O reino de Deus

Postado em
3

Cada um de nós que nasceu de novo pelo Espírito de Deus tem o privilégio de ter nascido no reino de Deus. Nós não somos mais deste mundo. Nós estamos no mundo, mas não somos do mundo (João 17:16). Quando Jesus orava por nós em suas últimas horas antes da crucificação, Ele confirmou esta verdade e orou a Deus, pedindo para que Deus não nos tirasse do mundo, mas nos livrasse do mal (João 17:15).

Quando nós nascemos de novo, nós fomos transportados de um reino para outro. Antes do novo nascimento éramos do reino das trevas, não tínhamos nenhum domínio sobre este lugar de trevas em que vivíamos, mas uma vez que a luz do Evangelho iluminou os nossos corações, fomos transportados para o reino de Deus. “O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;” (Colossenses 1: 13).

Agora que somos de um novo reino, nós precisamos aprender como este novo reino funciona. Porque quando estávamos no reino das trevas, nós vivíamos debaixo das regras e leis que operam neste reino. Mas agora estamos no reino de Deus, onde as regras e as leis são totalmente diferentes.

Se você já teve a oportunidade de viajar para fora do país irá saber que assim que você passa as fronteiras do Brasil e se encontra em um solo estrangeiro, as regras e leis no Brasil não tem poder além das suas fronteiras, elas só se aplicam para o território brasileiro. Enquanto você estiver em um solo estrangeiro, você estará obrigado a obedecer às leis e regras daquele país ou terá problemas sérios com as autoridades. Você não pode viver nos Estados Unidos, por exemplo, obedecendo a leis e regras brasileiras. Da mesma forma acontece no reino de Deus. Na verdade, você mudou de cidadania quando foi transportado do reino das trevas para o reino da Luz. As regras e leis do reino das trevas não têm mais poder sobre você. Agora, tudo mudou! Glória a Deus!

Os seus velhos hábitos, a forma como você fazia as coisas não pode mais continuar, porque você está em um novo reino, o reino de Deus!

A sua mentalidade também deve mudar juntamente com os seus velhos hábitos. Na verdade, os seus velhos hábitos só mudarão quando você mudar a forma como pensa.

Quando Jesus começou a proclamar sobre o reino de Deus, Ele começou anunciando:

 “Desde então começou Jesus a pregar clamando: arrependa (mude sua mente para melhor, corrija de coração os seus caminhos), aborrecendo os seus pecados passados porque o reino de deus chegou” (Mateus 4:7 – Bíblia Amplificada)

Jesus clamava para que os homens se arrependessem. Arrependimento, entre outras coisas, significa mudança de direção.

A palavra usada na versão Amplificada é “mudar”. Mude a sua mente para melhor!

Gostaria de chamar a sua atenção para esta frase: “mude a sua mente para melhor”. Foi este o apelo que Jesus começou a fazer quando começou a proclamar a respeito do reino de Deus. Ele sabia que o homem estava acostumado a fazer as coisas dentro do reino das trevas. Mas, agora, com a proclamação do Evangelho todos deviam mudar as suas mentes para melhor para poderem receber o reino de Deus.

Isto nos indica que para nós recebermos algo de Deus precisamos antes de qualquer coisa, mudar a nossa mente para melhor. Seja qual for a situação que estiver passando,ou seja qual for a mentira que o diabo tem te falado, apenas mude a sua mente para melhor a respeito do seu marido, da sua esposa, dos seus filhos, a respeito dos problemas que te cercam. Tenha uma expectativa que as coisas mudarão para melhor!

Em Romanos 12:1-2 Paulo nos exorta:

1  ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Gostaria de mostrar o versículo 2 na versão da Bíblia Amplificada:

“Não vos conformeis com este mundo [era designada e adaptada para seus costumes externos e superficiais, mas transformai-vos [mudai-vos] pela completa renovação da vossa mente [pelos seus novos ideais e novas atitudes] para que experimenteis [vós mesmos] qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus [diante Dele para vós]”.

Paulo está nos dizendo que não devemos nos conformar (moldar-nos, adaptar-nos) com esta era designada e adaptada para seus costumes externos e superficiais.

O mundo só tem coisas externas e superficiais para nos oferecer. Ele continua dizendo que devemos transformar-nos, mudar-nos, renovando a nossa mente pelos novos ideais e novas atitudes. Sabe, quando você nasceu de novo pelo Espírito de Deus, você passou a ter novos ideais que antes você não tinha. Por causa da sua nova realidade em Cristo Jesus, você agora tem novas atitudes e quando você segue os ideais e as atitudes do seu novo homem interior, torna-se apto para experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Em Provérbios 23:7 está escrito que “como o homem pensa assim ele é”. Eu costumo dizer que você só consegue ir até onde a sua mente projeta. Nenhum homem jamais foi além do que ele pôde ver. Se você puder ver, você pode chegar lá!

Os dez espias de Israel que Moisés enviou para espiar a terra de Canaã não creram que podiam possuir a terra, eles não entraram na terra porque eles não se viram como possuidores daquela terra, eles se viram como gafanhotos. Leia Números 13:32-33.

Note o que eles dizem no versículo 33 “Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.” Eles se viram como gafanhotos e, certamente, eles se comportaram como gafanhotos, falaram como gafanhotos e pensaram como gafanhotos. Apenas Josué e Calebe se viram capazes de possuir a terra. E apenas estes dois, dentre os doze espias, desfrutaram daquilo que foram capazes de ver e ousaram a pensar (Leia Números 14:6-9 e 14:30).

Mudar a sua mente para melhor é muito importante! A forma como você pensa é extremamente importante, porque você não pode pensar mais da mesma forma que pensava quando estava no reino das trevas. No reino das trevas, você era limitado, estava morto espiritualmente, era escravo, não tinha vida, não tinha amor, paz e alegria. Mas agora tudo é diferente! Você está no Reino de Deus onde as impossibilidades se tornam possíveis, onde a tristeza salta de alegria, onde o fraco diz eu sou forte! Onde não existem impossíveis para Deus! (Lucas1:37)

Mudar a mente para melhor é fazer exatamente o contrário do que as circunstâncias dizem. É se posicionar em meio a tempestade e ter a certeza que tudo se tornará em bonança porque você agora faz parte de um reino superior a qualquer situação, circunstâncias e problemas.

Mudar a mente para melhor é um exercício diário. Vejamos:

Efésios 4:22-24

22Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;

23E vos renoveis no espírito da vossa mente;

24E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

Colossenses 3:8-10

8  Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.

9  Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,

10E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;

Neste texto vemos a palavra “despir” que tem alguns significados, mas para o nosso estudo gostaria de escolher um significado que é “desnudar-se” ou “tirar”. Paulo diz que devemos tiraro velho homem e vestir-nos do novo homem. Como alguém que troca a roupa suja. Você tira a roupa suja e se veste da roupa limpa!

Quando nos vestimos do novo homem, estamos nos renovando para o conhecimento de Deus, estamos nos tornando mais parecidos com Ele. Fazemos isto todos os dias!

Ás vezes,pessoas pensam que podem renovar a suasmentes apenas “de vez em quando” e quando algo ruim acontece voltam a praticar esta verdade, mas assim como se troca a roupa suja todos os dias, precisamos renovar a nossa mente todos os dias e nos adaptar a este reino de Deus que agora tem regras e leis diferentes das que nós conhecíamos antes. O reino de Deus opera de forma diferente do reino das trevas. Jesus disse que o príncipe deste mundo não tem nada a ver com ele (João 14:30).

Gostaria de concluir deixando este versículo para meditação:

Filipenses 4:8-9

8  Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

9  O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.

Use a sua imaginação para meditar nas coisas certas, pois você faz parte de um reino que é superior ao reino das trevas. Este reino é superior a qualquer fato natural. A Palavra de Deus está acima de qualquer fato. Os fatos mudam. A verdade nunca muda! Os fatos são sujeitos à mudança em todo o tempo, mas a verdade absoluta que é a Palavra de Deus jamais mudará!

“Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti” (Isaías 26:3)

3 COMENTÁRIOS

  1. A referência “Desde então começou Jesus a pregar clamando: arrependa (mude sua mente para melhor, corrija de coração os seus caminhos), aborrecendo os seus pecados passados porque o reino de deus chegou” (Mateus 4:7 – Bíblia Amplificada) é de Mateus 4:17. Deus abençoe. Excelente estudo.

  2. Muito bom!!! Realmente temos que mudar nosso modo de falar, andar, de ver e pensar…renovar a cada dia nossa mente com essa palavra viva e eficaz….Amei Sirla tu és uma benção!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA