O sono

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Olá, queridos!

Graça e paz,

O texto de hoje traz um assunto bem interessante: O sono!

Foto da internet.

 

A Fisioterapeuta Rafaela Garcia Andrade escreveu um texto bem esclarecedor para o Verbo em Forma.

Confira aqui:

O sono é um estado complexo e ativo, muito importante para o desenvolvimento normal do cérebro, os processos de memória e aprendizado. É também no período de sono noturno que são liberados alguns hormônios imprescindíveis para a maturação, o crescimento e a manutenção da saúde do nosso corpo. O sono apresenta 4 estágios que se alternam e são classificados como:

Estágio 1 – é uma fase de transição entre a vigília e o sono, na qual somos facilmente acordados.

Estágio 2 – Representa a maior parte do tempo de sono, os movimentos oculares diminuem e as ondas cerebrais vão ficando mais lentas. A temperatura e frequência cardíaca diminuem.

Estágio 3 – É conhecido como o sono profundo e reparador.  Pode ser chamado também por sono de ondas lentas. É o período em que o nosso metabolismo trabalha em níveis bem baixos.

Sono REM – Vem da sigla em inglês Rapid Eyes Moviment (movimento rápido dos olhos) este nome é justificado pelo fato do corpo estar em relaxamento profundo, como toda a musculatura do corpo em relaxamento total e a atividade elétrica cerebral intensa. Esta última fase é responsável pelos sonhos.  

Um ciclo de sono é considerado completo quando todos os estágios estão presentes e costuma durar cerca de 90 minutos. Durante uma noite de sono, vários ciclos estão presentes. No geral, na primeira metade da noite predomina o sono profundo e na segunda metade o sono REM. Por estes motivos dificilmente acordamos na primeira metade da noite. Na segunda metade sonhamos, e também acordamos, com mais facilidade.

Pode surgir a seguinte dúvida: “quantas horas devo dormir por noite?”. A necessidade diária de sono é individual. Cada pessoa precisa de um determinado número de horas diárias de sono para se sentir bem e apta a realizar as atividades do dia seguinte. Um sono de boa qualidade é aquele que te faz acordar na manhã seguinte com a sensação de descanso, se sentindo reparado fisicamente e mentalmente.

Acordar com a sensação de fadiga, de que não descansou nada, é um sinal de que algo errado está acontecendo durante a noite e um profissional da área precisa ser consultado.

A Bíblia nos assegura em  Provérbios 3.24 que, quando nos deitarmos, devemos logo pegar no sono, e ele será suave.  O livro de Eclesiastes ainda acrescenta que doce é o sono do trabalhador.

Existem algumas dicas simples que podem nos ajudar a ter um sono de maior qualidade:

  • Ter horários regulares para dormir e despertar;
  • Ir para a cama somente na hora de dormir;
  • Ter um ambiente de dormir adequado: limpo, escuro, sem ruídos e confortável;
  • Não fazer uso de café, determinados chás e refrigerantes próximo ao horário de dormir;
  • Evitar muitos cochilos durante o dia. Um cochilo de 30 minutos depois do almoço é saudável;
  • Dê tempo para a digestão. Evite se alimentar muito próximo a hora de ir dormir;
  • Não levar problemas para a cama;
  • Um banho quente antes de dormir pode te ajudar a relaxar;
  • Evite atividades físicas intensas logo antes da hora de dormir;
  • Ser ativo físico e mentalmente.

Bateu um soninho por aí?! Rs…

Que coisa boa aprendermos mais sobre o sono, não é mesmo?!

Vamos aprender a equilibrar as diversas áreas da nossa vida.

Fiquem conectados, fiquem em forma!

 

No amor do Senhor,

Rachel Bichusky Garcia

 

Ficha Técnica

Nome: Rafaela Garcia Santos de Andrade

Verbo da Vida: São Paulo – Pinheiros

Profissão: Fisioterapeuta

Formação: Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-Graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória pelo Instituto do Coração – InCor. Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

 

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