Verbo FM

Ministério Prático

BLOG SAMIA ROCHA-04
Você é um Ministro? Então você precisa saber o que é Importante! Estamos vivendo dias em que existe uma busca desenfreada por: ministério, ministrar, chamada, púlpito, ser professor, pastor, missionário, enfim… Não estou dizendo que essas coisas não são boas, porque o próprio Paulo afirmou que quem aspira ao episcopado, excelente obra almeja (I Timóteo 3.1).Mas, já que estamos falando sobre Paulo, o grande apóstolo e o responsável pela revelação da maior parte do Novo Testamento, podemos nos firmar e confiar no que Deus o usou para escrever, não é verdade?Muitas pessoas, que são chamadas por Deus, caem em um terrível equívoco quando acham que a coisa que Deus mais está requerendo delas é uma grande unção e poder! Só que isso não é uma verdade, em sua totalidade.No livro de Eclesiastes 7.1 está escrito: “Melhor é a boa fama (bom caráter, bom nome, boa reputação, bom procedimento) do que o unguento (unção) precioso”.

Estamos tão atraídos e embevecidos pela maneira que algumas pessoas fluem e quanta revelação elas têm, que estamos promovendo pessoas assim, baseando-nos naquilo que Deus diz que não é o critério principal, deixando de lado pontos preciosos que realmente precisam ser considerados.

Agora, eu falei que Paulo também menciona algumas coisas sobre isso, e uma dessas referências encontra-se exatamente em I Timóteo 3.1-14, quando ele dirigiu uma palavra de instrução para Timóteo sobre quais DEVRIAM SER OS CRITÉRIOS para se escolher alguém para o serviço na obra do Senhor! E de todas as coisas que ele listou, apenas uma fala sobre ser apto para ensinar, todas as outras falam sobre critérios de comportamento e de caráter, que deveriam ser observados antes de se estabelecer alguém em uma função ministerial! O próprio Paulo, nesse mesmo texto,disse que a maneira como nós conduzimos a nossa casa e a criação dos nossos filhos estará sendo refletida na maneira como conduzimos as coisas de Deus (igreja)!

Paulo também falou, aconselhando o seu “filho” Timóteo, a se tornar um exemplo para os fiéis, em quê? Na unção? Na habilidade de ministrar? Na habilidade de influenciar pessoas com os seus argumentos, eloquência e por aí vai? NÃOOOOO!! Definitivamente, NÃO!

Ele disse que Timóteo desenvolvesse a si mesmo, em meio a tudo aquilo que ele estava vivendo e presenciando naqueles dias, para que ele mesmo não entrasse no que todos eles estavam entrando. A instrução foi: seja um exemplo de fé, pureza, procedimento, amor, estabelecendo as verdades das escrituras na sua própria vida (I Timóteo 4.12).

Paulo não estava querendo que Timóteo fizesse isso para que ele fosse diferente dos outros, apenas, mas também para que ele construísse uma estrutura dentro dele a fim de que, quando pressões ou tentações de ser ou fazer o que as pessoas estavam estabelecendo como prioridades que desvirtuavam daquilo que Deus o havia chamado, não prevalecesse dentro do seu coração.

Agora, eu pergunto: será que estamos vivendo essa realidade hoje em dia? Ou será que toda a nossa “vida ministerial” se resume ao tempo em que passamos atrás de um púlpito, ao invés de entendermos que, além de estudarmos para pregar, devemos estudar para viver?

Um púlpito não é um lugar onde pessoas devem falar o que elas querem, mas sim onde devem FALAR O QUE DEUS QUER. Para que você fale o que Deus quer, é necessário que você tenha caráter, porque nem sempre vai ser o que as pessoas querem ouvir ou aquilo que é agradável de ser dito. Paulo, alertando Timóteo sobre isso, disse que MUITOS se cercariam de mestres para fazer coceiras nos seus próprios ouvidos, ou seja, falar apenas o que eles queriam ouvir (II Timóteo 4.3).

Agora, me responda: de quem você acha que Deus vai cobrar mais nesse caso? Dos ouvintes ou dos mestres? É claro que vai ser dos mestres. Em Tiago 3.1 podemos ler que os mestres vão receber maior juízo. Isso mostra, mais uma vez, que ministros não são chamados para falar qualquer coisa, de qualquer maneira, mas sim falar o que Deus quer que eles falem, da maneira que Ele quer que eles falem.

Paulo, também falando para Timóteo, o alertou sobre o dever de “manejar bem a Palavra” (II Timóteo 2.15). Geralmente, quando lemos essa passagem, pensamos apenas em como abrir a Bíblia e dizer o que está escrito! Mas, manejar bem a Palavra é também você saber como aplicá-la e estabelecê-la nas mais diferentes situações da sua vida!

Púlpito não é palco onde você desempenha um papel; ele é uma plataforma onde através daquilo que você é e foi chamado para fazer, alavanca vidas, lançando, semeando palavras, que construirão a realidade do propósito de Deus na vida dos ouvintes.

Púlpito também não é lugar para curar complexo de inferioridade! Se tudo o que você tem é um título que você se apega a ele como se ele fizesse de você alguém, você mesmo não entendeu que o que faz de você alguém não é o desempenho, mas sim, a essência.

Não pense que ser ministro é apenas pegar em um microfone atrás de um púlpito e fazer uma boa pregação ou liderar uma Igreja grande! Não!! Mil vezes não! Se isso fosse marca de aprovação, não veríamos milhares de pessoas seguindo ministros que pregam heresias e igrejas enormes cheias de engano e pecado!

Devemos parar de nos mover por essas coisas e aprendermos a nos avaliar pelos critérios de Deus. Acima de tudo, nós devemos amar a verdade e ter um comprometimento de um relacionamento pessoal com o Senhor, através do qual conseguiremos perceber o Seu coração e não ser apenas um propagador de palavras.

Existe um preço e um aperfeiçoamento que temos que impor sobre nós todos os dias para que, além das pessoas apenas ouvirem uma boa ministração saindo dos nossos lábios, elas possam também VER uma boa ministração através da nossa vida.

 * Sâmia Rocha é professora do Rhema Brasil

 

5 Comentários

  • FALA DEUS!! AMO ESSAS VERDADES, DEUS É BOM! QUEM TEM OUVIDO OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS.

    Resposta
  • Ministração poderosa! Por mais que esse texto esteja direcionado aos ministros, temos que entender que todos os nascidos de novo tem o ministerio da reconciliação. E diga-se de passagem que : ministrar, chamada, púlpito, ser professor, pastor, missionário, ter chamada nos 5 dons enfim…
    São ferramentes p/ comprirmos esse ministerio da reconciliação. Então nós que não somos ministros da plataforma não podemos pensar da seguinte forma: Ah essa Palavra é só p/ ministros. Não! É o desejo de Deus, que todo aquele que diz que está nele, deve andar como Ele andou!

    Resposta
  • È um belo texto! Pura verdade! Mas na prática não é assim que acontece! O que mais tem é “ministro” sem caráter destruindo vidas com comportamentos totalmente contrários a palavra de Deus. Mas mesmo assim permanecem lá, por vontades de homens, não é essa a visão que Deus deu a apostolo Bud com certeza não. Sei que vcs não vão postar esse comentário, pois o mesmo não “coça” o ouvidos de vcs, mas é a verdade.

    Resposta
  • Tremendo, faço dessas as minhas palavras, ando incomodada c/ o rumo q a igreja vem tomando, direcionada por pessoas sem direção de Deus, parabens amada, texto abençoado.

    Resposta
  • Meu Deus!!! Estou maravilhado com o texto. Esta cheio de verdades essenciais. Que palavra preciosa para os dias que estamos vivendo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!