A excelência vem de Deus

Postado em
0

por Thiago Garcia

A Palavra diz que Deus vai adiante de nós e, Ele mesmo, quebra os obstáculos. Se Deus vai adiante de nós, significa que nós vamos atrás dEle. Eu não vejo Deus nos levando a um caminho de piora. Se nós estamos piorando é porque estamos seguindo outra pessoa. Se nós estamos seguindo Ele, nós vamos melhorar, avançar e vencer. Hoje nós começamos uma série sobre Excelência e eu quero começar trazendo um conceito sobre o assunto. Essa palavra vem do latim e quer dizer grandeza, superioridade, elevar-se, ser superior, sobrepujar, destacar, distinguir. Então, ser excelente é se destacar da maioria, é ficar mais alto que outras pessoas, é ocupar um lugar de excelência, é grandeza. 

Será que Deus nos criou para a grandeza? Nossa vida hoje tende a ser medíocre. Ser medíocre é estar na média. Nem é bom, nem é ruim. É ser normal, segundo a norma. Nossa sociedade tende a viver de forma ordinária, ou seja, segundo a ordem. As pessoas querem fazer somente o mínimo necessário. As pessoas que querem fazer algo a mais, caprichar, estão em extinção. Mas, não é isso que a Bíblia ensina. Imagine se Deus também só quisesse fazer o mínimo por nós. Jesus não teria vindo, nós não estaríamos salvos e não estaríamos aqui. 

Se todos estão na média, se todos são medíocres, quem se destaca? Ninguém. Agora, se alguém se dispõe a fazer algo diferente, essa pessoa se sobressai da média, se eleva, se destaca, mostra a grandeza dela. E foi para isso que Deus nos chamou, é essa a expectativa dEle ao nosso respeito. Pode até parecer que estamos menosprezando as outras pessoas, mas elas é que estão se menosprezando.

Entramos em um “politicamente correto” tão grande, que ficamos com medo de falar sobre o quanto somos excelentes para não ferir os outros. Mas, é Deus quem está dizendo que precisamos nos destacar. 

O problema é que, muitas vezes, confundimos o conceito de excelência com ostentação. E achamos que humildade é fazer as coisas mal feitas ou para ninguém ver. Deus, de fato, resiste aos soberbos. Mas, quem disse que fazer bem feito é falta de humildade? Quem disse que humildade é pobreza? Ostentação é fazer para ser visto. Excelência é fazer mesmo quando ninguém está vendo. Não fazemos bem feito para os outros verem, mas fazemos porque representamos alguém que faz bem feito. Jesus disse: “Se alguém pedir para andar uma milha, ande duas.” Supere em 100%, faça o dobro, faça mais do que pediram a você, faça melhor. Quando o servo de Abraão pediu a Rebeca água para beber, ela disse que daria não somente a ele, mas a todos os seus camelos. Sabe quantas vezes ela baixou o cântaro para pegar água para os animais? Umas 40 vezes. Era pesado. Ninguém pediu que ela desse água aos camelos, mas ela fez mesmo assim. Se ela tivesse feito só o mínimo, talvez não tivesse se tornado esposa de Isaque. Tem tanta benção para a gente, mas às vezes a gente perde porque se limita a fazer apenas o ordinário. 

Nós servimos a um Deus excelente. Em Gênesis, podemos ver que Ele fez muito mais do que o necessário na criação. Deus orientou Noé a fazer uma arca imensa. Orientou Moisés a fazer um templo excelente, mesmo no deserto. Da mesma forma com o templo de Salomão. Deus estava ostentando? Não! Nós é que estamos tentando nivelar Deus à mediocridade dos nossos pensamentos. Mas, tudo que Deus faz é belo e é grande!

Deus nos fez à sua imagem e semelhança. Então quer dizer que existe grandeza em nós. Ele nos chamou para a excelência, para sermos grandes, para nos destacarmos. Ele disse que somos a luz do mundo. Se nossa luz estiver brilhando, ninguém conseguirá nos esconder.

Excelência nem sempre tem a ver com sofisticação. Davi recusou a armadura de Saul, que era a mais sofisticada, mas ele escolheu as melhores pedras do ribeiro. Isso é excelência. Não se trata do mais caro. Se fosse assim, ele teria ficado com a armadura. Mas, Davi pensou: “O que dá certo para mim é a pedrinha. E, já que vai ser com uma pedra, vou escolher a melhor.” Se você for fiel no simples, Deus vai acrescentar.  

As pessoas precisam saber que você é crente até no supermercado, porque você dá bom dia, desculpa, por favor. Porque, quando algo dá errado no caixa, você não age com mau humor. Porque você não bagunça as prateleiras e nem deixa seu carrinho do supermercado estacionado atrás do carro das pessoas no estacionamento. Quando vê um papel no chão, apanha. Nós fazemos o que é certo. Não precisa de desculpa para fazer. Só precisa ir lá e fazer. Está fora do lugar? Eu vou ajeitar. Está no chão? Eu vou apanhar. Se alguém não é excelente, então eu sou. 

Daniel se distinguiu porque fazia coisas comuns de forma incomum. Ele prestava atenção aos detalhes. Daniel começou como escravo, foi feito eunuco, mas, ainda assim, estava decidido a servir ao rei de forma excelente. Essa forma excelente distinguiu ele dos demais, de modo que o rei pensava em colocá-lo sobre todo o reino. Alguém já viu um escravo ocupando essa posição? Isso só acontece na vida de quem cultiva espírito de excelência. À medida que você cultiva o espírito de excelência, você se sobressai. Somos imitadores de Deus. Se Ele é grande, nós também precisamos ser. O favor de Deus vai alcançá-lo, você vai se sobressair, vai se destacar, vai ser promovido, em nome de Jesus.

*Texto extraído do Site da Igreja Verbo da Vida Sede em Campina Grande-PB. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA