Os Benefícios do Açaí

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por Rachel Garcia

Olá queridos, graça e paz!

9dff6b2945a79d6039ca35f72e7b855cO assunto de hoje é sobre um alimento bem saboroso e consumido de Norte à Sul do país: O Açaí!

Nossa parceira, a nutricionista Marcela Barros, escreveu um texto exclusivo para nós para nos deixar ainda mais informados quanto aos seus benefícios.

Segue o texto:

Originário da região Norte do Brasil, o Açaí é uma fruta roxa que passou a ser introduzida de maneira geral no mercado nacional e vem ganhando espaço. Sendo cultivada em diversos outros estados do país e fazendo parte do cardápio de muitos brasileiros de Norte à Sul.

É uma fruta muito versátil, podendo ser usada de várias maneiras como em sorvetes, sucos, com cereais, sobremesas em geral ou até mesmo pura.

Tradicionalmente, na região Amazônica, é feita a polpa e consumida com farinha, seja de mandioca ou tapioca; além de também ser utilizada em receitas salgadas, típicas da região, junto com o peixe assado e pirão.

Porém, o que poucos sabem é do grandioso valor nutricional que essa fruta tem. O Açaí traz inúmeros benefícios à nossa saúde. Possui propriedades antioxidantes e gorduras boas, como o Ômegas 3 e 9, que ajudam no combate ao colesterol ruim do corpo e, consequentemente, melhoram a circulação sanguínea, proporcionando longevidade aos seus consumidores. Também é um alimento rico em vitaminas E, B1, B2, B3 e C, em Cálcio, Potássio e Ferro. Possui alto teor de proteínas – que é o principal construtor muscular e fortalecem o sistema imunológico, aumentando a capacidade de combater infecções.

Rico em Fibras, o Açaí ajuda para que haja uma maior saciedade para quem o consome. Mas, devemos ficar atentos, pois também é rico em carboidratos, podendo ser um “sabotador” em algumas dietas se for consumido de forma descontrolada.

Entretanto, se a pessoa pratica atividades físicas regularmente, esses carboidratos, quando consumidos de maneira correta, são excelentes fontes de energia para serem ingeridos no pré-treino, para dar energia. No pós-treino é ideal para quem pretende aumentar a massa muscular, realizando assim uma ótima recuperação pós-treino.

Diante de tantos benefícios, precisamos estar atentos ao tipo de açaí que estamos consumindo, ou seja, é muito comum, fora da região norte, consumirmos a pasta de açaí que é adoçada com xarope de guaraná. Por isso, devemos ter cuidado em relação à quantidade que estamos consumindo, pois, por ter uma quantidade de carboidratos maior, podemos armazenar mais gordura do que precisamos; principalmente as pessoas que são diabéticas, pois o xarope de guaraná aumenta a glicemia.

Valor nutricional do Açaí:

downloadCem gramas do fruto tem em média 60 calorias, ou seja, um baixo valor calórico. Quando consumido na forma de polpa com xarope de guaraná, o valor calórico vai para 110 calorias em cem gramas, o que não é muito.

O problema está nos outros ingredientes que podem ser adicionados à tigela. Por isso, quem está em reeducação alimentar, visando o emagrecimento, deve estar atento aos “toppings”. Evite acrescentar leite condensado, chocolates, balas, etc.. Adicione apenas frutas, cereais integrais e funcionais como a aveia e sementes como linhaça e chia.

O açaí possui inúmeros benefícios, mas, seu consumo em excesso pode prejudicar a saúde. Por isso, quando falamos em educação nutricional, devemos levar em consideração que cada indivíduo é único. Por esta razão, consulte seu nutricionista para que você possa consumir, de forma correta e saudável, esse bem nacional tão rico e precioso que é o açaí.

Quem aí ficou com vontade de tomar uma tigela e Açaí?! Rs..

Fiquem conectados, fiquem em forma!

No amor do Senhor.

Rachel Bichusky Garcia

Ficha Técnica

Nome: Marcela Cavalcanti Antunes Barros

IEVV: Zona Sul – Campina Grande/PB

Profissão: Nutricionista

Formação Acadêmica: Nutricionista Funcional, Personal Diet, e Pós Graduanda em Nutrição Clínica

Atuação: Nutrição Clínica/Consultório e Hospital da Criança e do Adolescente

 

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