem o significado de religação. Essa religação se refere a uma nova ligação entre o homem e Deus. Mas, no entanto em nome da religião temos visto conflitos, dor, disputas pelo poder e morte. A história nos mostra o quanto os homens se afastaram de Deus e do seu proposito dentro da própria religião.

Muito sangue já foi derramado em nome da religião, muitas pessoas foram infiéis a outras em troca de uma posição religiosa que lhes possam dar alguma influencia ou poder. E muitos lideres religiosos se engodaram na cobiça e ganancia, de modo que o mundo chega a falar mal do caminho da verdade conforme escreve o apostolo Pedro em sua segunda carta (II Pedro 2:1-2).

Então afinal de contas, qual a verdadeira Religião segundo as Escrituras?Será uma denominação? Um grupo cercado de dogmas? O que de Fato Deus nos ensina sobre a verdadeira religião?

Vejamos alguns textos das escrituras sagradas que a meu ver mostram com clareza o que de fato o termo religião representa. Bem, o Povo de Israel conhecia muito bem a respeito das praticas do jejum, porem no livro do Profeta Isaías, desde o inicio vinha sendo denunciado o pecado do povo e o quanto eles estavam honrando com seus lábios, mas o coração estava distante do Senhor (Isaías 1:11, 15,16; Isaías 29:13). É possível estarmos tão envolvidos com os dogmas, praticas e ativismo religioso que venhamos a nos esquecer do principal que é narrado no contexto em Isaías a respeito do povo de Israel, porem muito importante nos nossos dias.

Isaías 58:6-10 nos mostra o jejum que Deus escolheu! É maravilhoso que tudo está relacionado com fazer algo pelo próximo! Veja só: soltes as ligaduras da impiedade, desfaças o jugo, deixe livre os quebrantados, repartas teu pão com o faminto, recolhas em casa os desterrados, vendo o nu o cubras, não te escondas do teu próximo e logo em seguida vem o resultado: “Então romperá a tua luz como a alva e serás curado , a justiça irá adiante de ti e a glória do Senhor será a tua retaguarda” . E o texto continua dizendo : “Então clamaras , e o Senhor te responderá , gritarás e o Senhor dirá : Eis-me aqui !” se deixares o jugo , e o estender o dedo (julgar o irmão) , e abrires tua alma ao faminto , e fartares a alma aflita . Vemos que segundo as escrituras Deus estabelece um padrão sobre a verdadeira religião focada em prol do ser humano , do próximo.

Não encontramos apenas em Isaías textos que retratam estas verdades. Podemos ver Jesus falando a respeito da parábola do bom samaritano em Lucas 10:25-37. O texto é muito claro quando destaca a pergunta do doutor da lei no verso 25 : “Mestre , que farei para herdar a vida eterna?” Jesus responde com uma pergunta simples:” O que está escrito na lei , como lês ?”. Aquele doutor da lei imediatamente declara dois mandamentos que resumem a lei : Amaras a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo . Então Jesus conta a respeito de um homem que foi assaltado e deixado a beira do caminho quase morto. E ele segue sua narrativa citando o descaso do sacerdote e do levita para com o individuo assaltado. Mas mostra o que o samaritano fez em favor do homem nos ensinando que o ser humano é a razão que move a verdadeira religião e não as praticas dogmáticas em si.

O Apostolo Paulo faz uma citação bastante relevante sobre o assunto : “Recomendaram-nos somente que nos lembrássemos dos pobres , o que também procurei fazer com diligencia” (Gálatas 2:10) . Esta mais do que claro que além de ser um homem da palavra , Paulo era um praticante da verdadeira religião .

O texto de Tiago é sem duvida a meu ver o mais claro no tocante a importância desta pratica , que é algo muitas vezes deixado de lado , mas não pode ser negado pela igreja de Jesus ! Ele diz que “Aquele que atenta bem para a lei perfeita , a da liberdade , e nela persevera , não sendo ouvinte esquecido , mas praticante , este será bem aventurado em tudo o quanto realizar. Se alguém cuida ser religioso , e não refreia a sua língua , antes engana o seu coração , a sua religião é vã. A religião pura e imaculada (portanto verdadeira) para com nosso Deus e Pai é esta : Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições, e guardar-se incontaminado do mundo ”(Tiago 1:25-27).

Baseado nestes textos tão claros fica notório que o foco de Deus é o ser humano e não as instituições em si .Porem não devemos esquecer que Deus está envolvido na igreja como Organismo (corpo de Cristo) e organização (Instituição) com um padrão , liderança e normas a serem executadas, pois Afinal de contas , é bíblico nos congregarmos em uma igreja local , e nos submetermos a uma liderança como podemos verificar nestas referencias a seguir : Na cidade de Antioquia havia uma igreja cheia da graça de Deus de modo que ali eles foram chamados pela primeira vez de cristãos , e nos mostra sobre a importância de estarmos juntos congregados como uma família que de fato somos (atos 11:19-26) ;Na mesma igreja em Antioquia Paulo e Barnabé foram separados pela liderança local para a obra que Deus os tinha chamado , mostrando sobre a importância de nos submetermos a uma liderança local (Atos 13: 1-4) ;

Na igreja em Jerusalém houve uma reunião liderada pelo Pr. Tiago com presenças de Pedro , João e também Paulo. O assunto foi a respeito de coisas ligadas à lei no tocante aos gentios , sobre como deveriam proceder. Podemos ver que a área de atuação da igreja era muito ampla , pois atendia tanto a parte doutrinaria , como a respeito do chamado para o ministério e claro o cuidado com os pobres e necessitados focando-se sempre em todos os aspectos em como fazer a vontade de Deus em prol do ser humano (Atos 15:3-8,13,22-32) e por fim tanto em Hebreus (Hebreus 10:25) , quanto em Atos (Atos 2:42-47 ; Atos 4:32-37) A igreja é reunida na importância do congregar e perseverar como uma família , isto é , juntos.

Concluímos então que como igreja de Jesus , tanto lideres , quanto aqueles que são liderados tem um papel importante na sociedade de praticar a verdadeira religião . Existe um ministério que foi confiado por Jesus para cada crente no corpo de Cristo , que é o ministério da reconciliação , onde mostramos ao ser humano , seja nosso vizinho, amigo de trabalho , familiar , ou um desconhecido que ele foi religado a Deus em Cristo Jesus ! (II Coríntios 5:16-21). Vamos contar para as pessoas através de nossas palavras e nossas vidas a respeito do evangelho de Cristo , poder e salvação para todo o que crê !

“Não me envergonho do evangelho , pois é o poder para salvação de todo aquele que crê” ! (Romanos 1:16).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA