O Trigo

Postado em
0

Olá, queridos!

Graça e paz,

O texto de hoje foi escrito pela nutricionista Marcela Barros para nos esclarecer sobre o tão falado trigo.

Leia e aprenda de forma equilibrada um pouquinho mais sobre este cereal.

Atualmente, o trigo, que é a segunda maior cultura de cereal do mundo, está presente em nossa mesa em praticamente todas as refeições há milhares de anos.

Por ser tão popular, é interessante conhecermos um pouco mais sobre as suas propriedades nutricionais, benefícios e o que o seu consumo em excesso pode causar.

Foto: Durum Wheat

O grão de trigo é rico em vários nutrientes, carboidratos (responsáveis por fornecer energia ao corpo), proteínas e vitaminas do complexo B.

Mesmo sendo tão rico, por quê será que às vezes ele se torna o vilão das nossas dietas?

Isso se explica pelo fato de sua presença estar na forma mais refinada, como nas farinhas e pela quantidade ingerida, muitas vezes, ser maior que o recomendado. Ele está presente no nosso dia desde o café da manhã até o jantar, seja na forma de pãezinhos, macarrão, bolos, etc. Todos possuem trigo em sua composição.

Por ser um fonte de carboidrato, quando consumido em excesso, a parte que não foi usada para produzir energia é estocada em forma de gordura, trazendo o efeito indesejado do ganho de peso.

Outra dúvida bastante recorrente e pertinente é sobre o Glúten. O glúten é uma proteína presente nos grãos de trigo, cevada e centeio, mas a sua contra-indicação é para as pessoas que têm doença celíaca, que não podem ingerir o glúten porque seu intestino reage causando inflamações.

O valor nutricional do trigo se torna maior quando consumido em sua forma integral, como farelo e o gérmen, este concentra em seu interior a vitamina E que é um excelente antioxidante.

Segue abaixo a Tabela Nutricional do trigo:

TABELA NUTRICIONAL

TRIGO

(100G de farinha do cereal)

VALOR CALÓRICO 339Kcal
CARBOIDRATOS 75g
PROTEÍNAS 10g
FIBRA 2,3g
VITAMINA B6 0,4mg
CALCIO 34mg
MAGNÉSIO 144mg

*Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco)

 

Em tudo na vida precisamos encontrar o equilíbrio, principalmente se tratando da nossa alimentação, por isso escolham sempre alimentos saudáveis, maior variedade e mais coloridos!

Como é bom estarmos informados sobre tudo que está relacionado à nossa saúde, não é mesmo? Assim, sempre poderemos ter a opção de fazermos as melhores escolhas.

Fiquem conectados, fiquem em forma.

No Amor do Senhor,

Rachel Bichusky Garcia

Ficha Técnica

Nome: Marcela Cavalcanti Antunes Barros

IEVV: Zona Sul – Campina Grande/PB

Profissão: Nutricionista

Formação Acadêmica: Nutricionista Funcional, Personal Diet, e Pós Graduanda em Nutrição Clínica

Atuação: Nutrição Clínica/Consultório e Hospital da Criança e do Adolescente

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA