Verbo FM

Uma vida com propósito

por Guto Emery

A sociedade apresenta Jesus como um homem frágil, fraco. Mas eu penso diferente, eu vejo Jesus como uma pessoa forte. Veja bem o que diz a Palavra em Lucas 14.1,7-9:

“Aconteceu que, ao entrar ele num sábado na casa de um dos principais fariseus para comer pão, eis que o estavam observando. Reparando como os convidados escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes uma parábola. Quando por alguém fores convidado para um casamento, não procures o primeiro lugar; para não suceder que, havendo um convidado mais digno do que tu, vindo aquele que te convidou e também a ele, te diga: Dá o lugar a este. Então, irás, envergonhado, ocupar o último lugar”.

Jesus propõe uma parábola dura na casa de um fariseu, mas você acredita que Jesus repara as coisas na sua vida? Se Jesus repara e você repara a vida de Jesus, alguma coisa tem para ser acrescentado nisso em nossas vidas. Deus repara mesmo a nossa vida e nos deu algumas instruções em Sua Palavra. 

Interessante ver como o amor se comporta, e não é um amor fraco, frágil. O amor não aceita tudo. Precisamos nos posicionar em relação às coisas que acontecem dentro de nossa casa, como por exemplo a respeito de nossos filhos. 

O padrão da igreja é mesmo contrário ao padrão humano. Uma linguagem politicamente correta pode colocar você em uma plataforma de intimidação. Você precisa ser firme em suas convicções. Tratar com amor e com firmeza, expressando seus valores e princípios. Princípios não mudam. Esses princípios não vão mudar, como por exemplo, homem é homem, mulher é mulher.  

Às vezes, os líderes dentro da igreja ficam tímidos em falar algo que a mídia está encharcando dentro de nossas casas. Precisamos nos levantar como referenciais, e não aceitar isso passivamente. 

Você não vive pela opinião da sociedade. Você deve viver pela opinião da Bíblia. Não se baseia na opinião da sociedade moderna. Do que estão construindo nas redes sociais. Eu me baseio pelos princípios e pela Palavra de Deus. E se nos baseamos na Palavra, algumas coisas precisam ser mudadas. 

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino” (1 Coríntios 13.11).

Quando pensamos sobre essas coisas que o Apóstolo Paulo está falando, sobre ser como criança, isso tem a ver com a nossa maturidade. 

Se para pilotar um avião é necessário fazer um curso, é preciso fazer um curso muito cuidadoso para conduzir uma família. Não seria necessário também você ter instruções de como fazer? Por isso estamos aqui, para sermos ajustados, meditar um pouco mais nesse assunto e ser orientado e não correr o erro e levar a nossa família também. 

A falta de atenção que você tem hoje a respeito dos princípios da Palavra, mostram muito a respeito do seu futuro. Seja cuidadoso com a sua vida e das decisões que você toma. Deus não quer que seu casamento e a sua vida espiritual cheguem a falência. Na nossa vida tem situações que não controlamos, mas há coisas que conseguimos controlar. É uma vida de aprendizado. Valorize sua igreja local. 

A vida não pode ser levada como a canção “deixa a vida me levar”. Tome as rédeas da sua vida. Se você não toma o controle da sua vida pela Palavra, Deus vai ficar apenas assistindo e dizendo que já lhe deu as ferramentas. 

Tome uma posição, uma decisão de fazer a vontade de Deus. E fazer como Paulo disse, sede meus imitadores como eu sou de Cristo. A vida é vivida de propósitos, qual o seu propósito de vida? Estabeleça propósitos em sua vida. Temos um padrão para viver decente, como a Palavra de Deus diz. Você precisa ter cuidado com a sua vida, porque você é um referencial, um exemplo. Lembre-se: quando não há esforço, não há valorização. 

A fé é um comportamento. Esse tipo de comportamento nos desperta para fazer a vontade do Senhor. Uma decisão sua hoje pode salvar a vida da sua família. Uma decisão de dizer, eu vou mudar. Eu estarei em um casamento melhor, com as finanças melhor, com uma igreja melhor. Essa é uma decisão que faz toda a diferença. Nossa vida é passageira, mas as nossas decisões são eternas. 

Você precisa chamar a existência de como você quer estar daqui a um ano. Planeje a sua vida. A resposta certa vem da boca do Senhor. Não deixe a sua vida passar sem ter esse objetivo. Não leve a vida sem calcular, sem planejar, sem pensar. Não leve a vida de qualquer forma. Deus te dá um plano, uma visão, mas você precisa saber o que fazer. Deus tem uma visão para cada um e Ele também te dá um tempo de preparação. 

Coloque foco, enumere coisas que você quer que aconteça ainda neste resto de ano. Revise seus planejamentos. Se você quer viver com seriedade, escute a sua liderança. Se existem áreas que você precisa melhorar, se esforça. Deus vai recompensá-lo.

 

*Trechos da ministração do Ap. Guto Emery na Conferência de Homens 2020

2 Comentários

  • Como é seguro ouvirmos isso, precisamos cada dia mais sermos esticados, há uma unção na vida do apóstolo Guto com esse objetivo, chacoalhar nós, homens , e mostrar a todos que Deus já fez tudo, agora nós, na qualidade de pais, maridos e sacerdotes do nosso lar é que precisamos partir pra cima.
    O mundo não é superficial, ele é agressivo, invade mentes e desconsidera valores, dita tendências e manipula a sociedade e estão fazendo seu papel corretamente, tendo em vista o pai que els têm: 2 Co 4.4, e nós é quem somos os guardiões dos princípios de Deus.
    A sua vida nos inspira Guto, todo dia me levanto com tendo a consciência da responsabilidade nos ombros de saber que sou um homem, sou o responsável pela a minha esposa e filhos, eu quero e preciso ser cirúrgico nessa arte tão linda que é cuidar da família, eu não posso e nem vou errar.

    A família que Deus me deu é meu patrimônio.

    Eu sei quem sou e a quem represento.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!