Verbo FM

Sinais dos Tempos – Parte 2

SEMENTES DO IRMAO HAGIN-01

Agora vamos olhar outro sinal em II Timóteo.

II Timóteo 3.1

SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão TEMPOS TRABALHOSOS.

Você vai perceber que a expressão “últimos dias” é usada várias vezes no Novo Testamento, por diferentes escritores. Aqui o apóstolo Paula escrevendo a Timóteo, diz que nos últimos dias, tempos trabalhosos sobrevirão.

Se isto não descreve o tempo em que estamos vivendo agora, eu não sei o que descreveria! Nós voltaremos para este versículo mais tarde, mas note que tempos trabalhosos são um sinal de que a vinda de Jesus está próxima.

Jesus também fala dos últimos dias no Evangelho segundo Lucas. Em Lucas 21.25, vemos outro sinal dos tempos:

“E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra ANGÚSTIA DAS NAÇÕES…”

Eu lhe digo uma coisa, as nações certamente estão em angústia neste dia e hora. Mas é um sinal que nós estamos nos últimos dias.

Em Mateus capítulo 24, Jesus nos deu alguns outros sinais relatando o final dos tempos.

Mateus 24.6-8

E ouvireis de GUERRAS E DE RUMORES DE GUERRAS; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto SE LEVANTARÁ NAÇÃO CONTRA NAÇÃO, e REINO CONTRA REINO, e haverá FOMES, e PESTES, e TERREMOTOS, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores.

Parece que Jesus disse que haveria um aumento de guerras e o que nós chamamos de desastres naturais. Mas Ele também disse para não nos assustarmos quando víssemos estas coisas acontecerem, porque ainda não é o fim. Todas estas coisas são apenas o princípio de dores. Contudo, se você olhar estes sinais, você pode prontamente ver que a Sua vinda está próxima.

Mateus 24.33-34

Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.

Quando Jesus disse: “Esta geração”, Ele estava falando sobre a geração que estaria na terra quando estas coisas acontecessem. Portanto querido amigo, saiba que o tempo da volta de Jesus está próximo. Os sinais estão todos apontando para a vinda do Senhor.

Agora, podemos ver em muitas das epístolas que Paulo escreveu, que a Igreja Primitiva estava esperando Jesus voltar a qualquer momento. Nós simplesmente vimos em Mateus 24 que Jesus disse que Ele estava voltando novamente. E quando Jesus ascendeu ao Céu, dois homens vestidos de branco (anjos evidentemente) disseram: “Este mesmo Jesus voltará novamente!” (Atos 1:9-11).

Mas havia alguns escarnecedores naquela época que diziam: “Não aconteceu ainda, Jesus não voltou”. Então Pedro se referiu a isto em uma das suas epístolas para a Igreja. Ele disse, “Eu estou despertando com lembranças a vossa mente esclarecida de que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. Portanto vocês podem ter certeza, Ele está voltando” (II Pedro 3.1,8)

Através de mais de sessenta anos de ministério, eu posso sempre me lembrar de pessoas que eram escarnecedoras. Mas eu creio que existem mais escarnecedores hoje que não crêem no retorno do Senhor Jesus Cristo. A Bíblia nos dá uma imagem destas pessoas em II Pedro.

II Pedro 3.3-4

Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.

Nestes últimos dias, escarnecedores andarão segundo as suas próprias concupiscências. Eles são apenas outro sinal do final dos tempos.

Veja, se você não crer que Jesus está voltando, então não faz nenhuma diferença como você vive. Mas quando você sabe que Ele está voltando, a esperança da Sua vinda afetará a forma como você vive.

A Bíblia diz que todo homem que tem esta esperança purifica-se a si mesmo (I João 3.3). A esperança da Vinda de Jesus é uma esperança purificadora! Faz com que você purifique a sua vida.

Mas há ainda pessoas que andam segundo as suas próprias concupiscências e dizem; “Onde está a promessa da Sua vinda?” Bem, é certo que estas pessoas não estão na Palavra, e elas não estão prestando atenção aos sinais – porque cada sinal aponta para a vinda de Jesus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!