Como treinar o espírito humano -Parte 1

Postado em
3

O Senhor nos ilumina e nos guia através do nosso espírito (Provérbios 20:27). Se este é o caso – e é – então precisamos nos tornar mais conscientes a respeito do espírito. Nós precisamos nos tornar mais conscientes de que somos seres espirituais, não apenas seres mentais e seres físicos. Nós precisamos treinar nosso espírito para nos tornarmos mais seguros.

Uma coisa que tem impedido o mundo Cristão como um todo é que nós somos mais conscientes a respeito do mundo físico (corpo) e mais conscientes a respeito da mente (alma) do que somos conscientes a respeito do nosso espírito.

Nós desenvolvemos o corpo e a alma, mas nós deixamos o espírito humano quase intocável. Nosso espírito pode ser educado assim como nossa mente pode ser educada. Nosso espírito pode ser edificado em força e treinado assim como nosso corpo pode ser edificado e treinado. Aqui estão alguns passos pelos quais você pode treinar e desenvolver o seu próprio espírito humano.

1) Meditar na Palavra de Deus. Os homens e mulheres mais profundos espiritualmente que eu conheço são aqueles que dão tempo para meditação na Palavra de Deus. Você não pode desenvolver sabedoria espiritual sem meditação na Palavra de Deus.

Deus deixou este fato ser conhecido a Josué logo após a morte de Moisés.

Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Josué 1:8

Se você quiser fazer alguma coisa grande na vida, se você quiser ser alguém na vida, separe tempo para meditar na Palavra de Deus. Comece com pelo menos 10 ou 15 minutos por dia – depois aumente o tempo. Como você medita? Fale da Palavra. Pense na Palavra. A palavra hebraica traduzida para meditar também carrega este pensamento consigo: ruminar. Ruminar a Palavra. Enquanto você medita e anda na luz da Palavra, você terá bom sucesso. Você saberá como proceder sabiamente em todos os assuntos da vida.

2) Pratique a Palavra, praticar a Palavra significa ser praticante da Palavra. Tiago 1:22 diz:

Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.    

Nós temos muitos “faladores da Palavra” e até mesmo muitas “pessoas que se alegram com a Palavra”, mas não temos muitas pessoas praticantes da Palavra. Comece a ser praticante da Palavra fazendo em todas as circunstancias o que a Palavra diz para você fazer. Por exemplo, Filipenses 4:6 diz “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”.

A versão Ampliada deste versículo começa dizendo: “Não se preocupe ou tenha ansiedade acerca de nada”. Agora nós não nos importamos de praticar parte deste versículo – a parte que diz para orar. Mas se praticarmos apenas esta parte e não a primeira parte do versículo, nós não estamos praticando a Palavra. Se vamos ter preocupação e ansiedades, na fará diferença alguma oferecermos nossas petições. Este tipo de oração não funciona. Uma oração cheia de ansiedade e preocupação não funciona. Nós precisamos praticar a Palavra e então teremos resultados. A paz de Deus será uma guarda sobre nossos corações e mentes (Filipenses 4:7), e cresceremos espiritualmente.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA