Pane seca

Postado em
1
2228

por Perilo Borba

chapecoenseTodos nós, certamente, nos entristecemos bastante na semana passada, devido o trágico acidente do avião em que viajava, para a Colômbia, o time de futebol da Chapecoense, convidados e jornalistas.

Tanto pela minha “veia jornalística”, quanto por gostar muito de futebol, em meio a toda comoção e grande compaixão, intercessão pelos familiares e pelos sobreviventes, também consegui acompanhar, sempre que possível, as notícias, relatos de familiares e de pessoas próximas das vítimas, as atualizações sobre as investigações e até uma parte da transmissão do velório na Arena Condá.

Dentre tantas coisas emocionantes e chocantes, a suspeita de “pane seca” (falta de combustível) ter sido a causa do acidente também muito me impressionou. Bem mais do que isso, levou-me a fazer algumas reflexões. Dentre elas, uma que gostaria de compartilhar:

planoNo plano de vôo, segundo documento exibido pela imprensa, a autonomia do avião declarada era exatamente igual ao tempo estimado para chegar no destino. Ou seja, além de desobediência à lei, era um grande risco e uma tremenda irresponsabilidade.

Agora, reflita comigo…

“Espiritualmente falando”, já parou para pensar que o motivo da queda ou do fracasso de alguns cristãos é uma “pane seca”?

Queremos chegar a certos destinos… temos sonhos, alvos, promessas da parte de Deus. Até começamos bem, mas, até onde vai a nossa autonomia? Não podemos e nem devemos ousar ser independentes de Deus. Só nEle estaremos cheios e melhor abastecidos.

Não tracemos os nossos próprios “planos de vôo”. É melhor que nos preparemos para cumprir os planos traçados por Deus. Estes, felizmente, não nos proporcionam muita autonomia, pelo contrário, requerem que, constantemente, estejamos nos abastecendo.

Você tem parado para abastecer? De quê? Que tipo de combustível espiritual nos fará voar seguramente rumo ao cumprimento do plano de Deus para a nossa vida? Afinal, “Ele é quem sabe os planos que tem ao nosso respeito, são de paz e não de mal, e nos farão chegar no destino que planejamos” (Jr. 29.11).

1- Encha-se da Palavra
“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus” (Mt. 4.4)… “Habite ricamente em vós a Palavra de Cristo…” (Cl. 3.15)
2- Encha-se do Espírito
“Enchei-vos (continuamente) do Espírito, falando entre vós com salmos, hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo ao vosso Deus e Pai, em nome do Senhor Jesus Cristo, submetendo-vos uns aos outros no temor do Senhor” (Ef. 5.19-21)

Infelizmente, alguns cristãos estão se enchendo, da Palavra e do Espírito de Deus, apenas quando congregam, arriscando passar a semana inteira, até o Domingo seguinte, no alto. Por isso, muitas vezes, caem. Ninguém consegue ter tanta autonomia espiritual assim…

Congregar é fundamental. Na nossa igreja local, somos bem abastecidos. Caso consigamos cultuar também durante a semana, melhor. Mas, ainda não será o suficiente.

Como muito bem fala o meu pastor, João Roberto, Jesus ensinou a orar assim: “…o pão nosso DE CADA DIA nos dai HOJE”. Ele também disse: “Estarei convosco TODOS OS DIAS até a consumação dos séculos”. Pense nisso! Se Ele disse todos os dias, por que querer estar com Ele apenas todos os Domingos? Ou só alguns dias da semana?

Diariamente, precisamos nos encher, mas isso requer tempo para algumas paradas estratégicas e rotineiras. Não queira buscar a Deus somente em “estado de emergência”… “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar. Invocai-O enquanto está perto” (Is. 55.6)

Leia, estude e medite na Palavra de Deus. Reconheça a presença dEle em todo tempo e lugar, estando consciente de que o Espírito Santo habita em você. Renda graças por tudo, louve, adore, tenha tempos de oração, comunhão, jejum… Ainda assim, por estar no mundo, você passará por algumas “turbulências”, mas, por estar cheio, haverá bom ânimo e nenhuma delas lhe impedirá de chegar até o seu destino.

Por isso, ao longo dessa longa viagem da vida… Pare! “Escolha a boa parte”… O véu foi rasgado, a pista está livre! Diariamente, “aterrisse” sempre que possível e abasteça-se. Assim, você voará mais alto, mais longe e, com certeza, não cairá em tempo algum!

“ENCHEREI o meu coração com as Tuas Palavras, assim, não pecarei contra Ti” (Sl. 119.11)

 “Fizeste-me conhecer os caminhos da vida, ENCHER-ME-ÁS de alegria na Tua presença” (At. 2.28)

“a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que ENCHE todas as coisas, em toda e qualquer circunstâncias” (Ef. 2.22)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA