Verbo FM

Somos gratos, mas podemos melhorar

Por: Thiago Garcia

Estamos na reta final de mais um ano. Um ano no qual dedicamos a nossa intensidade para Deus, e isso é tão bom. Quando penso na bondade de Deus me sinto privilegiado por estar fazendo o que Ele me chamou para fazer e sei que você se sente assim também. Poder dedicar a minha força vital a algo que importa é prazeroso. Algo que não trás apenas meu sustento (o que não é errado) mas além de fazer isso tenho a consciência tranquila que estou dedicando a minha força para Deus e Ele merece.

Deus merece a nossa melhor força, energia e intensidade.

E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério; A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade. E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo. Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna. Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. (I Timóteo 1:12-17)

Essa é uma palavra interessante que Paulo compartilha conosco. E essa palavra deve ser um fator de motivação. Devemos estar atentos a palavra e ela é um celeiro de motivos para nós continuarmos fazendo mais e melhor a cada dia aquilo que nós já fazemos par Deus.

Não sei se você percebe em seu cotidiano, no lar, família, no tratamento com seus filhos, com seu esposo, esposa, na vida profissional e na vida em geral, oportunidades para melhorar. Não sei se você se depara com situações que pensa: eu poderia ter feito de outra forma… Eu vou melhorar, vou me aprimorar, para que da próxima vez que outra oportunidade bata a minha porta eu saiba reagir de uma forma melhor.

Para que possamos melhorar em nossa vida, nós precisamos de um motivo. Ninguém faz nada sem motivos. A Bíblia é o celeiro, o lugar onde podemos encontrar os motivos corretos. Algumas vezes, nós até temos algumas motivações só que elas não combinam com aquilo que a palavra de Deus nos instrui e a Bíblia diz que Deus é quem sonda os nossos corações. E Ele conhece não apenas aquilo que nós fazemos ou deixamos de fazer, (como a maioria das pessoas conhecem), mas Deus sonda ao ponto de conhecer a motivação, o porquê, aquilo que nos leva a fazer o que fazemos. Deus conhece não só as nossas atitudes, mas nos nossos motivos.

No texto citado acima escrito por Paulo nos mostra que ele vem demonstrando uma gratidão a Deus. Ele diz que é grato, começa o texto falando de gratidão. Ele diz que Cristo Jesus o fortaleceu e ele fala em que momento isso aconteceu. Ele até diz: teve um tempo que eu era blasfemo, perseguidor, insolente, que eu estava fazendo a coisa errada, mas nesse tempo Jesus me fortaleceu e Ele me considerou fiel.

É interessante que Jesus teve a condição de dar a mão para Paulo e o fortaleceu para que ele fosse encontrado fiel para um trabalho importante. Em um momento em que o próprio Paulo se achava um blasfemo. Se achava um perseguidor e insolente.

Eu não sei em que momento da sua vida você se encontra, mas sei que Jesus Cristo tem a capacidade de te fortalecer para o trabalho que Ele está designando para você. Aos olhos do próprio Paulo talvez ele não tivesse a capacidade de se engajar nessa atividade ministerial que ele estava fazendo. Mas Jesus estendeu a mão, o fortaleceu, o considerou fiel e o designou para o ministério.

Paulo não é diferente de você. A palavra ministério quer dizer serviço e seja qual for o seu serviço no ministério, assim como Paulo, Deus o considera fiel para esse serviço. A você já foi confiada algumas tarefas, serviços, atividades no ministério, mas eu acredito que existam coisas maiores a serem alcançadas por cada um de nós.

Eu não sei qual é a perspectiva que você tem para o seu amanhã.

Na medida que Deus te considera fiel, você vai englobando mais atividades a serem executadas no serviço ao Senhor, no ministério. Talvez você pense: mas, será que não ficarei saturado com tantas atribuições? Mas lembra que foi Jesus quem fortaleceu Paulo para fazer o que ele fez. Então, se Deus te dá novas possibilidades do ponto de vista dEle não vai faltar fortalecimento para cada um de nós. Só precisa de um requisito: FIDELIDADE.

Paulo foi encontrado em uma posição de fidelidade. Mas do ponto de vista de Paulo ele se enquadrava em outro ponto de vista, e talvez no próprio ponto de vista das pessoas que estavam ao redor dele também fosse o mesmo ponto de vista.

Talvez, até nós quando lemos a narrativa em Atos sobre Paulo em especial na morte de Estevão podemos pensar: Acho que Paulo não era a pessoa certa para fazer aquilo que ele estava fazendo, não era a pessoa certa para confiar, principalmente ser a pessoa para receber um novo encargo de Deus (e talvez fosse assim mesmo que a maioria das pessoas pensassem), mas a prova que ele era a pessoa certa são os resultados que hoje a gente vê.

Embora talvez você pense que não é a pessoa certa para algumas coisas, se abra para a possibilidade de Deus te considerar a pessoa certa. O chamado, a vocação, os dons, eles são distribuídos por Deus conforme Ele quer. E se Deus acredita em você, eu também acredito. Se Deus acredita que você pode, eu também quero acreditar. Acho que você poderia também acreditar em você mesmo. Se Deus acredita, se eu quero acreditar, por que não você? Dá um voto de crédito, atribuir mais credibilidade a si mesmo?

Se Deus acredita, se eu acredito e se você acredita, talvez seja interessante você acreditar no potencial da pessoa que está ao seu lado. Para que você não seja empecilho na sua vida e nem na vida do seu irmão.

Observando a Bíblia vemos que muitas pessoas não dera a Paulo o crédito que Deus deu. Muitas pessoas não reconheceram nele aquilo que Deus reconheceu. Mas isso não foi impedimento para que Paulo deixasse de fazer aquilo que Deus o havia confiado.

As vezes, o descrédito de outras pessoas vai exigir mais energia da nossa parte para superar os obstáculos. Mas isso não pode ser motivo para te impedir de fazer nada daquilo que Deus tem expectativas que você faça. Não coloca as tuas expectativas no crédito das outras pessoas. É ótimo quando ele vem, mas e se ele não vier? Se Paulo fosse depender de uma aceitação externa? Até que ponto ele teria avançado?

Talvez você pense: “Mas, se o descrédito de outras pessoas demanda mais energia no meu trabalho, por exemplo, se esse descrédito faz com que eu me desgaste mais, como o próprio Paulo de desgastou muitas vezes, o que devo fazer?”

Respondo: Deve continuar fazendo aquilo que Deus te chamou para fazer. Porque a sua energia vem Dele. Lembra que foi Ele quem fortaleceu Paulo. E é Ele quem vai te fortalecer também.

Não importa se você está vivendo um momento no qual as outras pessoas não conseguem acreditar naquilo que Deus tem colocado em seu coração. Você vai superar esse descrédito e a força para isso virá de Deus.

Deus não te deixou só. Ele não te abandonou.

Por um tempo eu não fui muito fã desse clima que inunda o mês de dezembro e final de ano. Mas depois de um tempo, comecei a pensar mais a respeito e percebi que embora desconsiderando todo o viés comercial, dias assim são oportunidades.

A Bíblia nos orienta que Deus estabeleceu o sol e a lua para governar os dias, os anos, os meses, as estações, depois Deus estabeleceu festas e um calendário animado para o povo judeu no Antigo Testamento., e talvez não sejam as festas que comemoramos hoje, mas las tem o intuito de nos fazer lembrar de certos marcos no tempo, e esses marcos têm possibilidades que se apresentam para nós. Eles tema a capacidade de nos fazer entender que a vida é uma sequencia de ciclos. No final de um ciclo ele nos dá oportunidades assim como os começos deles. Então é interessante você entrar no clima de natal e final de ano. Não necessariamente para fazer o que todos fazem, mas entra no clima para pensar, se avaliar um pouco.

Como devo me comportar nesse momento que o ciclo está chegando ao fim?

Esse é um tempo propício de avaliações, de ver no que foi produtivo, para que vejas seu comportamento, onde você se aprova e reprova. Momentos para pensar nas suas escolhas e decisões. Com a reflexão e conclusão vem a nova possibilidade.

Se abra para o novo, para aquilo que Deus acha sobre você.

A força da sua vida vem de Deus. Ele é quem te fortalece. Está faltando força, vai buscar no lugar certo. Porque os planos de Deus para você são maiores do que você pensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!