Verbo FM

Ministros fiéis

Por: Eliezer Rodrigues

“Levantando-se Absalão pela manhã, parava à entrada da porta; e a todo homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, o chamava Absalão a si e lhe dizia: De que cidade és tu? Ele respondia: De tal tribo de Israel é teu servo.  Então, Absalão lhe dizia: Olha, a tua causa é boa e reta, porém não tens quem te ouça da parte do rei.  Dizia mais Absalão: Ah! Quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça. Também, quando alguém se chegava para inclinar-se diante dele, ele estendia a mão, pegava-o e o beijava. Desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo e, assim, ele FURTAVA O CORAÇÃO dos homens de Israel.” (2 Samuel 15:2-6)

Quero trazer essa palavra para todo o corpo de Cristo, mas principalmente para pastores e ministros auxiliares e também líderes de departamentos da igreja de Cristo. Eu nunca tinha nem sonhado em ser um ministro do evangelho na minha vida. Nunca tinha pensado em ser um pastor, apóstolo ou qualquer um dos cinco dons ministeriais.

Eu já estava feliz demais servindo ao Senhor Jesus apenas com a música. Para mim (sem nenhum tipo de hipocrisia) se eu passasse o resto da minha vida apenas tocando e cantando estava bom demais! Porém, na penúltima matéria do RHEMA, através da professora Sâmia Rocha, descobri que Deus tinha me chamado para um dos ofícios ministeriais (Apóstolo).

Embora eu já tivesse aquele chamado dentro de mim, eu só passei a saber muitos anos depois, nesta penúltima aula do RHEMA em 2004 no módulo ministério prático.  Depois desse dia, percebi que dentro de mim, começou um processo muito longo, mas ao mesmo tempo percebia que estava acelerado.

Eu havia lido muitos livros do irmão Kenneth Hagin, havia escutado muitas ministrações de vários ministros e também tinha passado por muitas imposições de mãos.

Certo dia, o pastor Marconde (primeiro pastor da Igreja Verbo da Vida em Guarulhos) me convidou para ser seu pastor auxiliar. Confesso que tremi por dentro e por fora. Eu sabia que esse convite se tratava de uma grande responsabilidade, reconhecimento e honra!

Muitas coisas passaram na minha cabeça naquela semana. Eu achava que eu não era digno para aceitar aquilo, que não estava pronto para ser chamado de “Pastor Eliezer”, e que era muita honra para mim.  Para adiantar a história, eu aceitei o convite com uma condição: ficar como ministro auxiliar em off (sem ninguém saber, rsrsrs) durante um ano, até eu aprender e me acostumar com tudo aquilo.

Um ano depois, pastor Marconde disse: “Vamos te apresentar a igreja nesse fim de semana, chegou o tempo!” O Bispo Guto (na época, agora apóstolo presidente do MVV), vai estar aqui para ministrar em nossa igreja e já faremos a apresentação!” Disse o pastor Marconde.
Meu Deus! Parecia que havia mil borboletas em minha barriga! Eu entendi que era algo muito sério.

Bom, antes do culto onde eu seria apresentado, O Bispo Guto me chamou e falou algo tão importante que isso nunca mais saiu do meu coração e veio cheio de temor. Ele disse: “Eliezer, nós estamos com grande alegria de ver teu crescimento e de separar você para o ministério, você será pastor auxiliar do Pastor Marconde. Porém, eu te peço algo muito importante para você cuidar e fazer; sempre aponte os ‘holofotes’ do povo para o pastor presidente. Ou seja, faça com que o povo desta igreja sempre honre o seu pastor (na época pastor Marconde) muito mais do que você mesmo. Essa é a sua missão como ministro auxiliar, servir e proteger, como um escudeiro!” Disse o bispo Guto pra mim.

Foram palavras super maravilhosas, extremamente valiosas, que fizeram me localizar no propósito daquele licenciamento. E assim eu fiz com grande temor e tremor!  Contei tudo isso para tratar algo com vocês que veio no meu espírito hoje.

Deus deseja que seus ministros sejam fiéis! Independente se os outros sejam fiéis ou não. Talvez, seu pastor presidente não seja ‘tão bom’ como você queria, ou quem sabe ele é muito bom no que faz e isso desperta algum tipo de inveja dentro de você! Tenha muito cuidado com esses sentimentos errados, eles vão reprovar você diante de Deus e diante dos homens.

Você precisa estar plenamente ciente do que Deus o chamou para fazer ao lado do seu pastor. Para que esse espírito de Absalão não te leve ao mesmo erro. Qual seria o mesmo erro? Roubar o coração do povo que está sendo governado pelo seu pastor presidente. Como isso acontece? Veja, Absalão desejava o reino, o governo, queria que o povo celebrasse ele como “aquele que cuida de nós, que resolve os nossos problemas”.

Foi assim que Absalão roubou o coração do povo de seu pai, Davi. Absalão ficava na porta da entrada da cidade procurando saber os problemas do povo e dizendo que o rei não tinha tempo para resolver as coisas do povo, porque estava muito ocupado com as coisas do seu governo.

Nessas minhas viagens por esse grande Brasil, já corrigi ministros que vinham falar comigo com esse espírito de Absalão. Eles começavam a falar mal do seu pastor dizendo que fazia tudo é que o pastor não faz nada, que o povo lhe procura muito, porque o pastor não tem tempo e diziam até que o povo estavam aclamando eles, porque ministram muito melhor e que têm mais unção do que o pastor presidente. Esse sentimento é maligno! Vem para te destruir e destruir o seu ministério!

Como um pastor auxiliar, ministro ou líder, pode roubar os corações de um povo cujo qual o pastor deste povo foi quem deu a oportunidade para entrar no ministério? Você esqueceu que está servindo dentro de um ministério e visão de outrem, do seu pastor?

Tire os “holofotes” de você ministro em treinamento, pastor auxiliar ou líder de departamento! Quando ministros colocam os “holofotes” em si mesmos, serão como “estrelas cadentes”. Mas quando o próprio levanta alguém, unge e coloca ele sobre um povo, quem pode apagar o “holofote” que Deus colocou sobre esse líder?

Pare de roubar os corações! Seja um ministro fiel, verdadeiro escudeiro e guardião do seu pastor. Lembre-se, a unção ministerial que está fluindo da sua vida, é a unção que desce do seu pastor-líder.

Quando você for aconselhar, vá em nome do seu pastor, deixe claro que você o representa ali.  Se você ministra na igreja e os irmãos vêm te elogiar, seja gentil, educado, mas não traga os “holofotes” para você.

Se os dons do Espírito estão fluindo, não se gabe por isso! Se você ensina muito bem, não fique “inchado” por isso! Lembre-se, há uma liderança sobre você, e a unção desta liderança é quem está promovendo seu crescimento ministerial.

Seu pastor confiou em você, colocando você em treinamento, ou como um pastor auxiliar, ou como um líder de um departamento! Seja fiel sempre! Seja grato sempre! Nunca tenha problema em “ser o segundo” ou terceiro, ou quarto, e etc. Isso não importa!

O que realmente importa, é você cumprir o seu chamado com um coração puro, com os sentimentos de Cristo, rendidos e humilhados ao amor de Deus. E assim, Deus exaltará o humilde!

1 Comentário

  • Maravilhoso! Mas gostaria de saber se tem algo claro no que se refere o papel de ministro auxiliar e qual sua esfera de atuação, além do que é ensinado na escola de ministros. Se a cordenação doutrinária tem algo referente a essa instrução para nos deixar seguros no que concerne essa informação.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!