Verbo FM

Em crise ou em Cristo?

Todos os dias assistindo o noticiário, recebemos informações de quão difícil a economia do nosso país está. Mostram e dizem como o índice de desemprego tem crescido e como tem ficado difícil a cada dia para os brasileiros.

Em momentos assim, o medo tenta nos influenciar a agir de acordo com aquilo que está acontecendo ao nosso redor.

Nada disso é novo, na verdade temos vários relatos bíblicos que mostram situações de crise e como as pessoas lidaram com seus desafios. Para o texto de hoje escolhi falar da mulher viúva que estava a ponto de passar fome juntamente com o seu filho, e se preparava para fazer a sua última refeição.

Mas antes disso quero também mostrar a situação do profeta de Deus cuja provisão também havia acabado.

I Reis 17:7E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.

Observe o texto bíblico a seguir,I Reis 17:8“Então veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo…”

Quando aprovisãode Elias acabou,imediatamente a Palavra de Deus veio a ele. É bom saber que Deus não nos desampara em nenhum momento e principalmente nos momentos de crise. Quando passamos por alguma situação difícil, lá está a Palavra de Deus que foi enviada para nos socorrer.

A palavra de Deus veio a ele dando a direção para onde ele continuaria sendo sustentado sobrenaturalmente em meio àquela seca.De acordo com I Reis 17:9-12.

Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.

Em outras palavras, O Senhor disse a Elias levanta-te e saia desse lugar de escassez! E nem fique preso ao passado, preso à forma como provi para você antes, mas levanta-te e vai para Sarepta porque lá Eu preparei uma provisão diferente da que você já viu.

Creio que nestes dias podemos experimentar da provisão de Deus de uma forma totalmente diferente da que ele já fez em nossa vida. Creio que Ele pode nos levar a novos lugares de provisão, suprindo de várias formas diferentes e inesperadas.Continuando, o texto diz:

Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba.E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão. Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.

Observe o que diz o texto bíblico em I Reis 17:13-14

E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho. Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.

O profeta disse Não tenha medo! A primeira coisa que acontece quando a crise bate à sua porta é o medo que tenta te intimidar. Medo de não dar certo, medo de você não ter o suficiente, medo de sofrer falta e escassez, medo, medo, medo.

Ele disse Não tenha medo! Doe do pouco que você tem para que a sua semente abra as portas da provisão!

Que coisa maravilhosa ver como o reino de Deus opera! É em tempo de crise, quando todas as circunstancias dizem que devemos reter o que temos, que é o momento de aumentarmos a nossa oferta, aumentarmos a nossa frequência em semear nossa semente. A viúva a principio só daria água para o profeta, que já era algo precioso naqueles dias, mas ela deu mais do que isso, segundo a palavra do Senhor através de Elias, ela também fez um bolo para ele.

I Reis 17:15E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.

Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do SENHOR, que ele falara pelo ministério de Elias.

Ela obedeceu a instrução da parte de Deus em um tempo de crise, não olhando a sua situação presente, e com isso ela e sua casa desfrutaram da provisão sobrenatural por muitos dias! Ou seja, toda a família daquela mulher foi abençoada por causa da sua fé em dar quando parecia ser pouco.

Se uma mulher debaixo da velha aliança pôde resistir ao medo da falta e da escassez e ofertou em fé, quanto mais nós que estamos em Cristo, com total suprimento e abundância a nossa favor?

II Coríntios 9:8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;

Nós temos toda a suficiência em tudo! Portanto podemos assumir uma postura de não participarmos da crise que o mundo participa.

II Coríntios 9:6E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.

II Coríntios 9:10  Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;

Não retenha a sua oferta por causa da sua condição natural, pelo contrário, seja ainda mais intenso em dar, e ofertar em fé. Deus dá a semente ao semeador! Quanto mais você semeia, mais semente você terá para semear! E toda a sua família e as pessoas à sua volta, serão abençoadas por causa da sua obediência em dar.

Sejam abençoados e até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!