O que é ser IGREJA?

Postado em
2
18781

Mateus 16.18 “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

A igreja não é um prédio, não é uma instituição de caridade, apesar de fazermos o bem, não é um clube social, para entendermos a igreja precisamos saber o que Jesus fala sobre ela.

Quando nós entendemos quem Jesus é para nós, automaticamente vamos entender quem somos nEle.

Com o passar dos séculos, nos vemos governos tentando acabar com a igreja, os governos passam e a igreja permanece; nós vemos filosofias se levantando contra a igreja, as filosofias passam e a igreja permanece. Coisas se levantam e caem, mas a igreja continua avançando, a igreja continua derrubando as portas do inferno, e nós fazemos parte disso.

A palavra que Jesus usou se referindo a igreja foi Ekklesia. Esta palavra significa “ajuntamento”, mas não num mero ajuntamento para decidir coisas; a Ekklesia Romana era um grupo de cerca de 300 pessoas, e o império romano uma vez que conquistava um território tinha a missão de colonizar aquele território com a cultura romana. Os romanos perceberam que não bastava conquistar os territórios, eles precisavam infiltrar os valores de Roma na região. E assim, estabeleciam a Ekklesia, para fazer com que o povo deseje a cidadania romana, entendendo que ela era um privilégio. Assim, eles montavam um time de elite para se infiltrar em todas as esferas da sociedade, para que eles pudessem tocar aquela sociedade com cultura romana. E sob esse contexto, Jesus diz “Eu vou levantar a minha Ekklesia e as portas do inferno não vão prevalecer contra ela”.

Ekklesia estava num contexto militar. Ekklesia era um grupo que ia para uma região para mostrar a cultura de um reino que era superior. A Igreja não deve estar limitada nas quatro paredes, a igreja deve se infiltrar em todos os âmbitos da sociedade, para representar os valores do reino.

Assim como o barco foi feito para a água, o crente foi feito para estar no mundo. Enquanto, o barco está na água, está tudo bem, mas se começar a entrar água no barco ele vai afundar. Você foi chamado para estar no mundo, mas o mundo não é para estar em você. Se começarmos a influenciar o mundo rapidamente as nossas igrejas vão dobrar de tamanho.

A bíblia diz que a igreja é a casa de Deus e, esta casa comunica valores para nós.

Mateus 5.14 “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte”.

A igreja precisa ser relevante, precisa ser atrativa para as pessoas. Alguém vai chegar deprimido nesse lugar e vai sair com a alegria do Senhor; alguém vai chegar sem perspectiva e vai sair sabendo o seu propósito.

Não tem ninguém aqui mais inteligente do que todo mundo junto, não tem ninguém aqui mais ungido do que todo mundo junto…

Imagina que eu chegasse para o Pr João e dissesse “eu gosto muito do senhor, quero que o senhor vá à minha casa, mas tem uma coisa eu não gosto da sua esposa”. Você iria para a minha casa no lugar dele? Não! Alguns acham que podem se relacionar com Jesus odiando a esposa dEle.

Só se pode receber da cabeça se estiver conectado ao corpo. E este corpo se chama IGREJA.

Uma pesquisa separou dois grupos de recém nascidos, os dois grupos recebiam os mesmos cuidados, a mesma alimentação. A única diferença entre os dois grupos era, um grupo recebia o leite direto da mãe, a mãe poderia tocar, afagar, dar carinho; mas, o outro grupo recebia também o leite materno, mas pela mamadeira, não recebia o toque da mãe. O grupo que estava recebendo o toque ganhou peso, cresceu mais rápido, do que o grupo que não estava recebendo o carinho. E eles perceberam que um dos principais componentes para o desenvolvimento do recém nascido é o toque.

Irmãos, quando nascemos de novo, desejamos o leite espiritual e isso nos traz crescimento. Mas, também precisamos uns dos outros para crescer. Se sujeitando uns aos outros no temor de Cristo, precisamos estar conectados. Graças a Deus pela bíblia, mas também precisamos dos nossos irmãos.

Ninguém foi salvo para sentar, você foi salvo para servir no corpo de Cristo. As pessoas estão acostumadas a ser cliente da igreja. E aí, como um bom consumidor você analisa se a igreja atendeu as minhas especificações…a igreja não é um produto no supermercado que está na prateleira esperando uma avaliação sua.

Existem pessoas que são compatíveis com o seu passado e, existem pessoas que são compatíveis com o seu futuro. A igreja é compatível com o seu futuro.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA