Verbo FM

Entrevista com Ap. Guto e Suellen Emery

por Rachel Garcia

É com grande alegria que damos início as nossas matérias do Blog #VerboEmForma

Hoje, temos a honra de compartilhar um pouquinho sobre nossa entrevista exclusiva (e divertida) com nosso Presidente, Ap. Guto Emery, e sua esposa, Suellen, sobre a importante mudança de estilo de vida que ele adotou em 2016, e como eles enxergam os cuidados que devemos desenvolver em nosso dia a dia com a saúde.

Cópia de Cópia de DSC_0010 (65)#VerboEmForma: Em 2016, o senhor decidiu passar por uma mudança significativa nos cuidados com sua saúde. Como foi isso?

Ap. Guto: Eu não tinha um estilo de vida com boa alimentação, ou prática de atividades físicas. Não era saudável. Comia o que me ofereciam e, muitas vezes, em horários errados.

Durante um período de viagens, no início de 2016, comecei a sentir alguns picos de pressão arterial.

Decidi consultar-me com Raul Agra, Médico Cardiologista e Pastor de uma de nossas Igrejas, que lançou-me a seguinte pergunta: “Você prefere tomar remédios para hipertensão ou perder peso?”.

Foi um choque, pois, nunca precisei depender de remédios. Decidi mudar de vida. Adotei uma dieta alimentar, começando por diminuir o sal, e iniciei a prática de exercícios.

Quando estava começando, eu não sabia o quanto era obcecado por comida. Percebi que não sabia dizer “não” para a comida: às vezes, eu nem estava com fome, mas alguém me oferecia algo que eu gostava e eu não tinha freio. Por causa das viagens acabo comendo muita coisa boa que o pessoal serve para mim (risos)…

Em uma viagem aos Estados Unidos no início de 2016, eu voltei pesando 98kg. Nunca cheguei nos 3 dígitos, mas cheguei beeeem perto (risos).

Suellen: Eu creio que tive participação neste processo por causa dos hábitos saudáveis que eu já havia adotado. Ele observava, mas era resistente, não tinha iniciativas.

Mas, com este problema de saúde que ele teve, chegou até a ter um “apagão” dando aula na Escola de Ministros. Perdeu o que estava dizendo. Quando concentrou-se novamente, não lembrava o que havia falado. Depois, retomou a aula e  ficou bem.

Quando decidiu mudar de hábitos, ao invés de tomar remédios, foi difícil para ele, pois, gostava de comer. Mas, cortou doces, massas, refrigerantes e as taxas começaram a baixar. Começou a caminhar na esteira todos os dias, foi perdendo peso. Decidiu correr e gostou!

Hoje, ele não está em uma dieta tão rígida como no começo, mas está saudável, pratica exercícios todos os dias. Em Abril, fará 1 ano que ele adotou este estilo de vida.

Ap. Guto: Suellen sempre me incentivava, mas eu não queria não (risos).

Eu acredito que esta situação que passei, com minha saúde declinando, foi responsável pela mudança. Lembro-me muito bem das palavras do Pastor Bud quando ele dizia que se eu tivesse o mesmo comportamento que ele sobre alimentação, eu teria o mesmo resultado. Quando cheguei no Pastor  Raul, eu vi que estava entrando no mesmo caminho do Pastor Bud. Então eu pensei: “Devo parar agora para ter uma qualidade de vida, cuidar de minha saúde ou irei declinar”. Eu resolvi parar.

Eliminei completamente o sal e comecei a comer mais verduras e legumes. Perdi de 4 a 5 kg. em 2 semanas e fiquei animado. Porém, depois disto, estabilizei. Então, eu orei ao Senhor e disse que eu queria perder mais peso. Creio que foi inspiração do Espírito, pois, eu comecei comer o que comia antes, mas em quantidade menor e comecei a caminhar 1 km. Para quem não caminhava nada, eu já achava bom! Quando eu me esforçava, eu fazia 1,5 km.

Pra mim, que estava começando, ficar 1 hora na esteira era difícil. Mas eu tinha um objetivo, eu queria chegar ao peso que eu tinha antes de casar, que era 78 kg.

Reconheci que, para mudar meu estilo de alimentação e exercício, eu precisava de um tempo. Conversei com os pastores na nossa Reunião Anual em Abril e avisei que iria ficar um tempo parado em Campina Grande, sem viajar. Eu precisava de 3 meses para ajustar os meus hábitos e sair do sedentarismo. Minha meta era perder 18 kg. em 3 meses.

Quando chegou a Conferência de Ministros, em julho, eu havia perdido exatamente os 18 kg. em 3 meses e cheguei na minha marca de 78 kg.! Não foi fácil. Meu corpo queria ficar na cama, dormir. Mas, eu me levantava pela Palavra!

Cópia de Cópia de DSC_0010 (93)#VerboEmForma: Quais foram as principais mudanças físicas que vocês notaram com toda esta mudança?

Suellen: Logo que ele começou a dieta, as atividades físicas e perdeu peso, ele parou de roncar! Aleluia! (risos)

Eu queria que ele fizesse tratamento e usasse o aparelho no nariz. Eu estava prestes a contactar a Rafaela Garcia* que é fisioterapeuta especialista em sono. Ele também tinha apneia do sono. Às vezes, eu tinha que acordá-lo, para que pudesse respirar.

Mas, à medida que ele foi perdendo peso, o sono dele tornou-se tranquilo. Hoje, acorda mais descansado e muito mais disposto! A disposição para viajar a trabalho mudou, e até para dirigir, pois, hoje dorme muito melhor, o que o deixa mais alerta nas estradas.

Ap. Guto: Eu não via que roncava, mas Suellen me “cutucava”, e agora parou… (risos)!

Eu tinha dores frequentes nas costas. Ninguém sabia, mas eu tinha dificuldade de carregar peso. Hoje, estas dores pararam, porque minha musculatura está mais fortalecida. Me aliviou muito, não sinto dor.

Eu estive recentemente com o Jorge, Pastor da Igreja em Vitória-ES. Ele incentivou-me e instruiu-me acerca dos benefícios que a musculação pode trazer. As pessoas que fazem, mesmo quando mais velhas, preservam melhor o corpo. Estou me organizando para começar a praticar.

Outra coisa que eu não sabia é que- com a perda de peso, o pé também emagrece… (risos).

Meu pé ficou mais magro e meu tênis mais folgado. Como eu continuei correndo com ele, eu tive um probleminha no tornozelo. Fui em uma loja no centro da cidade que fazia um teste de pisada, e assim eu pude comprar o tênis ideal para o tamanho e estrutura do meu pé. Quando fiz este ajuste, fez toda a diferença no meu treino. Eu parei de ter as dores.

#VerboEmForma: Como estão as caminhadas e corridas hoje em dia?

Ap. Guto: Hoje eu faço 7 km., 8 km… Hoje, está muito fácil. Correndo, eu faço 4 km. e ando 3 km… Às vezes, vou revezando. Se eu forçar, eu consigo correr 5 km. 

20161207_195359#VerboEmForma: Em Dezembro de 2016, o senhor participou de uma corrida de rua de 5km, em uma etapa com muitos desníveis de altitude na rota. Como foi?

Ap. Guto: Eu concluí a prova em 33’56’’.

Algo muito interessante, é que, antes eu “pedalava” e ainda gosto! Nesta última viagem de férias para João Pessoa-PB, levei minha bicicleta e pedalei bastante com Suellen e Pr. Amauri. Mas, nas viagens da rotina de trabalho, não posso levar minha bicicleta.

A corrida me ajudou muito neste sentido. Passei quase 1 mês viajando, recentemente, de cidade em cidade para participar das formaturas dos Rhemas e das Escolas de Ministros, mas, como levei meu tênis, quando eu tinha um tempinho de folga pela manhã ou de tarde, eu podia fazer minha caminhada ou corrida sem desculpas.

#VerboEmForma: O senhor notou mudança em outras áreas além da saúde física?

Ap. Guto: Até as atividades ministeriais foram afetadas neste novo ritmo. Muda tudo! A disposição é outra! A mente fica refrigerada.

Antes, enquanto eu estava pregando, se eu andasse muito no púlpito, eu logo cansava, tinha uns “brancos na memória”… Hoje, isto não acontece mais.

Tenho encorajado minhas filhas Luissa (20 anos) e Letícia (19 anos) neste estilo de vida, e elas estão ajustando as coisas. Temos incentivado também a Mama Jan. Ela gosta de ir conosco ao Açude Velho para caminhar. Ela já está fazendo a volta completa (2,2km). Ela também vai para minha casa e usa a esteira. Faz até 2,5 km. Ela está bem motivada! Todo o pessoal lá em casa está se mexendo. Suellen já corria… ela corre mais do que eu… (risos)”.

#VerboEmForma: Falando nisto… Suellen, a senhora já tinha um estilo de vida bem saudável. Poderia compartilhar um pouco conosco?

Suellen: Em casa, minha mãe não nos obrigava a comermos saladas, ou verduras. Eu cresci comendo da forma que queria, com muitas massas, refrigerantes, etc. Porém, cresci e vi como era difícil mudar depois de adulta.

Eu comecei a me incomodar com este estilo de vida e fui cortando as massas. Eu não gostava de salada, e fui acostumando meu paladar. No início era difícil, mas fazem 5 anos que cortei refrigerante. Eu só tomo se não houver outra opção. Eu achava que algumas comidas não combinavam com suco. Hoje, acho que tudo combina… (risos)!

Até mesmo minhas 3 filhas adotaram a troca do refrigerante pelo suco. Fiquei impressionada em nossa última viagem de férias! No meio das compras só tinha polpas de frutas. E antes SEMPRE tinha refrigerantes. Isto é uma vitória! Depois de tanta insistência, minhas filhas já aceitaram!

Quando comecei a mudar minha mentalidade para alimentação, eu desejei melhorar minhas práticas de atividades físicas. Eu já fazia academia, mas não gostava de correr. Achava desconfortável. Como eu caminhava bastante, decidi provar a corrida mais uma vez  e “viciei”. Hoje eu tenho dificuldade de apenas caminhar. Se eu estiver toda equipada, com tênis, etc, eu quero correr!!! E também gosto de fazer exercícios em casa. Pra muita gente é difícil, mas, temos comprado alguns equipamentos para investirmos em uma academia em casa, porque hoje, este é nosso estilo de vida!

#VerboEmForma: Quais conselhos a senhora daria para as esposas dos ministros?

Suellen: Eu creio que se nós, como esposas e mães, começarmos a criar alguns hábitos em casa para inspirarmos nosso marido e filhos, ficará muito mais fácil para eles. Muitos maridos só começam depois que suas esposas estão alcançando resultados. Às vezes, não basta corrigirmos ou darmos conselhos, precisamos influenciar com nossos atos. Antes, minha filha Fernanda (9 anos) só tomava refrigerante. Era culpa nossa, mas hoje, ela aceitou as mudanças que impusemos. Nossa vida é bem diferente do que há 5 anos.

Eu conheço algumas esposas que começaram a mudar de vida, perder peso, ganhar autoconfiança e isto impulsionou os maridos a mudarem de vida também. Quando comecei, eu não tinha perspectiva de que Guto mudasse, mas minha persistência o ajudou. Eu sei que foi o susto que ele passou com sua saúde que mostrou a necessidade de mudanças. Mas, ele poderia ter escolhido o caminho mais fácil, o da medicação. Sei que meu estilo de vida o fez escolher mudar os velhos hábitos. Ele viu em mim os resultados. Eu aconselho as esposas a começarem a ajudar seus maridos.

#VerboEmForma: Quais conselhos dariam para os nossos Ministros?

Suellen: Eu digo que nossos ministros PRECISAM cuidar de sua saúde!

Um ministro dá muita assistência às pessoas. A vida é muito corrida, de muito trabalho. Precisamos orar, estudar a Palavra e estarmos sempre aptos para dar algum conselho, e às vezes pensamos que isso não nos cansa ou desgasta. Mas, o fato de estarmos sempre aconselhando, e envolvendo-nos na vida das pessoas pode trazer desgaste físico e emocional. Assim, se não  tivermos cuidado, entraremos no problema das pessoas com facilidade. É preciso saber administrar e estarmos preparados para aguentar as pressões ministeriais. Bons hábitos alimentares e de exercícios físicos ajudam a equilibrar até mesmo distúrbios emocionais. Muitas substâncias e hormônios que são liberados pelo corpo, quando exposto à atividade física, poderiam estar substituindo remédios que alguns têm tomado. Aconselho que comecem logo a mudar de estilo de vida, mesmo que não percebam a necessidade, antes que precisem. Isto fará com que cresçam em várias áreas de suas vidas.

Ap. Guto: Eu posso lembrá-los do conselho que o Pastor Bud deu no final de sua vida, para vivermos uma vida jejuada na questão da alimentação e da necessidade de fazer atividades físicas. É bom para tudo. Aumenta a disposição para pregar e orar; para a família; ficamos mais ágeis; o pensamento flui com mais facilidade. O meu conselho é que cada um adote este estilo de vida.

#VerboEmForma: Ap. Guto, como o senhor vê o projeto Verbo em Forma?

Ap. Guto: Eu acho maravilhoso! Acredito que irá motivar as pessoas que já têm cuidado com sua saúde e as que precisam começar. Hoje em dia eu sou um encorajador. Às vezes me hospedo na casa dos pastores, e pergunto: “Tu faz alguma coisa? Caminha ou corre?”… Então, eu os levo comigo para uma caminhada, uma corrida leve. Eu acredito que esse Blog vai ajudar muito as pessoas a adquirirem os conhecimentos necessários nesta área da Saúde e Bem Estar. Será maravilhoso! Avança!

Que possamos sentir-nos inspirados por nossos líderes! Que grande referência para nós!

Fiquem conectados, fiquem em forma!

*Nota: Não perca, em breve teremos matérias com Rafaela Garcia sobre sono, ronco e apnéia do sono!

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!